segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Descontrolei

Confesso. Perdi o controle.
Desde que a Luísa nasceu, sempre tive uma disciplina com a organização e impressão de fotos, justamente para não me perder quando o volume aumentasse. Até ela completar um ano, mais ou menos, eu imprimia quase tudo. Logicamente filtrava as repetidas, mas procurava montar álbuns com as fotos mais legais, fossem elas de eventos específicos como viagens e aniversários ou de momentos cotidianos. Depois, evidentemente, o volume de fotos foi aumentando muito e achei que não era necessário imprimir tanta coisa. Mas estabeleci a regra que imprimiria as fotos de eventos especiais e daquelas do cotidiano apenas selecionaria algumas para colocar em porta-retratos.
Consegui manter isso por um bom tempo organizado.
Mas agora está na fase do descontrol total. Já faz um ano (seria coincidência com o nascimento da segunda filha?) que não guardo uma foto sequer em um álbum. As fotos de Buenos Aires estão impressas há um século e por enquanto só tem servido para as brincadeiras da Luísa.  Tem um zilhão de fotos das meninas acumuladas no micro.
Nos tempos do filme a gente não tinha esse problema, né? Era um filme de 24 ou 36 poses com algumas queimadas, outras desfocadas, umas três com os olhos fechados e o resto a gente imprimia e guardava naqueles albuns que ganhávamos da própria loja que revelava as fotos. Não vou dizer que tenho saudade daqueles tempos (se bem que a qualidade da foto preto e branca de filme é imbatível), porque acho incrível você poder ver a sua foto na hora e não perder momentos importantes. Mas o problema é que o volume que acumulamos é infinitamente maior.

E agora, José? Simplesmente não tenho tempo pra organizar isso tudo.
- Desencano e pulo algumas etapas?
- Paro de imprimir fotos?
- Pago alguém pra arrumar isso pra mim? (e como é que a pessoa vai saber a ordem das coisas?)

Como é que vocês fazem com as fotos digitais, plis, me digam?

43 comentários:

Larissa Xavier disse...

oLha eu tbm organizei mentalmente umas regras parecidas com a organização das fotos, mas aqui tbm não colou e todas ainda continuam no computador :S

bjocas e espero que ache logo a solução

Lu,mamãe do Deko e da Leka disse...

Olá Bom dia!
Acho que isso é um problema normal com o mundo digital,aqui em casa eu faço assim,separo as fotos por mes e dento dessa pasta eu coloco uma outra pasta imprimir,entao quando descarego as fotos ja vejo as que quero imprimir e coloco nessa pasta,assim quando vou ao laboratorio levo varios meses junto,e nao fico na loucura de qual escolher,tem dado certo por aqui..Beijinhos

Fabiana disse...

Eu era como vc. Imprimia várias fotos a cada 15 dias, 1 mês. Eram muuuuitas fotos.
Depois que Laura nasceu, durante o 1º ano, eu mandei imprimir por mês.
Depois que ela fez 1 ano, vou imprimir a cada 6 meses, assim tb se faz uma boa selecionada nas fotos, porque a gente acha tudo lindo e acaba gastando horrore$$$$ em impressão.
Sendo assim, Laura está prestes a completar 1 ano e meio e dai sim, eu mandarei imprimir sei lá, umas 30-40 fotos de uma vez só. Dai depois, só daqui 6 meses.
E assim vamos levando.

Bjos.

Camila disse...

Rô, eu faço igual. De tempos em tempos, vou lá, seleciono as fotos do computador, separo, faço a maior triagem, arrumo tudo, imprimo e ponho no ´´album. Antes fazia isso a cada mês, agora virou uma tarefa semestral, entende?? E vc acabou de me lembrar q tá na hora de fazer isso... Manda as suas e eu arrumo tbem!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Renata disse...

