quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Guia turística cinco estrelas


Uma criança de cinco anos tem uma capacidade de comunicação e articulação que impressiona. Para quem está de fora, essa pode ser uma idade não tão divertida – afinal, eles não falam mais errado, não são mais tão engraçadinhos. Mas, para os pais, é um privilégio poder acompanhar de perto essas mudanças, esse crescimento, esse companheirismo.

O desafio desta semana era deixar um dia de passeio por conta das crianças. Escolher um lugar para ir e deixar que eles se tornassem os guias.  Prato cheio para uma garotinha que acaba de completar cinco anos e que adora dar ordens, falar e conduzir as coisas do jeito dela. E também para uma criança de dois, a caçula, que topa todas e adora uma farra.

Domingo nós fomos à chácara de uma pessoa da família e aproveitamos o passeio para deixar a programação nas mãos das meninas. Elas (especialmente a Luísa, mais velha) nos levariam por um passeio pelo lugar e fariam o papel de guias contando o que estávamos vendo – assim como fazem com as bonecas no mundo imaginário.

Luísa decidiu então que iríamos descer por um caminho de terra,  meio esburacado e cheio de pedregulhos, que nos levaria até o final do terreno da chácara, passando por trás do pomar, lugar que ela ainda desconhecia. Descemos por aquele caminho, cantando as músicas que a Luísa puxava, e logo fomos parar sob uma mangueira gigantesca – e debaixo dela muitas folhas caídas no chão. Pronto, “chegamos à floresta escura e misteriosa”.

Mais à frente, avistamos um monte de mato e Luísa avisou que por ali passavam lobos, iguais àquele da história dos Três Porquinhos. Meu sobrinho entrou na bagunça e foi correndo na frente para se esconder e imitar uivos por trás de um monte de blocos de cimento. A criançada ficou enlouquecida com a farra. E a Luísa mais ainda por ter sido a guia do passeio.  Se sentiu mais importante do que nunca.


Depois disso, ela ainda decidiu os demais programas do dia: a hora das brincadeiras (corda, massinha, boneca), a hora da piscina gelada e até a hora do descanso. Também nos levou depois até a padaria pra tomar um sorvete.  Nossa guia turística foi totalmente aprovada. 




#Desafio 16 - Esse texto faz parte do desafio 100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam”, proposto pela Royal, do qual eu estou participando ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @pontecialtweet @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae e @cozinhapequena

2 comentários:

Fe Piovezani disse...

Amei a blusinha igual das duas Rô!
Que lindas!!!

Cristiane disse...

Que lindas!!! Estou amando esses desafios da Royal, acho que vou me animar por aqui tbém...
Ro, vc ficou loira??? rs
Bjs