quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por trás das lentes



Fotografia é um dos meus hobbies favoritos. Ela é, para mim, uma das formas mais lindas e profundas de comunicação. E a maternidade é extremamente inspiradora para quem gosta de boas imagens, não é? Já perdi as contas de quantas fotos eu já tirei dos pés das meninas, por exemplo.
E essa minha paixão acabou contaminando a Luísa já há um bom tempo. Gosto muito do olhar das crianças por trás de uma câmera, desse ângulo mais baixo, do desprendimento e da capacidade de enxergar “fora da caixa”. Ela tem um domínio sobre a câmera muito interessante e eu vou sempre dando toques sobre como pode tirar fotos melhores. Usa apenas o modo automático, evidentemente, mas com uma noção excelente de ângulos, enquadramentos e até iluminação – sabe, por exemplo, que não pode tirar foto de frente para o sol porque a imagem vai ficar escura.
Quando a Luísa fez três anos, o presente de aniversário foi uma máquina fotográfica específica para crianças, toda emborrachada.  Ela adorou e usa muito até hoje. Quando as amigas vêm em casa, é momento garantido de diversão. Mas, no fundo, ela gosta mesmo é de usar a minha câmera. Afinal, a resolução é muito melhor e o visor bem mais amplo do que a máquina dela, que tem qualidade semelhante à de um celular simples. No começo eu tinha receio de deixar ela usar e quebrar meu equipamento, mas conforme a minha filha foi crescendo e aprendendo a mexer, demonstrando cuidado, fui liberando.
Este ano resolvi fazer um investimento e comprei uma máquina mais profissional, e a Luísa foi à loucura junto comigo. Largou a outra de lado e quer usar mesmo a máquina potente - que ela mal consegue carregar.
E, de repente, recebo como desafio sair para clicar com as crianças. Vê se não é o paraíso? Mas, desta vez, tomei coragem e botei a Rafaela, no auge dos seus 1 ano e 9 meses, no rolo. Liberei a máquina profissional para a Luísa e deixei na mão da Rafa a minha câmera menor (mas que é muito boa também). E o resultado, evidentemente, foi uma delícia de passeio. Problema foi dar a ideia para a Rafa – agora ela não quer mais largar a minha câmera.
Como resultado, montei uma espécie de “exposição” com as melhores fotos tiradas naquele dia pelas minhas duas pequenas fotógrafas. E quem vê pode até duvidar que alguns daqueles cliques foram feitos por crianças. 

Fotógrafa: Luísa Lippi

Fotógrafa: Rafaela Lippi



*#Desafio 4 - Esse texto faz parte do desafio “100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam”http://on.fb.me/JTvTD7, proposto pela Royal, do qual eu estou participando às quintas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @pontecialtweet @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae e @cozinhapequena

14 comentários:

Marina disse...

Aí, que delicia!
Bia tb ama mexer na minha maquina, eu deixo com a cybershot, mas não coma DSLR. Apego materno! Hahahahahah

As fotos ficaram lindas mesmo, até as fotos da Rafa! Mt gostoso ver o angulo q eles batem as fotos, sempre baixinho, mas pernas, chão... Hahahaha

Bjs

Juliana Schlachter disse...

Adorei o resultado! As fotografias da Luísa estão lindas, cada enquadramamento mais legal que o outro. E as da Rafa ficaram muito interessantes, pois mostra a vida de um ângulo que ela vê, não é mesmo?!? Parabéns para as pequenas fotógrafas!

Vê... disse...

Oi tudo bom? Descobri seu blog por acaso e amei!! As fotos das meninas estão maravilhosas!! Tbm amo fotografia e o Miguel assim que der também vai sair clicando por ai. Tbm tenho um blog espero sua visita!!
Vou ler o seu desde o comecinho...rs!! Já estou te seguindo!!

Bjos


http://vebernardi.blogspot.com.br/

Re disse...

Ai que delicia..adorei e as fotos ficaram lindas. Tem talento as duas pitucas.

Cissa disse...

Demais ver o mundo dos olhos da Rafa. Quanto chão...

Mamãe da Anna Laura disse...

ola te achei na imensa blogesfera... adorei seu cantinho....


http://mamaedaannalaura.blogspot.com.br/

Raquel disse...

Que legal!
Tenho um arquivo só com as fotos que a Ana tira. E é muito legal ver as imagens.
Estou mudando umas coisas no quarto dela e pensei fazer um varalzinho só com as fotinhos dela. Vamos ver...
Recentemente ela tbém ganhou uma câmera infantil da tia e curte muito.
Amo fotos, gosto de imprimir, revelar, mas ando meio atrasada. Quero muito fazer um curso de fotografia.
bjs
Raquel

Erica Nathair disse...

Oi Roberta! Adorei o Blog! Parabéns! Virei seguidora! rsrs
Já conhece o CUCA de GENTE MIUDA???
www.cucadegentemiuda.com
Espero que goste! Muitas dicas de livros!
Bjs Literários!
Érica ;)

Dani disse...

Que delícia isso!
Sair pra fotografar e se deixar fotografar com os filhos é maravilhoso.

Otto já despertou o interesse pelos cliques, mas ao contrário da Bia, que tinha uma boa noção, como a Luísa, ele fotografa toda e qualquer coisa.

Pé de sofá, tapete, migalha embaixo da mesa, geladeira...

Beijo, Ro.

Fernanda disse...

Meu hobby favorito é fotografar também... ando meio sem tempo! Esse fds minha filha encontrou uma máquina super antiga minha. Ela pegou e colocou no olho, como se soubesse fazer isso há muito tempo! Acho que tenho uma fotógrafa a caminho, e já sei qual será seu presente de 2 anos!

Naomi disse...

As fotos da Rafa estão demais! O ângulo dela é sempre do chão para o alto! Os pés, então! Muito bacanas!
As da Luísa, ela leva jeito pra coisa!
Parabéns às fotógrafas!

Anônimo disse...

ola roberta!
bacanas as fotos!
quais tuas cameras, se me permites a pergunta?
beijos
obrigada
andreia

Mamatraca disse...

Andreia, a pequena é uma Leica (muito boa por ser uma máquina não profissional) e a maior é uma Canon Rebel EOS 3Ti (comprei recentemente e estou amando). beijos

(Mamãe) ~Pinel disse...

Gente! Que delícia de fotos!!!! =D
Quem sabe agora você não aparece mais nas fotos das suas princesas?
Porque por aqui eu quase nunca estou nas fotos! hehehehe


A Lara também AMA câmera. Deixo na mão dela, e por enquanto a paixão mesmo é passar foto por foto no visor!

Essa câmera emborrachada que comprou para a Luísa, qual é? Achei bem interessante a ideia!