segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novos velhos livros


Adoro dar dicas de coisas às vezes bobas que eu faço no dia-a-dia com as meninas mas que têm um resultado super legal. Depois do Quadro do Sorriso - que funcionou mesmo, ela ficou 15 dias praticamente sem chorar e depois disso nós combinamos que não precisaríamos mais continuar com o quadro -, criamos a Fila de Livros.
O lance é o seguinte: Luísa (e agora Rafa também, obviamente) tem muitos livros. Isso foi uma coisa que eu nunca regulei aqui em casa, ao contrário, sempre procurei boas recomendações e fiz questão de comprar. Mas é claro que a criança tem seus preferidos e quer ler sempre os mesmos. Com isso, muitos livros legais acabam ficando de escanteio na prateleira. Inventamos, então, essa brincadeira que acabou virando a maior sensação.
Escolhemos um monte de livros que ela não lia fazia tempo (uns 10 ou 15, não contei) e a Luísa colocou todos empilhados na ordem que ela própria selecionou, a partir do que queria ler primeiro. E agora esses é que estão sendo os livros pra lermos à noite, antes de dormir, nessa ordem escolhida por ela, até acabar a pilha. Quando terminarem esses, ela vai escolher outra pilha de livros diferentes e assim vai, até ler todos os livros e depois começar de novo. Ela está adorando e não deixa ninguém mexer na ordem.
Com isso, ela acabou encontrando novidade naquilo que já tem, como se estivesse lendo um livro novo por dia. E, obviamente, a brincadeira provoca ainda mais o interesse pela leitura. Recomendo!

PS: Acho que o mesmo pode ser feito com brinquedos, qualquer dia vou testar!

10 comentários:

Anna disse...

ótima ideia, Roberta!

Lá em casa acontece o mesmo: são os livros de sempre e sempre e sempre.

vou fazer hoje mesmo com os meninos!

E que bom saber que o quadro do sorriso funcionou!

beijos

Guaraciaba disse...

Oi Roberta!! Adorei a idéia, lá em casa por enquanto é só a Clara, mas é igualzinho: Todos os dias são os mesmos livros!! Vou colocar essa idéia em prática também!!! Beijão

Liege Albuquerque disse...

boa! já ia te perguntar qto durou o quadro do sorriso e se o chororo funcionou. pq fiz um! é quadro do coração ou bolinha (bolinha é dia de birra). tá dando certo pq começou com uma bolinha e já está com 3 corações hehehe (no caso da cacau é birra até p tomar banho...). bjs (e te mandei inbox no face)

Pati_SB_Carvalho disse...

Vou lembrar desta dica quando minha Manu estiver maiorzinha! A biblioteca dela já está sendo montada.

Mundo do Dani disse...

Oiiiii Roberta! Nossa, amei a ideia :D
Aqui é igual, todo santo dia, o MESMO livro rsss, vamos começar fazendo assim. beijaoooos

Karen disse...

Mais uma que adorou a ideia aqui!! E vou correndo ver o que é o quadro do sorriso ;-)
Bjo

Ivana Luckesi disse...

opa! Adorei!

Lia Vasconcelos disse...

Adorei! A biblioteca aqui tb é grande e sempre acabamos lendo os mesmos...bjs

www.kidsindoors.blogspot.com disse...

Nós lemos todas as noites e na maioria das vezes são livros que nunca foram lidos antes pelas crianças, temos um pilha desses livros. Mas tem um especial que seguidamente volta pra ser lido a noite (furando a fila): TODOS OS PATINHOS de Christian Duda e Julia Friese, da Cosac Naify. É um dos preferidos da Ceci. É sobre uma raposa que encontra uma pata e quer comê-la pq está com fome, mas o ronca da barriga (da raposa) assusta a pata e ela foge deixando um ovo. A Raposa espera que o pato nascer para comê-lo, assim ele terá mais comida. Mas a medida que o pato cresce a raposa o cria como filho e o ama, apesar do ronco insistente da fome na sua barriga. É um livro sobre amor e renuncia. Bem coisa de pai e mãe. Recomendo. :)
E eu amos o primeiro livro da foto! É liiindo!
Abraços, gisele e kids

Chris Ferreira disse...

Oi Roberta,
Eu também nunca regulei livros aqui em casa. Temos muitos e eu gostei da fila de livros. Vou adotar aqui com a Sofia.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/