quarta-feira, 1 de junho de 2011

Varalzinho de uniformes

Imagine um varal de chão repleto de uniformes usados, mas limpos. Alguns mais conservados que outros, alguns novíssimos. Agora imagine esse varal na escola do seu filho. Ali você pode simplesmente chegar e pegar o que quiser. E também é convidado a deixar lá os uniformes que não são mais utilizados pelo seu filho para que outros possam aproveitar. Mas sem cobrança, sem ter que preencher fichas, nada. Só chegar.
Isso existe na escola da Luísa e é uma das iniciativas sustentáveis mais simples que qualquer escola poderia adotar.
No ano passado, primeiro ano de escola da Luísa, bateu aquele sentimento de mãe de primeira viagem: "poxa, a iniciativa é muito legal, mas queria comprar pelo menos os primeiros uniformes dela". E comprei. E gastei uma boa grana, porque coisa cara é uniforme, né. Modelitos de calça, sainha, vestido, camisetas, casacos. Achava tão lindo criança de uniforme e sonhava tanto com o primeiro uniforme da minha filha que resolvi comprar tudo novinho para estrear a vida dela na escola.
Mas, sonho alcançado, este ano foi bem diferente. Uma semana antes de começarem as aulas, o varalzinho da escola já estava cheio. Fui lá, sem medo de ser feliz, e peguei camisetas, calças e casacos de moletom. Muitas das peças que comprei no ano passado ainda serviam, então não comprei absolutamente nada. As que não serviam mais, pendurei ali limpinhas no varalzinho para outras famílias aproveitarem.
O varalzinho fica cheio o ano todo, para quem quiser. Podemos comprar novos todos os anos? Creio que a maioria das famílias que tem seus filhos ali naquela escola pode. Mas é necessário?
É ou não é uma ideia sensacional? Caso não tenha algo parecido, que tal vocês sugerirem essa iniciativa na escola dos seus filhos, que certamente tem na ponta da língua o discurso da sustentabilidade e do não consumismo?

A Carol também falou sobre o assunto nesse post aqui

36 comentários:

Paula Dreger disse...

Nossa Rô adorei a idéia!
Vou falar na escola da Bel. Esse ano já tive que comprar novos uniformes e gastei uma boa grana e os uniformes antigos que estão em ótimo estado, não tenho o que fazer.
Um beijo,
Paula

Janna disse...

Que idéia maravilhosa!!! Vou hoje mesmo comentar esse assunto na escola do Lucas... A gente fica sem saber o que fazer com os uniformes dos pequenos mesmo, né? E nada mais justo que fazer essas trocas...

Renata disse...

A idéia é excelente e é legal saber que já tem lugares em que ela funciona. Uniforme custa caríssimo, e no caso das crianças menores, perdem muito rápido e mtas vezes em bom estado. Não sei se tem algo desse tipo na escola da minha filha, acho que não porque outro dia precisei de uma camiseta meio em cima da hora e me indicaram a loja pra comprar...
Bjs!

Renata disse...

Nossa, Ro. Muito boa essa ideia!!! Amei!
beijos

Carol Passuello disse...

Que idéia brilhante!!!!!! Vou mandar esse mail pra diretora da escola dos meninos!
Bjs

Izabel disse...

Que idéia excelente!
Na escola da minha Luiza não tem nada parecido, esse ano ela passou para o 2º grau e o uniforme é totalmente diferente, lá fui eu comprar tudo novo e além disso ainda tenho em casa uma prateleira cheia dos uniformes usados até o ano passado que eu não sei que fim dar, afinal uniforme é algo complicado de doar...
Vou repassar a idéia, quem sabe alguma coisa muda!
Beijinhos

Bina USA disse...

Que delicia de ideia.
Acho que faria como voce...o primeiro uniforme eu compraria, mas os outros seriam do varalzinho mesmo.
Linda ideia!
Beijos.
Bina

Angi disse...

ÓTIMA INICIATIVA DA ESCOLA!
PARABÉNS!
bjs

Beta, a mãe disse...

Que idéia sensacional! Vou levar ela pra escolinha da Bia e ver se eles implantam. Acredita que eu já tinha pensado em algo do tipo? Beijo

Lia disse...

Adorei. Emília ainda não usa uniforme, mas quando ela entrar na pré-escola vou sugerir.

Dani disse...

Na escola onde meus filhos estudam isso também acontece. Aqui é a feira do troca-troca. E assim, como na escola da sua pequena, tb não precisamos preencher nada, muito menos pagar por nada.

Basta ter o cuidado e o carinho de levar os uniformes limpinhos.

Micheli disse...

Nossa, que super ideia! Adorei. Vou sugerir na escola, sim.
Beijos.

Flavia Bernardo disse...

Bela iniciativa!!
ADOREI!!!

Vou ver se passo a ideia adiante lá na creche do Arthur.
bjks
Flavia

Lu,mamãe do Deko e da Leka disse...

É muito boa essas ideias,meu filho foi para escola regurar esse ano fiquei como voce louca para comprar uniformes,eta coisa cara!kkk mas com 1 semana começou a chegar uniformes de outras crianças aqui em casa,como ele é o menor ganha dos outros coleguinhas,um repassa para o outro..beijinhos

Pequenos Modernos disse...

Idéia sensacional! Vou passar para as escolhinas que eu tenho contato com certeza!
Beijinhos!

Celi disse...

Ótima idéia! Se o uniforme está praticamente novo e em ordem que problema tem? Vamos aproveitar!
Beijos

Celi disse...

