sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Livros para crianças de 2 anos

Muita gente me pergunta sobre dicas de livros para crianças na faixa de dois anos. Esta não é uma idade em que as crianças conseguem se concentrar por muito tempo em histórias mais longas, mas elas já começam a se interessar por livros de uma forma diferente do que aqueles livrinhos só de figuras.
Então vou dar uma dica que não é muito conhecida e não fica em destaque nas livrarias, e que descobri por acaso. Já há um bom tempo o grande sucesso com a Rafaela aqui em casa é a coleção Ache o Bicho, uma série da editora Cosac Naif. Temos aqui o "Mamãe, Papai", "Está na Hora de Comer", "Futebol, Tênis..." e "Correndo a Todo Vapor", todas do autor Svjetlan Junakovic. Eu comprei em uma super promoção no site da editora no ano passado, tudo pela metade do preço. Esses livros, que já ganharam prêmios da FNLIJ como melhores livro-brinquedo, têm um formato diferente, são compridos, e as folhas vêm dobradas. O que eles chamam de "brinquedo" está apenas na montagem das ilustrações e na continuação da história, que começa numa página e a ela precisa ser aberta para ter a resposta, a partir da continuidade da ilustração (tentei escanear abaixo, não sei se dá pra entender). Ao todo são seis livros, que relacionam bichos conhecidos (e alguns não tão conhecidos dos brasileiros) a temas como esporte, comida, família, meios de transporte, instrumentos musicais, etc.
No começo achei que tinha exagerado ao comprar tantos, mas a Rafaela ama todos eles, e todas as vezes eu tenho que ler pelo menos dois ou três de cada vez. Ela adora que eu comece a história e ela termina dizendo o nome do bicho. Gosto do vocabulário desses livros, que não é tão óbvio quanto o que costumamos encontrar em livros para essa faixa etária.
"Quem é que pula esfomeado de galho em galho? É o esquilo!"
"Na rede de vôlei eu me sinto em casa, garante a... aranha"
"O filhote de bico preto e olhos espantados ainda não sabe... que será um cisne branco"
A página dobrável da direita fechada

A página dobrável da direita aberta dá continuidade à história,
mudando completamente a ilustração

Acho o preço desses livros um tanto caros - R$ 42 no site (link aqui) na data de hoje, mas ainda assim considero uma boa indicação para crianças nessa idade. E vale ficar de olho para a grande promoção no site da editora Cosac Naify, eles costumam ter ótimos livros infantis, vale a pena aproveitar. Aliás, vale ficar de olho nessa época do ano no site de todas as editoras e livrarias.
Aproveitem os saldões de início de ano pra comprar livros infantis, as pessoas costumam se esquecer que esta é uma excelente oportunidade!!!

- Para quem procura boas indicações, aqui nesse link tem várias dicas de livros infantis que já publiquei aqui no blog
- E aqui tem uma outra seleção super legal de livros indicados para essa faixa etária dos 2 anos (é um site que recomendo e onde busco sempre referências). Temos quase todos dessa lista aqui em casa - mas na verdade a Luísa só começou a se interessar por eles mais perto dos 3 anos do que dos 2.

Beijos e um feliz 2013 pra todos!!

4 comentários:

Dani Rabelo disse...

Nossa, excelente dica, amei!!!!!!

Obrigada, Rô.

Beijos e excelente 2013 para vcs!

Mundo do Dani disse...

Participe no sorteio do meu blog:
http://mundodomeudani.blogspot.pt/2013/01/mega-sorteio-drika-bienevuth-fotografia.html
Um Book de 120 fotos. Em SP, mesmo que não seja de lá. PARTICIPE! Presenteie uma amiga. E até poderá combinar um lugar mais proximo de vocÊ com a fotografa. Beijos

Marcela disse...

Nossa, Roberta, adorei as dicas. Estou sempre procurando livros para os meus. Foi super providencial. E melhor, quando entrei no site da Cosac e Naif estavam quase todos em promoção. Bom, né?

Marcela disse...

Nossa, Roberta, Adorei as dicas. Não conhecia os livros e quando entrei no site da Cosac e Naif estavam quase todos em promoção. Bom, né? Muito obrigada. Um ótimo 2013 para vocês.