quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal, mundo real e minhas pequenas férias

Eu estou em débito, eu sei. Estou com saudades daqui e de vocês.
Mas também estou precisando de férias, de um bom recesso. Muita coisa acontecendo e preciso dar mais atenção ao meu mundo real.
Então vou me dar ao direito de tirar férias do blog um pouquinho nesse fim de ano, tá?
Enquanto isso, desejo que vocês tenham um Natal muito especial, rodeado de muito amor e pessoas queridas, e que 2013 venha com tudo, só com boas energias e muito sucesso. E saúde pra dar e vender.
Um beijo grande meu e das meninas!!
Roberta, Luísa e Rafa



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como organizar fotos digitais

Sabe aquela coisa que começa assim: putz, está faltando um vídeo pra completar a pauta da semana que vem (no Mamatraca), o que a gente poderia colocar? O tema era fotografia, e estávamos terminando de fechar os detalhes da pauta.
Daí tive a ideia: "e se a gente chamasse uma fotógrafa em casa pra me ajudar a organizar aquelas milhares de fotos digitais que eu tenho, quero muito arrumar, mas não tenho ideia de por onde começar? Daí a gente faz um vídeo com as dicas e pode incentivar um monte de gente!".
E foi assim que tudo começou. Entrei em contato com a Dri Bresciani, uma das fotógrafas que havia participado de um bate-papo que fizemos sobre fotografia, e ela topou me dar essa ajuda. Foi uma super querida e deu a luz e a coragem que eu precisava pra começar a arrumação.
Porque sim, precisa de coragem.
Eu tinha uns seis anos de fotos digitais acumuladas, totalmente desorganizadas. Em maior volume a partir de 2007, quando Luísa nasceu. Elas estavam apenas separadas por pastas com a data que as fotos foram baixadas, mas eu nunca soube por onde começar. Eu tinha fotos lindíssimas lá no meio e que ninguém nunca viu.
Tenho que dizer a meu favor que meu desleixo não era tão completo assim, porque pelo menos eu já tinha o hábito de imprimir. Quando a Luísa era bebê, eu imprimia tudo. Depois vi que era coisa demais e resolvi selecionar e imprimir apenas as fotos dos eventos principais (especialmente aniversários e grandes viagens) e as fotos de porta-retrato.
Mas os arquivos no computador estavam uma zona e aquilo me incomodava demais.

Assim que a Dri saiu de casa, quando fizemos a gravação, me empolguei e comecei a organizar as pastas. Confesso que, quando tive a ideia da pauta, achei que (a folgada) alguém fosse arrumar as pastas pra mim. Mas depois vi que o trabalho teria que ser todo meu mesmo, não tinha jeito. Eu precisava era só dessa orientação de como começar. E da coragem.

Aqui está o vídeo que foi ao ar no Mamatraca:



E agora o que eu tenho a dizer é: EU CONSEGUI!!!!!
ARQUIVOS ORGANIZADOS DE 2006 A 2012!!!!
Arrumei tudo, gente. Tá lindo, tô orgulhosa, tô feliz. Está tudo arrumado, organizado, catalogado. E, a partir de agora, vai ficar muito fácil manter assim.
E um outro efeito dessa organização que eu não esperava: consegui ter um registro nessas pastas de tudo o que aconteceu na minha família nos últimos anos. As viagens, as festas em casa, os churrascos em família, as bagunças do cotidiano, as fotos da escola, os vídeos do trabalho. Ano a ano. Tudo separadinho e nomeado, dá vontade de ficar ali revisitando as pastinhas toda hora.

E agora vou dar algumas dicas de coisas que não falamos no vídeo:

- A dica dos nomes das pastas, que estão aí no vídeo, foram precisas. Eu abri uma pasta para cada ano e, dentro de cada ano, repeti a divisão das mesmas categorias (eventos, viagens, cotidiano, escola).

- Dica da Dri para quando você for criar as pastas novas: se já tiver muitas pastas e visualmente estiver confuso, coloque o underline _ antes do ano na hora de nomear a pasta, ex: _2012, assim essa pasta sobe para o topo da lista e fica mais fácil de arrumar.

- Comece a organizar da data atual para trás. Isso porque, mesmo que você demore bastante pra colocar tudo em ordem, as novas fotos que forem baixadas já entram no novo esquema.

- Dentro da pasta eventos, eu nomeei as pastas pelo nome do evento e mês (ex: churrasco na tia jul 12, aniversário de fulano ago12, piquenique no Jd Botanico fev12....)

- A pasta Cotidiano, onde ficam as fotos soltas, que tiramos no dia-a-dia em casa, foi dividida 12 subpastas, separadas por mês (dica pra ficar em ordem alfabética é colocar numeração antes, tipo 1_janeiro, 2_fevereiro...).

- Tente colocar meta e terminar pelo menos seis meses ou um ano de cada vez, assim você vai se animar a arrumar o restante rapidamente.

- Eu não sei quantas horas levei no total, mas se considerar o número de dias que eu sentei pra organizar as fotos, eu diria que levei uns cinco dias pra organizar tudo, foi bem menos do que eu esperava. Geralmente fazia isso à noite ou um pouco nos finais de semana. Mas é que eu me empolguei e dei um gás total, dá pra fazer com mais calma - só não pode desanimar, por isso é que é bom fazer logo.

- Muitas vezes, quando você vai transferir as fotos, acontece duplicidade de numeração. O ideal é que, antes de passar novas fotos para uma pasta que já contenha outras fotos, é renomear as novas para não perder as sequências (misturar fotos de datas ou locais diferentes). Para renomear, basta selecionar as fotos, clicar com o botão direito e "renomear". Se você marcar várias de uma vez e colocar por exemplo a letra "a" ou o número 1 e der enter, ele já renomeia todas as fotos;

- Acho que eu perdi algumas fotos no meio do caminho. Agora pouco, por exemplo, procurei uma pasta que continha umas fotos de estúdio tratadas e não encontrei. Tem que tomar cuidado na hora de transferir as pastas. Se estiver muito cansada/o, deixa pro dia seguinte pra não fazer besteira.

- Eu descobri que tinha muitas pastas com fotos repetidas. Sabe quando vai baixar as fotos e o computador puxa tudo o que estava na máquina, mesmo aquelas que você já tinha baixado? Antes eu tinha medo de jogar fora e perder alguma coisa. Depois que fui ficando craque com a arrumação, fiz uma limpeza absurda, acho que liberei muita memória do computador.


Se eu lembrar de mais alguma coisa, vou acrescentando aqui. E se alguém quiser tirar dúvidas em relação à organização das fotos, pode deixar aqui nos comentários que eu tento ajudar se puder.
Beijos.