quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inédito: Branca de Neve soltando pipa

Há algumas semanas, Luísa participou de uma atividade de artes no Sesc em que as crianças confeccionaram pipas. Daquelas simples de antigamente mesmo, com rabiola feita de tiras de saco de lixo, sabe? Mas aquela pipa acabou ficando guardada no alto de um armário.

Até que recebemos o desafio – bem desafiador mesmo – desta semana: fazer junto com as crianças algo que nunca havíamos feito antes. Depois de muito quebrar a cabeça pensando no que poderíamos inventar, surgiu a ideia: e por que não tentamos botar aquela pipa pra voar?

Domingo o dia amanheceu lindo e resolvemos fazer nosso primeiro ensaio. Eu convivi muito com as pipas (ou papagaios) quando criança, mas me lembro que eu me atraía mais por outras atividades. Foram poucas as vezes que eu realmente me envolvi na brincadeira e não me recordo de ter, sozinha, colocado uma para voar.

Foi a deixa. Meu marido também ficou superanimado com a ideia. Vamos todos juntos soltar pipa! Mas, antes de irmos a um terreno mais amplo e aberto para colocar a bichinha lá no alto, resolvemos fazer um teste em um lugar perto de casa. Reparamos que aquela pipa feita pela Luísa tinha ficado muito reta, sem a envergadura que eu me lembrava ser necessária para uma pipa voar bem alto. Mas queríamos que ela tivesse o gostinho de tentar brincar com a pipa feita por ela.

E o mais inusitado: quem por aí já viu uma Branca de Neve empinando pipa? Pois aqui em casa a própria esteve presente na brincadeira!

De fato, mesmo com o vento favorável, a pipa não conseguiu ganhar muita altura. Mas valeu a brincadeira naquela manhã. E ficou a lição de casa do animadíssimo papai: a partir do teste, desenvolveremos então a nossa bichinha em casa, com envergadura e capacidade de voar bem alto. E, aí sim, ser solta em um lugar bem descampado para não corrermos nenhum risco.

Fica a dica para as próximas férias: soltar pipas é um ótimo programa em família! Para aprender a fazer uma, basta pesquisar na internet que você vai encontrar inúmeros tutoriais. Você só vai precisar de varetas, papel de seda, cola branca, linha e sacos plásticos para a rabiola.


O que eu quero deixar aqui registrado, no entanto, são os cuidados para quem quiser praticar essa atividade. Apesar de muito divertida, ela pode também ser muito perigosa.

- Cerol: obviamente você não vai usar cerol na sua pipa, combinado? Antigamente era comum fazer uma mistura de cola com vidro moído e passar na linha para cortar as pipas dos outros. Mas isso é absolutamente perigoso e pode machucar outras pessoas muito seriamente. Há inúmeros casos de motoqueiros e animais que se acidentam ou até morrem por causa de linhas de pipas. Além disso, o composto do cerol é condutor de energia e, em contato com cabos elétricos, pode gerar curto-circuito e descarga elétrica. Nossa brincadeira aqui é saudável.

- Atenção com os obstáculos: um dos problemas de quem solta pipa é a falta de atenção no que está ao seu redor, porque a pessoa tende a ficar olhando para cima. Nunca solte em lugares onde passam carros ou motos.  E jamais em lugares sem proteção, como lajes ou telhados.

- Brinque em um parque ou em um lugar bem aberto. Nunca em dias de chuva, pois se houver relâmpagos no céu você pode receber uma descarga elétrica.

- Nunca, jamais, escolha linha metálica nem papel laminado para usar em pipas (eles são condutores de energia e podem causar acidentes fatais).

- Fique atento para não se aproximar de antenas de residências e fios elétricos.  Eles podem causar acidentes gravíssimos.

Tomando todos esses cuidados, pode ir fundo! A diversão é garantida para crianças e adultos.


*#Desafio 6 - Esse texto faz parte do desafio “100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam”, proposto pela Royal, do qual eu estou participando ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @pontecialtweet @avidaquer @blogcoisademae@dica_de_mae e @cozinhapequena

5 comentários:

Fe Piovezani disse...

aaaaaaaaaaaaaaaah que delícia Rô!! e que vento que tava hein? Dá pra ver pelos cabelinhos da anãzinha de roxo aí na foto!!! hahahaa..coisa mais linda!!!!! beijooooo

Marina disse...

Ô delícia! Tb sempre brincava de soltar pipa, mas como tinha pouquíssima paciência, só pegava na linha depois que os amigos colocavam ela no céu! hahaha

A branca de neve mais fofa que eu já vi"! Linda!

Cintya disse...

Ai que delícia!!! Me lembrou minha infância.
Essas brincadeiras ao ar livre são o que há de melhor.
Bjos

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui :)

ontendency.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Roberta, soltar pipas é uma programa que as crianças amam. A Sofia também já soltou pipa vestida de princesa. kkk
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/