domingo, 19 de fevereiro de 2012

Meu carnaval de 15 dias

Para quem gosta de carnaval, muita folia.
Para quem quer sossego, muito descanso.
O importante é aproveitar o feriadão perto de quem a gente ama.
Bom carnaval pra todas (e todos).
O meu vai ser um pouquinho mais longo. Quinze dias de férias com a galera. Ainda não sei se pra descansar ou pra cansar, mas tenho certeza que vai ser divertido.
Se der, dou notícias. Se não der, não se esqueçam de mim porque logo eu volto cheia de coisas pra contar.
Beijos beijos
Roberta

PS. Daqui estarei mais ausente, mas quem tiver saudade pode me ver por .

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BBM - Big Brother Materno ou Eu Sou Uma Farsa

Acho que esse negócio de blog e Mamatraca tem me deixado meio neurótica quanto às minhas próprias atitudes. Fico sempre com a sensação de que estou sendo vigiada, sabe como? Meio Big Brother Materno?
Tempos atrás tiramos um dias e fomos à praia. Luísa nunca me deu trabalho pra comer, mas a Rafaela, especialmente fora de casa, é um trampo. Não quer comer nada. E quer saber o que eu faço? Deixo. Se eu estou de férias, não me estresso. Se ela não quer comer, deixo comer pão. Se ela quer sair da mesa no meio do almoço e ficar brincando em volta da mesa, vai lá - mas não quero escândalo enquanto eu como. Deixo ela se lambuzar de sorvete. Almoço com elas mais tarde. Mas daí, estou ali no restaurante, ali na praia, e penso: "nossa, se alguém que me acompanha pelo blog me encontrar aqui? Vai descobrir que eu sou uma farsa!". Vocês que são blogueiras e blogueiros já sentiram isso também? Sei que não devo satisfações a ninguém, mas fico com um certo medo de ser julgada, confesso.
E aí acontecem coisas piores ainda: vivo aqui falando que detesto esmaltes pra crianças, né? E é lógico que a minha filha, como qualquer outra menina de 4 anos que eu conheço, é louca por um esmalte. No sábado fomos a uma festa que tinha recreação e Luísa me aparece com as unhas pintadas de rosa pink. Combinei que deixaria usar no final de semana e depois, antes de ir pra escola, eu tiraria. Mas ontem tivemos a gravação de um vídeo para o Mamatraca e... bingo! A filha da Roberta, justo a filha da Roberta, me aparece lá com as unhas pintadas de rosa pink. O que a Roberta pensa? Ai, caramba, que incoerência, as pessoas vão ver que eu sou mesmo uma fraude, a verdadeira mãe de merda!! Então tô agora explicando. Qualquer dia desses, se estiverem assistindo a um vídeo do Mamatraca e reconhecerem a Luísa com unhas pintadas de rosa pink, foi isso. Era a minha filha mesmo. Eu continuo detestando, mas deixei ela ficar um final de semana. Tô perdoada?
.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma vai, a outra fica

Luísa esta semana voltou para a escola. A mesma dos dois anos anteriores. Então está toda animada, feliz, cheia de novidades. Mas desta vez a volta às aulas dela está sendo diferente. Porque ela tem uma irmã. Que ainda não vai para a escola. E a irmã está sentindo bastante a falta dela.
No ano passado, a Rafa ainda era muito bebê, então não percebia a ausência da Luísa. Mas nessas últimas férias, as duas brincaram muito juntas. Faziam todos os programas grudadas, o dia inteiro. Já são companheiras.
No primeiro dia de aula da Luísa, a Rafaela ficou em casa e eu fui levar a irmã para a escola. Quando voltei, a Rafa começou a perguntar pela "tata". Depois ficou quietinha, demorou a se embalar de novo. Perguntou pela Luísa a tarde toda. Aos poucos, ela está se acostumando. Mas fico meio chateada com isso. Dá vontade de tirar a Luísa das outras atividades pra ela poder ter mais tempo pra brincar com a irmã. O que eu percebo é que logo logo a Rafaela vai começar a pedir pra ir para a escola também.
.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como nasceu o Projetinho de Vida


