quinta-feira, 14 de julho de 2011

Das coisas que a gente aprende como mãe de segunda viagem

Além de ser ótimo para o bebê, do ponto de vista prático da alimentação não há nada mais fácil e cômodo do que amamentar, fala a verdade? O bebê está com fome e pronto, a comida está ali. Quentinha, na temperatura certa, na medida certa, a qualquer hora do dia ou da noite.
Mamadeira é aquela preguiça, especialmente de madrugada. Bebê acorda, chora no berço, você pega no colo e tem que ir até a cozinha pra preparar.
Com a Luísa era assim, depois que ela desmamou:
Visualize: você está com o bebê em um braço e a mamadeira na outra mão. Daí você tem que abrir a torneira do filtro, encaixar a mamadeira na saída do filtro (isso tudo ao mesmo tempo) e depois fechar o filtro. Tudo isso usando apenas uma mão. E detalhe: no escuro, porque eu não tenho coragem de acender a luz da cozinha com o bebê no colo e despertar o bichinho. O resultado é que eu e a coitadinha da Luísa levamos vários banhos de madrugada por conta disso, toda noite era um martírio. Coisa de mãe burrinha inexperiente .
Mas nada como uma mãe de segunda viagem pra aprender alguns truquezinhos (como é que eu não pensei em fazer isso antes, santa ignorância).
Com a Rafaela é assim:
Água fervida já fica pronta em uma jarra perto do microondas. Antes de dormir, já deixo duas mamadeiras com a água exatamente na medida que vou precisar de madrugada ou na primeira mamada da manhã. Quando levanto à noite, com a Rafa no colo, só preciso colocar a mamadeira (PABA Free) no microondas por 30 segundos e colocar as medidas do leite em pó. Sem sofrimento e sem acidentes com água. Simples assim. (Para quem não tem mamadeira sem PABA, é só deixar a água na medida certa em um recipiente de vidro próprio para microondas e, depois de esquentar, basta colocar a água na mamadeira)
Continua sendo muito mais trabalhoso do que simplesmente levantar a blusa e dar o peito, mas tenho que admitir que agora a coisa ficou muuuito mais fácil.
#ficaadica para as mães que ainda estão apanhando com essa tarefa tão difícil e árdua. rsrs

E quando a gente acha que tá ensinando alguma coisa, aprende um monte de outras. Eu adoro esse blog porque os comentários são sempre melhores que os meus próprios posts!! Olha só, está cheio de dicas bacanas aí nos comentários, não deixem de ler!! Gracias, meninas! (mas não dá dó de dar leite em temperatura ambiente quando está muito frio? O leite do peito era tão morninho!)

27 comentários:

Marcela lusia disse...

GOSTEI DAS DICAS ,VOU USA-LAS AQUI COM A ISA!
BEIJOKAS

Julia Dias disse...

Mais uma dica: já deixa a medida do leite em pó pronta naquele potinho de compartimento. É so virar tudo na mamadeira: 1 segundo. Como eu não esquento água no microondas já deixo a quantidade na mamadeira e na hora só viro a medida de leite já separada. Super rápido!

Dani disse...

Ro, concordo plenamente que amamentação ruleia no quesito praticidade e por mim amamentaria exclusivamente até os 15 anos da pequena.
Mas agora que ela entrou na mamadeira faço assim: em primeiro lugar, desde a primeira mamadeira dei um temperatura ambiente ou até meio geladinha, para ela se acostumar.
Agora, antes de deitar já deixo a mamadeira cheia de água em cima da cômoda do quarto dela, e ao lado aqueles potinhos com o leite em pó já porcionado.
Quando ela chora, mesmo no escurinho, é rapidão para a mamadeira ficar pronta (sem acidentes).
Agora a dúvida é: o que vai ser do meu segundo filho meldels??? (outro dia ouvi de uma conhecida que ela deixa a mamadeira prontinha ao lado dele, no berço, quando o bichinho acorda, ele mesmo pega a mamadeira e resolve o assunto...)
Beijo

Carol P disse...

A mamadeira da noite sempre foi tarefa do marido. Afinal nao basta ser pai tm q participar ne.

bj Carol P
www.motherlovedatabase.com

Viviane disse...

E eu não consigo entender porque as pessoas preferem a mamadeira, ô coisa trabalhosa! E a lasqueira de esterilizar tudo, várias vezes ao dia, a cada uso???
Ahhh se eu pudesse amamentava até o João Victor completar 3 anos, exclusivamente!rsrsrsr
Beijos!

Vivi do www.mamaeatomica.blogspot.com

Nine disse...

Essa dica é boa, uso assim tb. E uso aqueles potinhos menores para leite em p´po, onde vc já pode fracionar a quantidade certa e daí é só abrir e jogar na mamadeira, fácil, fáil!

Beijos,
Nine
http://minhapequenaisis.blogspot.com/

Nine disse...

Essa dica é boa, uso assim tb. E uso aqueles potinhos menores para leite em p´po, onde vc já pode fracionar a quantidade certa e daí é só abrir e jogar na mamadeira, fácil, fáil!

Beijos,
Nine
http://minhapequenaisis.blogspot.com/

Avassaladora disse...

Roberta, minha dica é não esquentar a água... fiz isso com o Gui e farei com a Ciça também... assim, a gente já pode deixar a mamadeira alí do lado da cama ou do berço e só misturar o leitinho...
Facilita também quando estamos fora de casa e fica dificil esquentar a água.

Re disse...

Hahah, boa dica..eu ja deixo a agua fervida na jarra, mas nao deixava na mamadeira, vou começar a fazer isso pra agilizar ainda mais o processo. Bjs

Beatriz Zogaib disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Zogaib disse...

disse...
Posso contribuir com mais dicas?
Nunca esuqentava o leite, deixava ele na temperatura ambiente (dica de tio médico). Mas, como Léo mesmo grande mamava geralmente a cada quatro horas, sempre deixávamos a mamadeira pronta no criado mudo! O leite não esfria (!), não azeda, não fica ruim, e olha que teve vezes que o intervalo foi maior. É só chacoalhar.

Sylvia disse...

Aqui em casa o mamá da noite é do marido desde sempre!!! Mas temos nossos truques. Deixamos a água quentinha na garrafa térmica e as medidas de leite no potinhos próprios para isso, depois é só misturar os dois e pronto!!! sempre fizemos assim por aqui. Beijos

Mônica Japiassú disse...

Meninas, querem uma dica mais rápida ainda do que deixar a água já na mamadeira e a quantidade certa de leite em outro pote?

Comprem a Mamadeira Mix-on-the-go!
Vejam: http://www.umix.com.br/

Ela tem um compartimento para o leite que fica separado da água quando a parte do leite está "virada". Na hora de dar a mamadeira, é simples e rápido: é só afrouxar um pouco a rosca, levantar o compartimento do leite, balançar e pronto: o leitinho está prontinho.

Todo dia, antes de dormir, deixo a mamadeira preparada em cima da cômoda do quarto da Letícia. Quando ela acorda, é só fazer o que descrevi acima. Mas hoje em dia são raros os dias em que ela acorda pra mamar de madrugada - graças a Deus! :)

Flavis disse...

Também sou mãe de segunda viagem.
Mas desde minha primeira filha que deixo as mamadeiras na medida certa da agua, prontinhas em cima da comoda dela.
E deixo a medida do leite naquele copinho próprio, aquele que levamos pra rua.
JAMAIS esquentei NADA deles. Nem leite, papinha, sopa, NADA.
Sempre comeram tudo em temperatura ambiente. Isso facilita muito também. beijos
Flavia

www.princesamalu.blogspot.com

Andrea Nunes disse...

Ro, por aqui, como passeamos bastante com as crias, desde sempre dei leite em temperatura ambiente, e uso o potinho aquele com a medida de leite certinha já. Fica fácil e prático, afinal nem sempre tem água quentinha a disposição né.

Agora quando a fase muda para comidinhas eu tenho uma dic abem legal que tem funcionado que é uma beleza aqui em casa, a Andressa come muito bem e de tudo, fiz um pap,

http://andreanunes.blogspot.com/2011/06/comida-da-andressa-aos-9-meses.html

dá uma olhadinha e vê o que acha...

Anne disse...

desculpe se eu parecer burrinha, eu sou de zero viagens com mamadeira, mas e se deixar uma água fervidona numa térmica e as mamadeiras só com o leite em pó no quarto mesmo?
não precisa usar o micro, não precisa ir na cozinha, não precisa levantar, quase!
(perceba que eu já cogitei esse serviço para um cházinho das 5 da madrugada, só que benzadeus o meu carrasquinho resolveu que agora acorda às 6h, e essa hora é a hora do pai!)
bjo

Mirys + Guigo + Nina disse...

Rô:

Ai, ai... que sorte a minha que meus pequenos foram direto do peito (até 1ano e 2meses) para... dormir a noite toda! Uhuuuu!!!!

Pensa numa pessoa feliz????

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

PS: mas, que a sua rotina ficou muito mais fácil, ah ficou!!!

PS2: como a gente é meio "lentinha" com o 1o filho, né? Impressionante! Rsrsrsrs

Mariana - viciados em colo disse...

só de ler me deu uma preguiça...

é por isso que minha avó me chama de preguiçosa quando constata "que este menino ainda mama!"

beijoca

Ligia disse...

Se eu pudesse amamentaria exclusivamente ate quando pudesse, mas como o trabalho me chama ja comecei as mamadeiras por aqui.
Outra dica que para mim funcionou foi comprar o aquecedor de mamadeiras que deixo no quarto dela. Deixo a mamadeira com agua e a porcao do leite na comoda. Esquento a mamadeira do aquecedor e misturo tudo. Pelo menos nao preciso ir para a cozinha.

bjosss

Dani disse...

Ro, eu não tenho dó de dar o leite na temperatura ambiente porque DETESTO leite morno ou quente... hahahaha... o meu só tomo bem geladinho...
beijos

Milenna disse...

Oi Rô!
Sou mãe de primeira viagem e infelizmente depois de fazer de tudo meu leite foi embora qdo minha Julia tinha 2 meses. E mais ou menos 3 meses depois, aprendi que o dispenser tb podia ser usado em casa. Então desde os 5 meses(hj ela tem 9), eu já deixo as medidas do leite da meia noite e da manhã nas medidas certas e as mamadeiras com a água na qtde certa e em temperatura ambiente. E sempre foi assim em temperatura ambiente. Isso foi dica de uma amiga, mãe de segunda viagem, pq o bebê pode se acostumar ao morninho e no dia que vc por algum motivo não conseguir aquecer, provavelmente o baby irá reclamar.
Aqui em casa dá super certo!
Bjos.

Naomi disse...

Roberta, a minha dica (não sei se esta dica já foi postada, pois não li os posts anteriores).
Aí vai:
Aquecer a mamadeira antes de deitar,com a água bem mais quente que o normal.
E sabe o que eu fazia? Deixava a mamadeira fechada com a tampa sobre o abajur. Quando o bebe acordava, era só colocar o pó e servir. A água ainda estava morninha.

Mas, o melhor mesmo é não dar leite de madrugada, certo? A partir do momento que o bebê já janta e toma a última mamadeira da noite, não há necessidade da mamadeira de madrugada, porque torna-se um hábito e não é mais fome. Aí, amiga.... coitados dos dentinhos ou coitadinhas de nós que temos que faazer a higiene bucal dessas crianças de madrugada. Aí,ninguém merece, mesmo!
Um grande abraço!!!

Renata Senlle disse...

ótima dica!! Ainda não desmamei o Bernardo e amo a praticidade da amamentação (entre outros benefícios!), mas já ficava visualizando a dificuldade da logística!
bj
Rê Senlle
http://umavidamaisordinaria.blogspot.com

Lu Terceiro disse...

Ro, aquando a Alice mamava leite em pó, eu deixava duas garrafar térmicas preparadas, uma com a água fervida, quente, e outra com água filtrada, fria. Na hora de montar a mamadeira, era só misturar na temperatura desejada. Depois do 1 ano, passamos a dar leite tipo A, aí é só colocar na mamadeira, uns segundos no micro e prontinho :) bjs!

Cristiana Rodrigues disse...

amiga, aqui em casa NUNCA teve leite quente no microondas. SEMPRE - depois do desmame - foi mamadeiras já com água temperatura ambiente prontas e potinho de leite com as medidas. tudo AO LADO do berço. pq já imaginou subir e descer escada cansada e de olhos fechados? NO CHANCE. já viu como vai ser no segundo né? (li na gravidez que não precisava esquentar, eles acostumam já com a temperatura ambiente de cara!)

Letícia Volponi disse...

Ro, eu aprendi o truque com uma amiga que na época já tinha dois filhos e sempre funcionou. Eu dava a mamadeira em temperatura ambiente, então, já deixava a água na medida certa na mamadeira e o leite em pó num recipiente a parte. Aí, era só virar um no outro e voilá!

Maria Fernanda Lima disse...

Meu marido teve participação ativa nessa parte. Quando parei de amamentar no peito, ele que ia pra cozinha esquentar o "tetê" enquanto eu ficava meu bebê no quarto. Trabalhar em dupla nessas horas também é fundamental, um papai participativo é tudo! Amor, te amo! :)