segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Minhas imagens do Japão


Incrível como um livro é capaz de nos transportar a lugares onde nunca estivemos antes apenas somando algumas informações à muita imaginação. Quando acabamos de ler esse livro, a Luísa imediatamente falou: "Quero ir no Japão, mamãe."
O livro "Minhas imagens do Japão", de Etsuko Watanabe (ed. Cosac Naify) é um guia ilustrado sobre o dia-a-dia de uma criança japonesa, a Yumi, uma garotinha de sete anos que mora perto de Tóquio. Com ilustrações super detalhadas e bem coloridas, ela mostra detalhes da casa, dos costumes, da cozinha típica, da forma diferente como eles tomam banho (eles se lavam com um paninho antes de entrar na banheira). Apresenta também a escola - vocês sabiam que no Japão as crianças ajudam a limpar a sala de aula, o pátio e os corredores? O livro traz ainda os interessantes banhos públicos, costume muito diferente para nós ocidentais. Para fechar, apresenta alguns detalhes das principais festividades japonesas.
Dá mesmo vontade de dar um pulinho ali do outro lado do mundo e voltar.
Recomendo!!

10 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Rô,
já li com as meninas um outro livro da Yumi e elas adoraram. Gostei dessa dica. Vou procurar o livro.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Mãe de Duas disse...

Rô, aqui estamos numa fase super japonique também. Rola uns "arigatô" toda hora por causa de dois livros que estamos apaixonadas: Yumi e Quimonos da Annelore Parot. Aliás, até dei dica deles naquele site super bacana, o Mamatraca, conhece? ;-)
Beijos,
Pri

Ana Paula disse...

Meus filhos adoram "minhas imagens do Japão". Uma maneira gostosa de conhecer outra cultura. A parte da ajuda na limpeza da sala de aula deveria ser um dos exemplos a serem seguidos! Um belo livro sem dúvida!
Beijo

Lia Vasconcelos disse...

Adorei a dica! Como a Priscilla, aqui em casa Yumi e Quimonos são sucesso! Bjs

Mirian Vieira disse...

Adorei a dica! Adoramos leitura ...
bj bj

Raquel disse...

Sabe, Ana vive falando que quer ir ao Japão...Desde que "expliquei" que quando aqui está de dia lá está de noite ela fala que quer ir ver os "japãoneis"
Boa dica...
bjs

(Mamãe) ~Pinel disse...

Que delícia de livro!!!
=D

Dica anotada!!! Beijo!

Nine disse...

Morri de vontade de ler! Obrigada pela dica! Aproveitando, gostaria de desejar um bom natal para vc e sua família linda!
Beijos,
Nine

Paloma, a mãe disse...

Lindo, amo! Leio este livro para a Ciça desde que ela é pequenininha. Será que é por isso que ela é apaixonada por tudo o que é oriental?
Beijos

Naomi disse...

Roberta,
Vou comprar o livro! Que dica fantástica! A Juju vai amar!!! Ela mesma diz que é uma brasileirinha com olhinhos puxados, por isso ela é diferente das outras crianças. E ela ama a bandeira e a musica do Japão.
Qto a limpar a sala de aula, patio e corredores, eu confirmo isso. Sempre estudei em escola japonesa (paralelamente à escola ocidental) e a manutenção da limpeza escolar era feita pelos alunos em um dia da semana. Em uma escola, lavavamos até o banheiro. E nem por isso, nossos pais consideravam exploração, pois é realmente um costume. Portanto, pensávamos 1000 vezes antes de sujar por sujar algum local.
É uma cultura que tem muito a nos ensinar!
Abraços!!!