segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desfralde da Rafaela ou Acabou Meu Bebê

Fascinada ao ver o xixi e o cocô caindo no penico*

Pois é, minha gente. A Rafinha, aquele ser que nasceu ontem, já não usa mais fraldas durante o dia. Não tenho mais bebê em casa, simples assim.
Assim como a Luísa, que tirou as fraldas aos dois anos, a Rafaela começou a dar sinais de que estava na hora:

- Pedia toda hora pra sentar no penico, apesar de não sair nada.
- Vivia colocando as calcinhas da Luísa por cima da roupa e dizia que queria usar calcinha
- Estava ficando bastante incomodada com a fralda, andava fazendo escândalo pra colocar
- Ficava feliz da vida quando andava peladona pela casa.

E aí, na semana passada, aproveitando que estava calor por aqui, tomei coragem e resolvi arriscar tirar as fraldas dela. Minha preocupação era apenas ter certeza que a Rafa estava pronta para o desfralde: se depois de uma semana ela ainda não tivesse melhorado o controle do xixi e do cocô, eu voltaria com a fralda e tentaria um pouquinho mais tarde. Afinal, ela completou dois anos no mês passado e ainda teria um bom tempo de folga para uma segunda tentativa.
Acontece que o processo foi uma maravilha.

Primeiro dia: todos os xixis e cocôs na calcinha, sem exceção. Apesar de levarmos ao banheiro toda hora, ela não conseguia controlar e fazer no penico. Um cocozinho básico escapou da calcinha  e foi parar no tapete do banheiro, a Rafa pisou em cima e foi uma beleza.
Segundo dia: fez seu primeiro xixi no penico, e foi uma festa. Ela já começou a controlar um pouco mais a urina, dando espaço maior entre cada xixi.
Terceiro dia: fez seu primeiro cocô no penico, e bem pouco xixi na calcinha. Já estava controlando super bem e pedindo pra ir ao banheiro. Saímos de casa com ela e coloquei a fralda, mas quando tiramos em casa estava sequinha.
Quarto dia: zero de sujeira na calcinha. Pediu pra ir ao banheiro todas as vezes.
Quinto dia: idem. E assim foi. Passou esse final de semana super bem, sem nenhuma escapada. Saímos de carro com ela, inclusive, em passeios na cidade, e não coloquei a fralda. Deu tudo certinho.

 De manhã ela também está acordando com a fralda muito menos cheia do que antes, acho que dentro de alguns meses eu também vou conseguir tirar. No caso da Luísa, tirei a noturna depois de seis meses de ter desfraldado durante o dia, só quando as fraldas começaram a acordar secas.


Sobre os penicos & privadas:

- Disponibilizei as duas coisas pra ela, assim como fiz com a Luísa: penico e adaptador no vaso sanitário, com um banquinho próximo. Nos quatro primeiros dias ela só usou o penico, ontem começou a pedir pra fazer "no banhelo da tata", na privada.
Eu particularmente gosto de dar as duas opções para que a criança se sinta bem confortável. Apesar de algumas pessoas não gostarem do penico por questão de higiene, eu acho ele mais anatômico e fácil para quem está começando o desfralde. A Rafa chegou a ir sozinha pro penico e fez cocô - coisa que ela não conseguiria fazer na privada, onde eu ainda preciso ajeitá-la. Talvez esse ponto possa variar de acordo com a idade que a criança está sendo desfraldada. Se já está próxima dos três anos, por exemplo, é maior e tem mais facilidade pra ir direto pro vaso. Mas esse é um ponto que varia em cada família.
- Sobre o nojo de lavar o penico: não me importo. Jogo a sujeira no vaso e dou uma primeira lavada na própria água que desce da descarga, que vem limpa. Assim não fica resíduo na hora de lavar. Acho simples.


*Foto de arquivo pessoal, não permitida utilização por terceiros. 


2 comentários:

Nine disse...

Ai, que fofa! A gente que acompnha desde que nasceu fica aqui toda orgulhosa também! Parabéns para ela!

Aqui em casa o desfralde da minha mais velha demorou e eu era daquelas que tinha nojinho de penico, mas cedi e foi a melhor coisa! Nem era tão grave assim...Depois de 1 mês no penico ela pediu o vaso sanitário e usamos o adaptador, está assim até hj.

Ainda temos fralda noturna, mas com vistas a tirar logo, logo!

Beijos,
Nine

A equipe da Babycub disse...

Ahh que fofa!! Parabéns!!