terça-feira, 24 de maio de 2011

Um dia de professora

A escola da Luísa tem uma atividade muito interessante envolvendo os pais. É o que eles chamam de "Sei fazer, quero ensinar" (ou algo parecido com isso). Você pode ir lá, no dia combinado com a professora, e fazer qualquer atividade com as crianças da sala. Artesanato, culinária, contação de história, brincadeiras, falar sobre uma profissão, qualquer coisa é válida, por mais simples que seja.
No ano passado, com a minha gravidez e depois nascimento da Rafaela, eu fui postergando, postergando e acabei não realizando a atividade na escola. Cada vez que eu via no portfólio da sala dela a foto de uma atividade com uma das mães, eu me sentia super culpada e em débito com a Luísa (culpa? oi?)
Para me redimir, na semana passada fui lá inaugurar as atividades do ano. Parece uma coisa muito simples, e de fato é, mas engraçado como dá um certo nervosismo. Sei lá, é responsabilidade agradar a criançada, né? Ainda mais na frente do seu filho. Tem que fazer bonito. (Se bem que eu acho que nessa idade eles sentem orgulho de qualquer jeito)
Depois de muito pensar no que fazer, resolvi fazer uma atividade culinária. Mas como a mão na massa não é tanto o meu forte, apelei para a arte na culinária. Fizemos cupcakes em casa (também conhecidos como mini-bolinhos de chocolate, muito prazer) e levei um monte de tranqueiras pra criançada colocar na cobertura e depois levar pra casa (creme de avelã, marshmellow, M&Ms e granulado preto e branco). Mandei um e-mail avisando as mães que a atividade iria sair um pouco do cardápio saudável da semana e liguei para uma das mães cuja filha tem restrições alimentares. Tudo liberado.

Na noite anterior à atividade eu estava tensa. Ficava pensando no que ia falar, em quais brincadeiras iria fazer. Mãe é tudo besta mesmo, né? Acordei no meio da madrugada com uma história na cabeça, anotei tudo e voltei a dormir.

Chegou o dia D e eu fui cedo pra escola pra me preparar. Na hora da atividade, quem foi me buscar na secretaria pra me levar para a sala foi a própria Luísa, toda tímida e orgulhosa.
Sei que deu tudo certo. Eles estavam todos ansiosos me esperando. Antes da atividade, inventei uma história sentada numa daquelas mini-cadeiras da sala. Falei que um rei ia dar a "Festa do Chapéu" no seu reino e que ele tinha convidado todos os personagens (homem aranha, branca de neve etc,). As crianças iam me ajudando a lembrar os nomes dos personagens. Todos iriam com seus lindos chapéus à festa, menos um: o bolo de chocolate. Era o único que não tinha chapéu para ir à festa do rei. Então eles teriam que me ajudar a fazer o chapéu do bolo que eu tinha levado lá.
Foi super bacana e interativo. Eles adoraram. A coitadinha da amiga da Luísa que tem restrições alimentares comeu metade do bolo ali mesmo. Outro colocava uma colher de M&M no bolo e outra na boca. Delícia poder fazer uma bagunça dessa de vez em quando também, né? Depois coloquei numa embalagem pra eles levarem pra casa.

Ao final daquele dia, eu fiquei pensando: por que não fui fazer isso antes? Se a Luísa ficou feliz, eu fiquei mais ainda. Foi realmente incrível participar daquele mundinho dela um pouco. Me senti mais importante do que em qualquer apresentação para 500 pessoas que eu já fiz na vida. Uma sensação indescritível.

23 comentários:

Sheila disse...

Oi Roberta!
Sou nova aqui no seu blog.
Me emocionei com sua descrição do dia de professora, fiquei imaginando como foi.
Realmente deve ter sido um dia inesquecível.
Pena não ter este tipo de atividade na escola das minhas filhas.
Beijos
Sheila
http://querersemprebem.blogspot.com/

Roberta Lippi disse...