Eu trato as melhores no photoshop, posto algumas na internet pros amigos e famílias, e o resto fica no computador. só mandei revelar uma vez, pra fazer um álbum pra minha filha brincar, com fotos de todo mundo que ela conhece, cenas que ela está acostumada, animais etc. Nem penso em montar álbuns porque não teria onde guardar, eu tenho um volume imenso de fotos dos meus filhos... só em julho foram mais de mil. Ainda pretendo montar fotolivos, um por ano, mas não me deu inspiração pra isso ainda, rs.
Beijos!

Camila Bandeira disse...

Agora eu faço foto books, no site da Shutterfly. É um site americano, mas o preço do frete não é tão caro. O site é super fácil de usar, carrega fotos super rápido, você coloca quantas fotos quiser nas páginas, tem vários temas lindinhos e fica tudo organizado. Não tenho mais saco de imprimir e arrumar fotos. Vale a pena você fazer uma visita lá e tentar. Fiz os álbuns de aniversário, batizados, férias e outros. Faço também álbuns com as fotos do dia a dia. Bjo!

Carol disse...

iiiish, não vou poder te ajudar nessa. Minhas fotos são descontrol total também... quer dizer, mais ou menos: eu tenho albuns do Lucas mês a mês, mas como moro longe da familia, acaba não valendo a pena imprimir, então ponho nesses albuns da internet, sabe? (dps, se quiser bizoiar, me fala que te mando o link).

De resto, é tudo descontrol mesmo, hohoho.

Boa sorte na organização!!!

beijão

Karla disse...

Roberta, separa umas 15 fotos por mês e monta um fotolivro. Eu faço no www.blurb.com.
O método é simples e eles armazenam suas fotos por um período, até que vc consiga finalizar seu trabalho.
Qq coisa fala!
Beijos!
www.nosso-primeiro-baby.blogspot.com
www.cariocandoporai.blogspot.com

Carol P disse...

As minhas soh sao organizadas no hardidsk. As impressoes estao espal;hadas por ai, mas jah decidi e vou mandar fazer um fotobook, parece mais facil.
Bj Carol P
www.motherlovedatabase.com

Naomi disse...

Aconteceu isso comigo! Eu consegui organizar até Fernanda (minha segundinha) completar 1 ano. Depois nem imprimir estou conseguindo mais. Fica um monte de foto esparramada, sem ordem cronologica etc e tal. Uma loucura.
Então decidi que montaria todas as fotos no Picasa. Fiz varios folders datados da seguinte forma (ex) 2011 (ano)-08 (mes) Evento
2011-08 1 Chacara; 2011-08 2 Passeio tal lugar; 2011-08 3 Aniversario fulano.... e assim por diante. Tudo por ordem cronologica.
E depois importo esses folders no picasa e faço montagens com as fotos mais bonitas e coloco legenda, comentarios etc e tal.
Se um dia elas quiserem ver, vai ter em arquivo digital, tudo guardado.
Chega de papel, chega de album! rsrrs.
Foi uma verdadeira loucura esse meu dilema.
Para mostrar para a familia, nada como um notebook, ou qq outra coisa semelhante, que a gente sempre tem a mao.
As fotos mais bonitas, aquelas que estão show de bola, imprimo para dar de "presente" aos avós, que ainda guardam tudo em albuns.
Bjcs.

Naomi disse...

Roberta, montar fotolivros é bem interessante, também!

Andrea Nunes disse...

deprimi agora... a natinha tinha albuns bonitinhos até os 5 anos, dos aniversários, das férias, do ballet, da patinação...
tenho trocentas fotos dela impressas e nada de organizar e da coitadinha da andressa, nenhuma impressa até hoje e tudo completamente desorganizado no micro...

mas um dia eu me organizo!


beijoca

Beatriz Zogaib disse...

Arrume Ro! Vc não vai se arrepender... Ou passa para a Camila que se ofereceu! Mas dá um jeito de arruamar. Sei que desanima devido ao volume, pois eu, com um filho já perdi o controle, retomei, perdi, retomei... Mas o resultado da arrumação vale a pena. E vc já imaginou a carinha das duas quando forem mais velhas e poderem mostrar isso tudo para as filhas delas?
Boa sorte!
beijos
Bia
www.vidadamami.blogspot.com

Tathyana disse...

eu nunca tive esse controle, mas agora resolvi tomar vergonha na cara e imprimir as fotos. Bjs

pa: te mandei um e-mail ontem, cê recebeu?

bjssssssssss

Letícia Volponi disse...

