quarta-feira, 6 de junho de 2012

Barco reciclável para bonecas



Quem acompanha esse blog sabe que adoro fazer atividades de arte com as meninas. Muitas das ideias surgem da minha cabeça ou delas, outras tantas eu tomo como base algo bacana que já vi por aí.
Esta semana nosso desafio era fazer uma atividade com material reciclável. Nem preciso dizer que adorei, porque se tem algo que eu curto fazer e ensinar as crianças é a reaproveitar materiais. Estou longe de ser artista como tantas maravilhosas que existem por aí no mundo do craft, mas mesmo que os acabamentos não fiquem perfeitos, o importante aqui em casa é a brincadeira! Afinal, não estou fazendo produtos para vender ou expor – e quero que minhas filhas participem e façam da maneira que conseguirem.
Decidimos fazer algo que fosse fácil e que pudesse ser aproveitado pelas duas. E, pesquisando na internet, encontrei em um site da Disney a ideia de um barco para as Barbies. Bingo! Olha só que coisa fácil e superlegal de fazer tanto para meninos como para meninas.




Você só vai precisar de:
- Duas garrafas pet de água ou de refrigerante de 500 ml (com tampa).  Pode usar garrafa menor ou maior também, dependendo do tamanho do barco que você quiser. Mas tem que ser duas, porque uma só não vai dar estabilidade ao barco.
- Uma faca com ponta ou tesoura de craft para recortar a garrafa. (ambos manuseados apenas pelo adulto)
- Fita adesiva da cor que quiser. Eu tenho em casa rolinhos de fita coloridos, que deixam o acabamento mais charmoso, mas dá pra fazer com durex transparente mesmo.
- Canetinha para fazer a marcação na garrafa pet


Como fazer :

- Faça um risco oval com canetinha na lateral das duas garrafas (pela foto fica mais fácil entender).  Recorte usando o risco como base. Eu tentei com tesoura normal, mas não deu certo. Usei com cuidado uma faca de cozinha com ponta. Evidentemente, isso tem que ser feito por um adulto. Depois que recortar, tente colocar a boneca ou boneco sentado com as pernas para dentro do barco, como está nessa foto. Se não couber, aumente um pouco o buraco. Dica importante: depois que ajustar o tamanho da abertura, passe fita adesiva transparente por toda extensão onde foi cortado, para que a criança não se machuque na hora de colocar os bonecos lá dentro.
- Junte as duas garrafas e peça para a criança passar a fita adesiva próximo das duas extremidades para uni-las. Coloque as duas aberturas voltadas para o mesmo lado.
E tcharã!! Já está pronto para navegar o barco de bonecos!!


A Rafaela preferiu afogar as Barbies na banheira e colocou no barco um cavalinho e uma ovelha de borracha. Dá pra brincar na banheira, numa bacia, na piscina ou em qualquer lugar que tenha água! Diversão garantida para crianças de qualquer idade. 




*#Desafio3 - Esse texto faz parte do desafio “100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam”, proposto pela Royal, do qual eu estou participando às quintas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @pontecialtweet @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae e @cozinhapequena

6 comentários:

Priscila Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Nascimento disse...

Sou fã de brinquedos recicláveis, e meu filhote tb já fica todos os dias ancioso pela minha chegada com uma novidade. Na escola, apenas ele (orgulho de mamãe), sempre que leva iogurte ao terminar, lava e guarda na mochila pra gente fazer arte em casa. A professora questionou-lhe e ele fez questão de chamar todos colegas a prestarem atenção no seu recado: eu faço brinquedos com estas embalagens que muitas pessoas jogam fora (e todas gritam de felicidade), daí que as quianças comentaram com seus pais e eles me procuraram para saber como faz, pronto, fiz minha parte, simples assim. E sempre que vejo na blogsfera, compartilho e com isso mostro que outras mães/pais em outros Estados/Países já estão fazendo o mesmo, assim consigo mostrar/provar que não estamos sozinhos nesta luta por um ambiente mais saudável.

Fernanda disse...

Super adorei essa ideia! Ensinar os pequenos a reaproveitar material é ótimo, eles aprendem rapidinho! E com esses incentivos então, melhor ainda!
:)

Beijoos...

Naomi disse...

Adorei essa idéia! Parabéns!!!
Bjcs

Mundo da Mony disse...

Olá,tudo bem com vc???
Tava visitando os blogs,entrei no seu vi e adorei e já to te seguindo,se puder mim seguir tbm ficarei muito feliz...bjus

E uma excelente semaninha!!!

http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

(Mamãe) ~Pinel disse...

Eu adorei a ideia! =D Muito bom mesmo!