sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Rei Leão



O desenho do Rei Leão é um clássico. Uma verdadeira obra-prima lançada pela Disney em 1994 (sim, já faz tudo isso!) e que agora está sendo relançada nos cinemas na sua versão em 3D. Fui convidada para ver a pré-estreia e levei a Luísa - não poderia perder de apresentar a ela esse filme que marcou uma geração e representou uma nova fase no mundo das animações.
Me emocionei  já em uma das primeiras cenas, quando o leãozinho Simba é erguido aos céus,  apresentado pela primeira vez ao mundo, e reverenciado por todos os animais como o futuro rei da selva.   
Mas, conforme o desenho foi se desenrolando, me dei conta do quanto ele é forte e denso.  Forte ao ponto de ter feito a Luísa chorar de tristeza com a morte do leão-rei  Mufasa (e meu coração ficou pequenininho nessa hora também, ao ver aquele chorinho baixo sofrido).  Na primeira metade do filme, especialmente, há cenas muito marcantes de traição, de violência, de sofrimento, de tristeza.  Luísa, sensível que é, ficou encolhida no meu colo e algumas vezes disse que queria ir embora.  Tive que distraí-la com detalhes das cenas para que ela conseguisse ver até o final.  
A segunda parte é mais leve – depois da morte do pai, Simba se embrenha pela selva e passa a viver o estilo de vida livre de “Hakuna Matata” com um um engraçado suricata chamado Timão e seu parceiro Pumba, um javali que odeia ser chamado de porco.  Simba ignora suas verdadeiras responsabilidades até que entende seu destino e retorna ao reino para reclamar seu lugar no “ciclo da vida”. 
O filme é belíssimo, a trilha é excepcional e as mensagens são lindas – “Tudo o que você vê aqui faz parte de um delicado equilíbrio”, diz o leão pai ao seu filho Simba quando lhe apresenta a natureza e a selva onde vivem.  Mas ainda tenho dúvidas se este é mesmo um filme para crianças. Ou pelo menos para crianças menores de cinco anos, como é o caso da minha. Talvez ela ainda esteja mais na fase de viver a leveza do Ursinho Pooh
Ao final, quando terminou o filme, perguntei se Luísa gostou e ela disse que sim. Mas ela própria me disse que tem umas partes chatas, como por exemplo quando o leão invejoso mata o próprio irmão (me diz se não é um pouco  pesado pra ela?). Eu, evidentemente, gostei de rever esse clássico. E achei que a versão em 3D ficou super bem feita.
Ah, e gostei muito também de uma frase do leão-pai para a leoa-mãe em uma madrugada, quando o filhote Simba começa a chamá-lo: “Vai lá. Antes do sol nascer o filho é seu”. Gostei, acho que vou adotar essa máxima aqui em casa também, que tal?
À época do seu lançamento, O Rei Leão foi indicado a quatro  Oscar e venceu dois, nas categorias melhor canção original (por “Can You Feel The Love Tonight”, de Elton John) e trilha sonora  (Hans Zimmer). No Brasil, a versão em 3D ficará nos cinemas por duas semanas, a partir de 26 de agosto.  No dia 28 de setembro deve acontecer a estréia em  Blu-Ray de alta definição e em 3D.

17 comentários:

yahhh disse...

Estou louca para assistir em 3D. Pena que minha Alice ainda não assiste e não entende. Esse desenho marcou MUITO a minha infância. Lembro de assisti-lo diversas vezes, quase todos os dias antes de ir a escola e chorar em todas... Quando Alice crescer, ela certamente vai conhecer o desenho se depender de mim!!! (:

Carol Garcia disse...

lembro que saí toda torta do cinema de tanto chorar qdo, em 94???, fui asistir o filme.
isaac não gosta do filme 1 e sempre pede pra ver os outros que são mais alegres.
será que vamos???
sei não.

bjo bjo e ótimo final de semana

Liege Albuquerque disse...

eu chorei muito nesse filme, roberta. não quero q a cacau veja não...ah, o ursinho poh é lindo. e ela já viu os dvds da moranguinho? tb são ótimos, catarina tem vários e adora as historinhas. e outra q descobri por acaso: meg e a besta feroz, adorável tb!!! bjs

Liege Albuquerque disse...

eu chorei muito nesse filme, roberta. não quero q a cacau veja não...ah, o ursinho poh é lindo. e ela já viu os dvds da moranguinho? tb são ótimos, catarina tem vários e adora as historinhas. e outra q descobri por acaso: meg e a besta feroz, adorável tb!!! bjs

Roberta Lippi disse...

Li, a Luísa adora Moranguinho. São bem fofas e bem pra idade delas, mesmo. Beijos, querida.

Renata Diniz disse...

Adorei a frase do leão para a leoa! Beijos.

Gleice disse...

