terça-feira, 27 de março de 2012

Escambinho de livros


Olha só que programa bacana neste fim de semana para quem mora em São Paulo: uma loja de roupas da Vila Madalena, a Gafaritos, vai promover o "Escambinho", um espaço para as crianças trocarem entre si livros que já não lêem mais. 
Estou divulgando essa ideia porque acho essa iniciativa muito interessante do ponto de vista da sustentabilidade e do incentivo à leitura, e é algo que pode ser promovido em qualquer lugar. Que tal alguém se mobilizar e promover um escambinho entre os amiguinhos da escola, por exemplo?
Lá na loja vai ter um tapetinho no chão para as crianças acomodarem as suas coisas e efetuar as trocas - bom para fazer novas amizades e, mais do que tudo, aprenderem a dividir e a se desapegar daquilo que não utilizam mais (e fazer seu filho entender que aquele livro não passou a ser legal só porque está debaixo do braço do amiguinho - porque criança é assim, né?).

Quem quiser participar do Escambinho da Gafaritos neste sábado, dia 31, o endereço é:
Rua Original, 107, Vila Madalena. Das 11h30 às 15h30.
O único pedido é que não sejam levados livros rasgados ou faltando página (bom senso, né, minha gente). Os livros excedentes serão doados. 

Para quem é de outra cidade ou não vai poder participar, fica a dica pra mobilizar o seu próprio escambinho - além dos livros, uma boa dica é fazer também com brinquedos (como foi o primeiro da Gafaritos) e roupas, que tal? Quem fizer me conta?


2 comentários:

Ana Paula disse...

Realmente acho que não temos muito essa cultura da troca. Muito legal a iniciativa da loja e o seu incentivo para pensarmos em promover uma "troquinha"numa praça, entre amigos, na escola.
Li com minha filha uma história onde havia uma liquidação de garagem. Ela achou o máximo!
E em tempos de livros com os preços lá no alto ( infelizmente é muito caro livros aqui em nosso país) essa é uma boa opção.
Parabéns por divulgá-la. Beijo.

Andrea Couto disse...

Ideia genial!!!! Vou propor na escolinha da minha filha aqui em Curitiba