Luísa tinha uns seis meses, comecinho de 2008. A Cris, uma amiga muito próxima, ficou grávida e eu, como boa palpiteira que sou, adorava dar minhas dicas pra ela. Essa amiga tinha (e ainda tem) um blog sobre outro assunto, e aí eu tive a brilhante ideia: hummm, acho que vou criar um blog sobre maternidade, assim eu registro as dicas ali e serve também pra outras amigas que ficarem grávidas. Divulguei para algumas pessoas próximas e assim foi por um bom tempo. E como amiga e família quase não comenta em blog, passei muito tempo recebendo pouquíssimos comentários.
Até que, uns seis meses depois disso, recebi um comentário da Lu. Acho que eu estava celebrando 500 acessos por mês (hohoho) e ela fez um comentário dizendo que adorava meu blog e que lia desde que estava grávida. Nesse dia eu tomei um susto: comassim? Até hoje não sei como ela chegou lá, já que não era amiga de nenhuma amiga. Talvez pelo Dr. Google. Foi nesse dia eu me dei conta que existia um mundo de mães na internet que eu nem imaginava. Foi por meio dela que eu descobri que existia a chamada blogosfera materna, fui conhecendo as "regras de boa conduta"entre os blogs, a importância do blogroll. E fui também conhecendo outros blogs. Passei dias e dias mergulhada lendo blogs de outras mães, fascinada com aquilo que eu acabara de descobrir. Hahahaha e eu que achava que era pioneira!! Mas isso ainda era em 2008, e a blogosfera era muuuuito menor do que ela representa hoje.
E assim, me envolvendo com outras blogueiras e leitoras, fui ganhando mais gosto por escrever, me animei a atualizar o blog com mais frequência e a audiência começou a aumentar e aumentar. Fui virando tia virtual da criançada que conheci pela rede, fiquei amiga de muita gente bacana com quem eu descobri grandes afinidades e percebi no mundo virtual a minha maior companhia. Para quem trabalha em casa e convive pouco com pessoas ao vivo durante o dia, a blogosfera foi um presente. Essa troca de informações, esse senso crítico que desenvolvi, os preconceitos que quebrei e o acolhimento que recebi fizeram com que eu me apaixonasse por esse mundo - hoje não consigo mais viver sem ele.
Muitas amizades viraram reais, meus sobrinhos virtuais estão crescendo e desses relacionamentos surgiu até um projeto no qual estou totalmente mergulhada e apaixonada. Só tenho a agradecer por tanta coisa boa que a blogosfera materna me trouxe.

Quer saber mais sobre a blogagem coletiva de hoje? Quer participar também? Então clica aqui.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Resultado do sorteio

Uma semaninha na praia (com sol, finalmente) e um retorno cheio de coisas pra fazer quase me fez esquecer de divulgar o resultado do sorteio dos livrinhos, vejam só!! Esse negócio de mãe de duas crianças deixa a gente meio maluca e full time busy. Mas eis aqui o resultado. E as cinco pessoas sorteadas que vão receber um exemplar do livrinho "Minha amiga que acabou de sair da barriga" são:

22   Luciana Poggi Rodrigues - prebloguinho.blogspot.com
33   Lu Magalhães - maedebia.blogspot.com
35   Flávia Beatriz Andrade Costa - bia-comoassim.blogspot.com
124  Vitor Conceição (adoro quando os pais também participam!)
41 Marta Santos (linda, minha querida leitora portuguesa êêêê)

Queridos, espero que gostem! Foi feito com muito carinho e é uma lembrança muito pessoal. E vocês não vão acreditar: as ilustrações da Silvana Rando foram feitas quando eu ainda estava grávida, mas a Rafaela que ela desenhou é IDÊNTICA a minha Rafa agora com pouco mais de um ano. Carequinha igual, gente, parece que a Silvana teve uma visão!! Beijos (e vou mandar e-mail pra vocês pra pedir o endereço, ok?)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Qual é a história do seu blog?

Quando você criou seu blog, você já conhecia o tamanho da blogosfera materna? O que te inspirou a criá-lo? O que você aprendeu com a troca com outras mães e pais desde que criou o seu espaço?

Esta semana o Mamatraca fala sobre maternidade e internet, assunto que todas nós certamente temos muita afinidade. E, para conhecer um pouco mais sobre esse universo tão rico e acolhedor, provocamos uma blogagem coletiva para esta QUARTA-FEIRA, dia 8. Nesse dia, queremos que você, que tem um blog materno ou paterno, conte pra gente a sua história, como tudo começou e o que o blog representa hoje na sua vida. Eu também vou contar a minha história com o Projetinho de Vida - que já tem quatro anos, acreditam?
Participe e ainda concorra a brindes bem especiais. Só não se esqueça de nos mandar o link do seu post para contato@mamatraca.com.br ou deixar nos comentários do próprio post da quarta-feira para publicarmos seu link na nossa página no site. Só concorrerá aos prêmios quem estiver listado .
O selinho você pode copiar daqui:


PS. E hoje nós estreamos uma seção nova no site, o Chá das 4, um bate-papo com todas as Mamatracas juntas (que falam como matracas, néam? Eita, como mulherada fala rsrsrs). Vai lá conferir! www.mamatraca.com.br