Olha, Ro, to num dilema semelhante. Consegui organizar todas as fotos, desde 2007, quando a Laura nasceu para cá por meses. Para facilitar, nomeio todas com (aaaammdd), assim sei exatamente de quando é. Pensei em fazer um fotolivro por ano, mas são muitas imagens. Para facilitar, eu uso o Picasa e marco as quero imprimir com uma estrelinha porque depois fica fácil filtrar e exportar para uma pasta só com o que eu realmente quero imprimir.

Têh~° disse...

estamos no mesmo barcos, as fotos viraram uma bagunça, nesse meio tempo perdi todas as fotos do aniversario de 2 anos.. é.. tb nao sei o q fazer..
beijos

Carol Garcia disse...

oi ro,
aqui é igual.
eu demoro horrores pra separar as que serão ampliadas e depois fico perdida no tempo.
agora adotei a prática. separo as que foram tiradas num eríodo de x meses, organizo, depois amplio mais um tanto.
só que to atrasada viu... ô se tô.

bjocas

Lia disse...

não importa qual seja a sua decisão, faça backup!

Gaby disse...

Sentar e Chorar é uma opção??

Eu imprimo as minhas favoritas. Morro de medo de dar um tilti no computador e eu perder as minhas imagens. Faço um backup num HD externo. Mas nada como ter as fotos impressas.

Uma alternativa é imprimir todas as que gostou e fazer um "sabado de fotos", junta a família (marido e a sapeca) e vai colocando tudo em ordem! É até uma terapia.

Sarah disse...

Descontrol total por aqui também. As fotos digitais até que estão organizadas, sempre salvei em pastas com ano e mês. Porém, imprimir... comecei uma triagem do primeiro ano do Bento, mas de cara já fiquei com mais de 300 fotos, sem condição de imprimir. Comecei a segunda triagem e nem terminei ainda... Mega atrasada tb!
boa sorte aí!
bjos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Anne disse...

xiii
eu relapsa nun-ca imprimi uma foto.
só as que usei para decorar a festa de um ano...
tenho os arquivos guardados em 3 computadores, e um hd, mas nada impresso!
e agora?

Raquel disse...

Nossaaaaaa hoje mesmo pensei nisso, acredita?
Tenho adoração por fotos. E gosto de revelar. Sou do tipo que de tempos em tempos pego os álbuns e fico vendo.
Estou bem atrasada na revelação. Tenho foto pra revelar de 2009.rs Das duas últimas viagens estão reveladas, mas ainda não coloquei no álbum.
As digitais, logo que baixo já dou uma selecionada e deleto as ruins. Organizo por pastas: viejem tal, evento tal, agora as do cotidiano separo por mês. E de tempos em tempos dou uma nova deletada, faço backup em cd, pois mooro de medo de "sumir" do computador.
Vai a dica: vai olhando uma pasta por dia, que daqui a pouco fica em ordem. rsrs
bjs

Renata Diniz disse...

Meu arquivo é quase todo digital. Minha Laura tem 2 aninhos e 4 meses. Ate 1 aninho tirei foto dela no estúdio de 2 em 2 meses e organizei o álbum. Após 1 aninho convencionei levá-la ao estúdio de ano em ano e as fotos vão para o álbum (uma média de 10 fotos por vez). Porém, no dia a dia tira muitas, mas muitas fotos dela: no clube, nas viagens, nas festas, em casa mesmo, e salvo em pastas por ordem de data e descrevo a idade (ex: Laura - 2 anos e 4 meses - 08/2011). Por garantia tenho backup no pen drive de todas as fotos e ainda salvo-as no Picasa também. E assim mantenho tudo impecavelmente organizado. Até porque, confesso, tenho um pouco de mania de perfeição! Bjs, Roberta!

