quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A E I O U e os Gabirus



É incrível acompanhar a fase de descoberta das letras, das palavras e da leitura. Luísa ainda não lê correntemente, mas já está totalmente absorvida pelo mundo das palavras. A escola onde ela estudou até agora tem como princípio não forçar a alfabetização e eu dou total apoio, acho que não é preciso ter pressa ou forçar a queima de etapas. 
Recentemente uma amiga jornalista que hoje mora em Manaus, a querida Liége Albuquerque, lançou um livro infantil delicioso chamado "A E I O U e os Gabirus", pela editora Valer. 
No livro, as letras são as personagens protagonistas da história, envolvidas em atividades do cotidiano sempre com reflexões super legais e divertidas. 

Um trechinho que eu adorei:

"Mas u era cuidadosa e muito curiosa. Como gostava muito de ler, um dia descobriu que tinha no dicionário a palavra tédio. 'Que palavra bonita para uma coisa tão triste', pensou a garotinha. É que ela já tinha explorado toda a casa da tia, todo dia a mesma coisa, nada para fazer diferente, ninguém com quem dividir a curiosidade... Era o tédio."

Como o livro tem bastante texto, recomendo para crianças a partir dos 5/6 anos, que já estão mais envolvidas com as letras ou em processo de alfabetização.

Nenhum comentário: