quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Churrasco em família

Eu não sou uma grande cozinheira, daquelas que gosta de cozinhar para toda a família no final de semana. Me arrisco a fazer a alguns pratos elaborados de vez em quando, tenho boas noções na cozinha, mas acho que minhas filhas nunca vão se lembrar do meu arroz com feijão ou daquela lasanha maravilhosa. Lamento isso, na verdade, porque acho bom demais ter como referência as especialidades da minha mãe como a lasanha, o camarão na moranga, a empanada chilena, o arroz com frango, ou doce maravilhoso de amendoim.
Talvez elas se lembrem do meu brigadeiro, que é mesmo uma delícia, ou de uma ou outra coisa que preparo vez ou outra, mas achei que seria muita picaretagem da minha parte ensinar a fazer brigadeiro no dia em que o desafio da Royal, do qual estou participando semanalmente,  é “Preparar uma receita com a cara de vocês”.  Fiquei pensando: mas que receita é mesmo a cara da nossa família? A gente come muito bem aqui em casa, mas graças à moça que nos ajuda e cozinha no dia-a-dia e também à babá baiana das meninas, que faz altos pratos até mesmo quando recebemos convidados. Não teria graça fazermos a feijoada ou a moqueca da Vera, queria registrar algo que representasse uma ligação entre nós.
E me dei conta que um dos momentos gastronômicos prazerosos que temos por aqui em família é, sem dúvida, o churrasco. Marido adora fazer e não esperamos ter convidados: com frequência ficamos só nós quatro, eu, ele e as meninas, fazendo e curtindo um churrasquinho na varanda.

Segredos do nosso churrasco:
- Carne de boa qualidade, de preferência fresca (e não descongelada)
- Sal grosso para temperar
- Lingüiça e coração de frango (aqui em casa não pode faltar coração, as meninas amam)
- Um bom churrasqueiro
- Participação de toda a família
- Uma caipirinha ou uma cervejinha para os adultos (com moderação)
- Alguns complementos como uma salada, um arrozinho branco (porque o integral a gente come a semana toda, né?), farofa e, vez ou outra, uma maionese de batatas.
- Música para animar o ambiente, de preferência um bom samba

E então, neste domingo, fizemos a receita que é, definitivamente, a cara da nossa família: um delicioso churrasco. Com direito à participação ativa da Luísa em salgar as carnes, coisa que ela adora fazer com o pai.


Você quer concorrer a um kit especial de produtos?
Então responda para a gente, pois queremos saber: qual a receita que é a cara de você e seu(s) filho(s)? Em parceria com a Royal, escolheremos as duas melhores respostas entre os comentários aqui do blog, que ganharão uma bolsa térmica da Era do Gelo com produtos Royal dentro. Use a criatividade e participe!
(O sorteio é válido para território nacional. Vale quem responder até o dia 06/08. O envio dos produtos é de responsabilidade da Royal)



*#Desafio 11 - Esse texto faz parte do desafio 100 Coisas para fazer com seus filhos antesque eles cresçam”, proposto pela Royal, do qual eu estou participando ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @pontecialtweet @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae e @cozinhapequena

16 comentários:

Tiw Mendonça disse...

A receita que é a cara da nossa família também é a picanha! Mas assada no forno e acompanhada de feijão, ou melhor uma feijoada, arroz branco e salada verde!

Uma delícia que reúne vovós, titios e a família toda na hora do jantar!

Ahhh e não pode faltar no final um bela Pudim de Leite!

O pequeno fica com sua comidinha especial, mas adora a farra!!!

http://surpresademae.blogspot.com.br/

Danielle Lima disse...

A receita que é a nossa cara é suflê de legumes com arroz, feijão e frango assado no forno! A Sofia adora e é muito nutritivo!

Kellinha disse...