Juliana Ramos disse...

Imprimi o primeiro ano da Lia qdo ela tinha 4, ou seja: Faço tudo errado!

Mas tenho um projeto: Ter uma pasta de nome IMPRESSÃO e todas os álbuns que irei baixando escolho as melhores e copio para lá. Quando tiver um volume bom: Imprimirei!!!

Um dia eu ponho em prática...rs

Bjo

Renata Diniz disse...

Roberta. Curiosamente, acessando o meu twitter deparei com a matéria da revista Crescer: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI103330-15546,00-COMO+ORGANIZAR+SUAS+FOTOS.html. Pode ser útil para vc. Bjs!

Dani disse...

Ri muito lembrando os velhos tempos de filmes a serem revelados.

Tenho pouquíssimas fotos impressas e várias milhares guardadas em cds, separadas por mês.

Um dia pretendo fazer um crediário e imprimir TO-DAS as fotos.

beijo

Dani disse...

Te admiro ever! Cê jura que imprime suas fotos! me ensina...me ensina...
(sou péssima com isso, tiro 1000 fotos e não imprimo...péssima).
Beijo e thank's pelo comentário lá no blog! Fiquei feliz!

Nell disse...

Back-up no hd externo e pra ficar olhando: porta-retrato digital! Beijos http://www.sophiaolhosazuis.blogspot.com/

luciana disse...

aqui tb qdo era um filho só, o esquema era de albuns anuais (ele de 0 a 1, de 1 a 2....) que incluiam TUDO.
eventos, fotos do dia-a-dia, tu-do.
imprimia as fotos e colava nos albuns (o que tb me deixou cheia de fotos que acabei nao usando).
depois, com a casa mais cheia, ficou dificil keep up o ritmo.
entao agora eu shutterfly tudo. eh mais pratico e acaba com o desperdicio de fotos reveladas e nao utilizadas. fora que eh bem lindo.
pensa que o problema acabou?
cade as fotos para por nos porta-retratos?

Mônica Japiassú disse...

Dizer que comigo acontece exatamente igual vai ajudar muito? Heheheheh!

Eu também conseguia organizar as fotos impressas da Amanda (minha primeira filha, hoje com 6 anos). Já as da Letícia (com 2 anos e 3 meses hoje)...

Tenho aproveitado cupons promocionais de revelação de fotos para imprimir pelo menos fotos de eventos como festas de escola, viagens, festas de aniversário, mas o envelope em que as fotos chegam vai para a estante, aguardando um dia, quem sabe, a organização das fotos em álbuns bonitinhos.

Mas sabe o que acho o mais importante? Aproveitarmos MUITO os momentos que passamos com nossas preciosidades! Às vezes penso em pegar a câmera para registrar alguns momentos, mas volto atrás e fico apenas contemplando e guardando-os em meu coração e minha mente.

Sam disse...

Desencana, pula e volta depois, quando for o caso.

Ilana disse...

Ai ai, só tenho impressa as do primeiro ano de vida do Rapha, e algumas que a escola pediu.
Nem vou me atrever a dar conselho...
Bjo

Deca disse...

Rô:
Eu ADORO arrumar fotos...minhas, da familia, das amigas, de quem nem conheço pessoalmente (tipo você- hehe).
Me ofereço MEGA pra fazer isso...posso até errar algumas fotos na ordem, mas será mais fácil vc arrumar algumas depois de meio camino andado.
JURO que ofereço de coração...se quiser...
BOA SORTE!
Bjssssssssssss
PS: mas não deixe de fazer, pq tenho 34 aninhos e ainda adoro ver e re-ver meus albuns de pequena.

Deca disse...

Rô:
Eu ADORO arrumar fotos...minhas, da familia, das amigas, de quem nem conheço pessoalmente (tipo você- hehe).
Me ofereço MEGA pra fazer isso...posso até errar algumas fotos na ordem, mas será mais fácil vc arrumar algumas depois de meio camino andado.
JURO que ofereço de coração...se quiser...
BOA SORTE!
Bjssssssssssss
PS: mas não deixe de fazer, pq tenho 34 aninhos e ainda adoro ver e re-ver meus albuns de pequena.