Oi Roberta!
O filme nada mais é do que a versão de Hamelt em desenho animado.
Sinceramente, muuuiittooo pesado e denso para as mentes infantis.
Bjos.

Renata disse...

Ro, não tinha pensado nisso, mas realmente acho um pouco pesado pros pequenos sim.
Mas deixa eu aproveitar e perguntar outra coisinha: a Luisa não se incomodou em ver o filme todo em 3D?? Tenho a impressão de ser cansativo para os muito pequenos!!!
beijos

Sylvia disse...

Ai Roberta, que notícia legal... eu não sabia que tinham feito a edição 3D desse desenho. Minha filha ama de paixão, já faz quase 1 ano que assisto a ele praticamente toda semana... isso faz 1 ano, então eu já sei todas as falas, músicas e tudo o que tem no desenho. Ela começou a entender esses dias a cena da morte do Mufasa e assim como sua filha chorou muito, mas continua adorando o desenho. Claro que vamos ao cinema para ver!! Beijos mil

Patricia disse...

Não perco por nada!
Este filme me marcou demais, pois qdo foi lançado no cinema eu tinha 10 anos e meu pai tinha falecido recentemente.
Até hoje sei boa parte da fala dos personagens!
Vou adorar revê-lo nos cinemos a ainda mais em 3D.
bjs

Jacqueline disse...

hehehe, adorei a frase, não lembrava dela, mas já é adota aqui em casa desde que a pequena nasceu.
bjos, adoro seu blog

Micheli disse...

Oi, Roberta. Adorei o post.
Eu emprestei em fita VHS de uma tia (sim, ainda temos o antigo vídeo cassete por conta de algumas fitas antigas que a Clara "herdou" de outra criança) e a pequena viu comigo. Eu adorava o filme. Engraçado como a gente esquece essas cenas fortes. Todos os clássicos que emprestei para ver com ela descobri algo que eu não lembrava e que hoje, como mãe, vejo que não é legal para uma criança pequena ver. Mas quando eu era criança eu nem percebia essas coisas. Só lembrava mesmo das cenas bonitas e emocionantes.
Ainda assim, concordo, nem tudo é legal para os bem pequenos.
Acho que não vamos ver esse filme em 3D, não. Mas sigo achando o filme lindo.
Beijos.

Marta da Ciça disse...

oi Roberta boa dia adoro desenhos, ah a Ciça também... hehehe mas ela não gosta quando alguém morre nos desenhos como Up, Nemo... e daí esses desenhos ficam sempre no fundo da gaveta... beijos, não me canso de dizer como seu Blog é gostoso de ler.

Roberta Lippi disse...

Rê, pra falar a verdade a Luísa detesta ver filmes em 3D. Aliás, acho que vou escrever sobre isso também. Aqueles óculos são grandes e incômodos para os pequenos. Ela sempre acaba tirando na primeira metade do filme, e acaba vendo todo tremido, o que deve cansar bastante também.
Beijos

Fabiana Alvim disse...

Adoro Rei Leão... acho um dos melhores filmes!!! Música e fotografia maravilhosos! Mas ele é forte mesmo... eu chorei muito quando assisti pela primeira vez...

Jussara disse...

Adoro O Rei Leão, acho que é meu desenho favorito depois que fiquei adulta. Tenho caneca e até uma pelúcia (comprei quando era adolescente, que foi a idade que eu tinha quando ele foi lançado. Meu Deus, o tempo passa!).
Uma das minhas sobrinhas adorava assistir, de saber de cor todas as falas; acho que ele fez sucesso por bastante tempo, pois quando ela teve acesso ao desenho, já tinha vários anos que ele havia sido lançado.
Eu nunca entendi pq ela falava "Hatuna" e não Hakuna. Só esses tempos eu soube que a empresa aqui no Brasil resolveu mudar o "ku" para "tu", por ser mais politicamente correto. Bobagem.

Enfim, realmente o desenho não é para crianças pequenas, até pq o roteiro é bastante adulto e tem várias nuances que elas ainda não entendem. Me emociono toda vez que assisto, ele fala de valores morais e até de vida após a morte. Pra mim, que amo animais e felinos, é um prato cheio, e a Disney se superou ao desenhar tão bem as feições dos felinos. Hoje já não tenho mais paciência pra ver desenhos, sou cinéfila, então sempre acho que poderia estar vendo um filme, mas O Rei Leão eu vou querer ver no cinema, novamente (se chegar aqui na minha cidade).
Desculpe o comentário grande.

Liege Albuquerque disse...

RO, faz mesmo um post sobre os 3D!!! cacau tb detesta, tudo por conta daqueles óculos largos q ela abandona e vê tudo tremido tb, igual à luísa, tadinhas....agora só filme ´normal´ pq pelo jeito não pensam nos rostinhos pequenos....