Ótima idéia! Se o uniforme está praticamente novo e em ordem que problema tem? Vamos aproveitar!
Beijos

Vanessa Ribeiro disse...

Rô,

Acabei de ler o post da Carol, e quando comecei a ler o teu pensei - Nossa, que coincidência gostosa, já que o assunto me interessa e muito.

Adorei a idéia do varalzinho, mas infelizmente aqui na escolinha do nosso little man não tem uniforme. O que sim tem, e eu adoro, é a festa da primavera, onde vendemos todos os brinquedos, livros e roupas usadas das crianças. Muita gente acaba permutando, o que é muito mais legal que vender né?

Adorei o post, muito legal tua dica.

Beijos
Van
www.coisasminhas.com

Raquel disse...

Boa! Vou sugerir na escola da Ana...
bj, Raquel

flavia bandeira disse...

Ótima idéia, muito bom...Meu filho estuda na escola onde trabalho e entre nós funcionários é comum...Só comprei as blusas porque temos que colocar o nome na frente, então não tem como aproveitar...

Sarah disse...

Adorei a ideia! Bento ainda não vai de uniforme, mas vou sim sugerir na escola dele. Muito bom mesmo.
bjos

Fe Piovezani disse...

como disse anteriormente, não só copiei como linkei lá pra escola da minha filha! que idéia linda!
beijos

Bianca disse...

Adorei a idéia!!!!!!!!!!!

Quando a ju chegar na idade escolar, tomara que a escoa dela tenha uma idéia boa destas!

Beijos

Kelly Resende disse...

Que idéia sensacional!!! Mas infelizmente não acredito que na escola da minha filha fariam isso, pq o povo lá é super consumista. Acredita que o uniforme de cada turma é de uma cor diferente e que as peças não podem ser usada no ano seguinte? Além disso cada peça custa uma fortuna. Eu tentei adiar a compra do primeiro uniforme, mas agora não tive como escapar. Pior que pretendo trocar de escola no ano que vem...
Abraços

Chris Ferreira disse...

Rô,
sensacional essa ideia.
Quando a Ana Luiza e a Sofia estavam na escolinha, eu sempre dava os uniformes para os filhos das funcionárias reaproveitarem. Eles estudavam na escola e nem sempre tinham condições de comprar os uniformes. Mas essa ideia do varal é fantástica. Vou sugerir lá.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Maura disse...

Nossa, que iniciativa bacana!!!
Tô passando pra contar que, enfim, voltei a blogar e postei umas fotinhos da minha filhota pra vcs conhecerem!
Um abç,
Maura, mamãe da Sophia

Nine disse...

Adorei essa idéia!
E tb li o texto da Carol!
Ainda não tenho filhos na escola, mas me lembro que quando eu era criança trocávamos desde uniformes até livros! Tudo era reaproveitado! Bom para o bolso e para a sustentabilidade, né? Mas hoje em dia...é feio comprar em brechó, é feio pedir roupa usada!
Parabéns para a escola e pela família de vcs por participarem deste projeto!
Beijos,
Nine

Coisas de mãe disse...

Nossa, que ideia bacana!!

Muito legal mesmo! A Luiza herdou os uniformes do Pedro, estão gastadinhos mas ela adora, pelo simples fato de ele ter usado!!

A escola do PEdro, que era a minha, não tem uniforme. Quando eu estudava lá, acho isto o máximo (não ter uniforme e poder ir com a roupa que eu quisesse). Agora que eu sou mãe, sou suuuuper a favor de uniformes!

E mais ainda deste varal!!

beijos

Pati

Bia disse...

Idéia/ação super bacana!
A escola da sua filha é uma inspiração!
bjs

MÃE DO GUI disse...

Que idéia maravilhosa!!!

Aqui bem que podia ter uma ideia dessas!!!

bjo

Fabiana disse...

Adorei!! Vou levar a ideia para a escola das meninas!
bjs
Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Júnia disse...

Adorei esta ideia!!! Compartilhar é o futuro, não tem jeito. Aproveitando, qual é a escola com uma iniciativa tão bacana? Bj, Júnia
maebarriga.blogspot.com

Paloma, a mãe disse...

Sensacional mesmo, Rô! Sabe que eu propus isso na escola particular da Ciça e não me deram nem ouvidos (ainda devem ter me achado louca e pobre)? Vou sugerir na pública, embora lá muitos pais já façam isso informalmente.
E, quando ela decidiu fazer judô, recentemente, corri a um brechó para comprar o quimono. Amo brechós!
Beijos

Ananda Etges disse...

Muito bacana, Roberta!

Na minha faculdade tinha um projeto parecido, mas com livros. Era o "Passe depois de ler" ou algo assim. Tratava-se de uma estante onde as pessoas colocavam livros e revistas que já tinham lido. Quem quisesse podia ir lá retirar. Também não precisava registrar nada, era da boa vontade de cada um. Porém não deu certo... uma pena. Depois de algumas semanas a estante ficou praticamente vazia e acabaram com o projeto.

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/

Flavia disse...

Sensacional! Tenho pensado muito nisso, no que é realmente necessario, aqui na Espanha esta tendo um movimento fortissimo anti-consumismo, e quanto mais me informo, mais gosto e me dou conta do quanto posso mudar em prol de um futuro melhor.

Adorei!

bjs

Priscila disse...

Amei a ideia!!! Vou dar a dica na escola das meninas!!! Amei!