Kelly Resende disse...

Também não tenho conseguido deixar minhas fotos em dia, e olha que só tenho 1 filha! Andei imprimindo um bocado, mas as ultimas ainda nem consegui colocar nos albuns e já tem vários meses de atraso. Boa sorte!
Beijos

Gleice disse...

Olha, ainda não fiz e veja bem: eu ainda estou no primeiro filho! ahahahah
Imagina quando chegar o segundo?
E você sabia que a gente pretende ter um terceiro?
Aí já viu! Danou-se tudo!
Bjo.

Mari Mari disse...

Aqui em casa a gente nao teve muito tempo de revelar foto, então meu projeto singelo é revelar uma foto representativa de cada mes, de cada crianca, e fazer um album. No computador, as fotos ficam organizadas por data ( o nome da pasta é ano=mês-dia, por exemplo, a data de hoje ficaria 20110801 - assim o computador nao se perde). Talvez comecar com um projeto singelo seja a solucao... :-)

Celi disse...

Roberta,
Concordo com você quando fala da praticidade quando tínhamos que revelar os filmes, quando não existia a máquina digital. Também gostava, mas confesso que é muito melhor ver a foto na hora.
Agora, requer organização. Que divertido esse post e comentários. Viu só como não é só você que está descontrolada com a quantidade infinita de fotos.
Geralmente organizo uma pasta no computador com todas as fotos que quero revelar. Faço de tempos em tempos e confesso que estou mega atrasada.
Beijos.

Paloma, a mãe disse...

Rô, as da Ciça foram impressas até os 2 anos mais ou menos, depois parei. Salvo tudo organizado por mês e ano. Imprimi pouquíssimas fotos da Clarice e resolvi comprar um cupom promocional para imprimir mais uma grande leva. O que aconteceu? a impressão era PÉSSIMA!! As cores ficaram horríveis (Bernardo ainda tratou uma a uma no Photoshop, mas não adiantou), tudo muito ruim. Resultado, tô aqui com 200 fotos bizarras do primeiro ano da Clarice.
Seja qual for a decisão, faça backup e não compre cupons promocionais para revelação. É o barato que sai caro.
Beijos

Mari Hart disse...

Não li os comentários anteriores, mas eu como fotógrafa e apaixonada por fotos te sugiro backup e 2 Hds externos. Cds e Dvds tem prazo curto de validade, pode ser que em apenas 3 anos vc perca tudo. HD externo é como uma lâmpada que pode queimar a qualquer momento e assim vc perder tudo, portando é recomendado um segundo com as fotos repetidas para garantia. Mas como sou psicopata, ainda guardo em DVDs tb! No seu caso não há necessidade, pq p/ mim são mais de 100mil.

Qto a revelação, são poucos laboratórios de confianca. Aqui no RJ por exemplo, só confio em 2 entre centenas. Photo livro é o que há de mais legal hj em dia para quem gosta de tocar nas fotos e não apenas mantê-las no computador.

Bjkas,
Mari, mãe polvo, (quem tirou a Luísa no último amigo secreto, lembra?! rs)

lilian e nic disse...

não desanima! arruma as fotos e pára de imprimir novas até que tudo seja resolvido!

Patrícia Boudakian disse...

Querida, por aqui eu organizo tudo na internet. Álbuns virtuais. Picasa, sabe?

Beijo!

Anônimo disse...

Oie! achei seu blog sem querer, não sou mãe, mas to achando super divertido! sobre as fotos... faz um d-book!

www.fotolivro.com

é um scrapbok, vc baixa o programa e faz de graça, com quantas fotos e como quiser. ai depois vc manda online para uma das autorizadas (saraiva, extra, etc) e recebe em casa.e bem legal, a qualidade é super boa e tem varias coisas fofinhas pra adicionar. eu passei por esse mesmo problema, mas com fotos de viagens... ;P


adorei o blog!

beijinhos,

Lala