quinta-feira, 22 de março de 2012

Escrevendo

Quase chorei quando recebi esse desenho feito pela Luísa e com meu nome embaixo, juro

Apesar de ser jornalista e ter o sonho de ver minha filha escrevendo (e bem), segurei muito meus ímpetos com relação à introdução dela à leitura ou alfabetização. Estou deixando as coisas acontecerem naturalmente para que ela não pule etapas. Mas ela há algum tempo vem se interessando muito por escrever e tentar ler algumas palavras. Está certo que ainda está muito longe do amiguinho da escola que já lê correntemente desde que completou 4 anos (juro, ele lê o que você colocar na frente dele). Mas tenho curtido muuuito esse envolvimento dela com as palavras e feliz por ver o quanto ela está interessada. 

Depois que aprendeu a escrever direitinho o nome dela, sem copiar, a Luísa começou a querer escrever o meu, do meu marido e da Rafaela. Ela começava pedindo para um adulto escrever e copiava. Aos poucos, já está conseguindo escrever esses nomes sozinha sem copiar.  Dia desses, chegou com uma folha de papel escrito algo na linha "Vemha conecer um emprendimento...." . Era um anúncio de um empreendimento imobiliário e ela copiou sozinha o título. A cada dia, ela aparece com uma novidade nesse sentido e eu estou maravilhada. Essa semana chegou distribuindo as correspondências da casa, dizendo que tal documento havia chegado para o papai porque estava escrito Luiz. É ou não é pra morder?

Engraçado como essas coisas também marcam e emocionam a gente tanto quanto um bebê começar a engatinhar ou a falar suas primeiras palavras! Eu não imaginava que curtiria tanto essa fase. A evolução dos desenhos (essa tartaruga que ela fez não é demais?), da comunicação verbal, da capacidade de articulação... 

Queria que ela congelasse agora, com quatro anos e meio. Pode ser?

22 comentários:

Fe Piovezani disse...

A tartaruga está linda.
O "R" dela é igualzinho ao "R" da Lú.
Eu fico boba com o interesse e desenvolvimento delas também.
beijos

Ana Paula disse...

Novas descobertas que nos encantam, hipnotizam!
Curta muito esta nova fase. Beijos

Sarah disse...

Que gracinha!! Deve ser mesmo emocionante quando o filhote aprende a escrever, a ler... Bento dia desses conseguiu desenhar bolas e eu achei o máximo, rs!
Adorei a tartaruga, Luísa desenha melhor que eu!!
bjos

Adriana Engelmeyer disse...

Que coisa mais lindaaa

Mamatraca disse...

Sarah, foi isso que eu comentei aqui em casa: se me pedissem pra fazer uma tartaruga, acho que não sairia melhor que esse desenho dela!! rsrsrs
Beijos

Dani disse...

Roberta, vc está certíssima, deve se emocionar mesmo - e mto - com tudo isso... é mto bacana, mto bacana mesmo!!!!

Eu ainda nao passei por esta fase, mas acho que vou enlouquecer, vou adorar.... curta mtoooo!!!!

Beijos!

Raquel disse...

Puts, a gente se surpreende mesmo...
Não sou do tipo que fica forçando também!
Dias desses ela fez um cartão pra gente e escreveu nosso nome. Sei que nesta fase a coisa é decoreba, mas emociona mesmo assim!
No aniversário dela de 4 anos assinou todos os convites. Dei a idéia e ela curtiu. E se desistisse, eu não iria forçar.
bjs

Aline Patrícia disse...

Que linda! Eu também me emocionaria, são tantas descobertas, e todas as fases são deliciosas!A minha está sentando sozinha, tentando engatinhar, tudo é muito novo! Fico orgulhosa com cada nova conquista!
Bjos!

Paloma, a mãe disse...

Que demais! A Ciça também brinca de escrever cartas e distribuí-las para nós. É muito lindeo.
E adorei a tartaruga dela!
Beijos

Camila Bandeira disse...

Bora, também quero esse congelamento. É gostoso demais!!!

(Mamãe) ~Pinel disse...

Delícia de mais né????
Eu estou ainda curtindo muito a aquisição da linguagem, afinal, ela ainda está começando a formar pequenas frases!

Fico imaginando o quanto eu vou ficar boba quando ela escrever o nome! hahaha
E a tartaruga ficou linda mesmo!!

Li disse...

Que linda!!!
Dá um orgulho na gente , né?
O Henrique ainda tem apenas 1 ano e nove meses, então está longe disso, mas quando eu ainda dava aulas, trabalhava com alfabetização e me orgulhava de acontecimentos como esses! As vezes eu até chorava!!!
Imagino como é para uma mãe ver esse crescimento em seus filhos!!!

Lindo! Parabéns!!!

Bjs!

Lívia.

Dani disse...

Andar, falar, escrever...são estapas muito marcantes. Lembro muito essa fase da Bia.

Vivia com um papel e lápis na mão, pedindo que eu ditasse tudo pra que ela pudesse escrever.

Emoção demais, Ro.
Lindo o desenho também.

Beijo

Lu Novaes disse...

Ah, que delícia!

MH disse...

Mãe é mãe! Comemorando cada conquista e se emocionando sempre...
Lindo o desenho, o texto, e o desenvolvimento da pequena!

Celi disse...

Linda demais! Emociona muito! Cada fase um marco especial, não é mesmo Roberta...
Aproveite mesmo esse momento de descobertas na escrita da Luísa.
De repente, um despertar.... por aqui aconteceu a mesma coisa. O mais engraçado foi que perguntei para o pai, você já tinha visto isso? Ele disse que não com a maior naturalidade e eu fiquei toda boba, emocionada.
Coisas de mãe...rs
Beijos

Anne disse...

Que vontade de ter um botão de stop!!
O bom é saber que isso acontece em qualquer fase!!
Lindas letrinas e tartaruga!!
BJo

Taisa Albini De Assis disse...

Oinn que fofura!!

Já estava sentindo saudades das fases da minha bebe que estão passando super rápido.. Mas me tranquilizei vendo seu post.. ainda tem muita emoção e fases deliciosas me esperando!!! Mto legal!
Hehehehe

Fernanda Amorim disse...

Morde! Morde bastante! Pois é incrível como essas "bobeirinhas" nos deixam pulando de felicidade. Eu ainda estou na fase de cantar parabéns para o xixi que ela faz no vaso...

Lily disse...

Que linda!!! E que bom saber que as proximas fases sao ainda mais incriveis! Minha bebe esta com 1 ano e meio e eu queria congela-la agora de tao gostosa!! :)

Lia Vasconcelos disse...

Lindo! Minha filha, que acaba de completar 3 anos, tb é toda interessada nas letras. Espontaneamente, sem nenhuma pressão nossa. É demais! Bjs

Thaís Rosa disse...

que lindo esse desenho... eu também ficaria emocionada.
e ainda bem que a gente não tem o poder de congelar as etapas, né, porque se deixasse, a gente congelaria já na primeira fase, e perderia todas as delícias das seguintes....... rá!
e que enorme a rafa... nem acreditei na foto do outro post!!!
beijoca
thaís