quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma Casa, Mil Olhares

Enquanto nós, adultos, estamos aprendendo que precisamos cuidar melhor do nosso planeta para que as gerações futuras possam viver bem e suprirem suas próprias necessidades, nossos filhos parecem já nascer com o conceito de sustentabilidade embutido, apesar de ainda não entenderem muito bem o que significa essa palavra difícil. Dentro do que lhes cabe enquanto crianças nessa responsabilidade, eles já aprendem desde cedo que precisam cuidar do planeta - "senão o mundinho fica tiste, mamãe". Eles nos chamam a atenção se escovamos os dentes com a torneira aberta, se demoramos no banho, se esquecemos de levar as sacolas retornáveis ao supermercado ou se não separamos o lixo. Eles se incomodam se vêem lixo na rua, enquanto na minha geração era comum as pessoas jogarem lixo pela janela dos carros no meio da estrada.

Ainda assim, todos ainda temos muito a aprender, inclusive as crianças. A questão do consumo consciente, por exemplo, é um grande desafio para essa geração. O Shopping Eldorado montou uma iniciativa bem interessante agora no período de férias de julho para as crianças, a chamada Casa Sustentável, e convidou algumas blogueiras para conhecer e levar as crianças. Em um espaço de cerca de 100 m², foi montada uma casa ambientada em seis espaços diferentes de acordo com os estilos de vida da família brasileira entre as décadas de 50 e 90. O conteúdo técnico foi elaborado pelo Instituto Akatu. Cada ambiente traz referências sobre um tema: a sala traz elementos que mostram o consumo de energia em eletro-eletrônicos, o quarto tem como tema moda, consumo, vestuário e brinquedos. A cozinha (uma graça) fala sobre reaproveitamento de alimentos e reciclagem; o banheiro ensina sobre uso racional da água e solidariedade; o quintal sobre a relação entre homem e a natureza; e a rua fala sobre convivência no espaço público.
Monitores levam os visitantes ao passeio, explicando cada um dos espaços. Luísa, evidentemente, ainda é pequena para compreender todas as explicações, mas certamente alguns elementos mais lúdicos ficarão marcados na cabecinha dela. Ao final do "tour" pela casa, as crianças podem fazer uma atividade de artes com material reciclável - ela fez uma flor tão linda de garrafa pet que dá vontade de fazer uma atividade dessa na festinha de aniversário delas para que as crianças levem a flor como lembrancinha pra casa.
Se vocês tiverem a chance de passar lá no Shopping Eldorado até o dia 31 de julho, não deixem de levar as crianças (especialmente de 4 a 12 anos) para conhecer a Casa Sustentável (ela fez parte da Virada Sustentável que aconteceu no parque Ibirapuera recentemente). Fica no primeiro piso, na praça de eventos. A experiência vale para os adultos também (eu, por exemplo, não sabia de várias coisas que foram ditas ali).
A entrada é gratuita. Para saber mais, acesse o Twitter @shopeldorado.

3 comentários:

Mãe de Duas disse...

Que legal Rô! Meus parabéns pelo Shopping Eldorado pela iniciativa da casa sustentável (um programa certeiro para as férias) e pelo convite às mães blogueiras. Quem melhor para falar sobre sustentatibilidade + crianças!?

Bjo
Pri

Carol Garcia disse...

ótimo programa e excelente iniciativa.

digo que as crianças vão começar a vir com saída USB nas próximas gerações e com programinha ecologicamente correto já na memória...

bjocas nas meninas

Pequenos Modernos disse...

Adorei a dica!
As crianças realmente já são mais ligadas em sustentabilidade, e é super importante incentivar mais ainda!

Bjs