Ahh com certeza aki em casa o q mais faz sucesso eh minha lasanha caprichada q maridão A-D-O-R-A e o Gabrielzinho tb esta ficando apaixonado por ela. Mas sem duvida nenhuma o q faz muuuuuuuuuuito sucesso com todos aki (inclusive eu kk)eh os Cookies Maravilhosos q eu faço. O Gabriel A-M-A e ainda quer sempre ajudar a mamãe a fazer. Afinal, criança adora uma bolachinha neh kk.
bjss

jo nascimento disse...

Como na casa de qualquer mineiro, meu pão de queijo é muito apreciado por todos, aqui em casa não falta, quando compro o da padaria todos reclamam, principalmente a Duda...

Dani Balan disse...

Macarrão! Família de italianos é toda chegada num macarrão! De diversos tipos: até com manteiga a gente tá dentro!
Bj
(adorei as fotos, adorei!)

Alice disse...

Hummm, somos de uma família glutona. Então comer é a especialidade da casa. Mas como as origens são portuguesas, acho que o prato que é a nossa cara é o "Bacalhau ao molho de Vilão". É uma receita que minha bisa, que também se chamava Alice, ensinou pra minha mãe. Só ela sabe fazer na família e o prato marcou a minha infância. É sempre uma mega comemoração quando ela faz. Eu que nem me interesso por cozinha, agora quero aprender, pra que essa delícia também marque a infância da Nina!

Larissa Xavier disse...

Aqui não somos muito de receitas já que não temos muitos dotes, contamos com a ajuda da vovó , mais como ela é da familia acho que uma receita que nos descreve é a sagrada macarronada de domingo, é claro que não pode faltar uma carne moida muito bem temperada para acompanhar esse prato que a gente ama *-*

Leonice Campelo disse...

Lasanha! Todo mundo participa, se diverte e adora!!!

Nome/Seguidora: Leonice Campelo
E-mail: leonicecampelo@gmail.com

Para Pietro disse...

Aqui em casa quem eh líder na cozinha eh o maridao. Nossa 'comidinha família' eh o cozidao que ele prepara. Vai carne bovina e legumes, muitos legumes. Divino!
Adorei o post e as fotos do churraquinho.

Vânia Pereira disse...

A receita é sem dúvida frango churrasco com batafrita é uma predição.

Nome: Vânia Pereira
Email: vania_pereira_usc@hotmail.com

Candi Doces disse...

A receita que é a nossa cara aqui em casa é a Cuca a moda da Fazenda, como a que a Bisa Ruff fazia. O Micael amava quando a Bisa ligava pra ele ir correndo na casa dela que a Cuca estava pronta.
Agora quem faz sou eu, com a massa de bolo do casamento da Bisa que ela me ensinou qd eu ainda era pequena coberta com goiabada e por cima a farofa.

Acho que nossa receita é essa, se depender do filho e marido tem toda semana.

Candice Fernandes
candirfernandes@hotmail.com
Blog Candi Doces

Joelma Scarpati disse...

A receita que é a cara da minha família é a gelatina colorida, e acrescento no meio pedaços de frutas, meus filhos amam e eu também.

Ana Paula disse...

Bolo de cenoura!!!

Daqueles bem fofinhos, com cobertura de chocolate - aquela mais simples... nada de brigadeiro, nem ganache, tem que ser aquela cobertura que fica quebrando quando se corta o bolo...

Delícia!!!

Ana Paula
apfabretti.ana@gmail.com

Ana Paula disse...

Bolo de cenoura!!!

Daqueles bem fofinhos, com cobertura de chocolate - aquela mais simples... nada de brigadeiro, nem ganache, tem que ser aquela cobertura que fica quebrando quando se corta o bolo...

Delícia!!!

Ana Paula
apfabretti.ana@gmail.com

Glauco disse...

Rô,

Prometo não me esquecer de coraçãozinho no próximo churras em casa...rs

Beijos!

Glauco disse...

Rô,

Prometo não me esquecer de comprar coração no próximo churras em casa...rs

Beijos!