Comentário enviado por e-mail:

“Que invejinha da atividade na escola da Luísa!

Que invejinha de você na escola!!!!!!! Snif....”


Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Fe (Fernanda Piovezani)

Bina USA disse...

Pode ter certeza que a Luisa vai lembrar pra vida inteira!
Beijos enormes.
Bina

Paula disse...

Adorei a ideia da escola. É muito bom poder participar da vida dos nossos filhos fora de casa... minimiza um pouco a sensação de perda da exclusividade na vida deles (que começa quando saem das nossas barrigas!). Parabéns pela desenvoltura no novo papel!
Abraços,

Flavia Bernardo disse...

Nossa..mãe é tudo boba mesmo! Fiquei emocionada com a historia do Rei, chapéu e tudo mais!
Que bacana isso! Adoraria que na escola do Arthur tivesse algo parecido! Iria amar participar de algumas horinhas do dia a dia escolar dele. E tb iria ficar nervosa, não tem como, né? Afinal nao queremos fazer feio na frente de nossos filhos e amiguinhos!

Bjao
Flavia

Celi disse...

Aposto que a Luísa ficou toda orgulhosa da mãe. Que delícia que é participar dessa maneira da vida de nossos filhos.
Você foi muito criativa. Além da culinária teve também história (toda uma introdução para o momento) rs
Que bacana!
Um beijo.

Sarah disse...

Que demais Roberta! Adorei sua iniciativa e sua sensibilidade. A ideia da historinha para completar a atividade foi demais. Luísa deve mesmo estar orgulhosa!
beijo
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Paloma, a mãe disse...

Acho que eu também ficaria super nervosa, mesmo já tendo dado aula para adolescente. É que, quando nossos filhos estão no público, a sensação é de que nada pode dar errado, né? Queria ver fotos, tem?
Beijos

Bianca disse...

Oi Roberta!
Que legal essa atividade!!!Uma iniciativa da escola muito bem bolada, mas vc tb foi ótima com a história. Parabéns!!! beijos

Meriellen disse...

Deve ter sido um dia maravilhoso mesmo, estar com crianças é sempre mto bom,,, bjo
Meri
http://meriellen-meumundinho.blogspot.com/

Micheli disse...

Que delícia, isso!
Acho que esse tipo de iniciativa é tudo de bom para integrar a família e a escola. Fico imaginando o orgulho da filhota. Isso não tem preço!
Adorei a criatividade da atividade e história.
Beijos.

Dani disse...

Que delícia, Rô.
Cada dia mais fico fã dessa escola... a Helena vai para lá certeza!
Beijos

Ivana - coisademae disse...

Muito legal Rô!!! Me deu até vontade de propor uma atividade como essa na escola das meninas!!! Que massa, adorei!

Bjos!

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Nossa, que atividade bacana! Queria que na escola da Ana tivesse esse tipo de interação entre pais/escola/alunos! A-do-rei! Aposto que foi super divertido!

Li disse...

Adorei isso que a escola da sua filha faz!
Imagino que legal que deve ser participar assim ativamente da escola da sua filha!!!
Parabéns!!!

Beijos!

Lívia.

Renata disse...

Rooo, que máximo essa atividade. Eu amei a historinha que vc inventou pra colocar a cobertura dos bolinhos, super criativa e interativa.
Parabéns!!!!
beijinho

Camila disse...

Que delícia, Rô! Adoro as escolas que oferecem esse tipo de participação dos pais, muito bacana!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Kelly Resende disse...

Oi Roberta, na escola da Clara tb tem essa atividade como parte do mes da maternagem. Eles já me mandaram recados e até hoje eu não fui, pelo mesmo motivo que vc, fico nervosa, com medo de não conseguir agradar a criançada, ainda mais que a turminha é de um ano de idade... Pior que como ela é do integral chamaram pra ir de manhã e a tarde. Estou louca pra ir mas ao mesmo tempo sem criatividade. rssss
Sua idéia foi ótima, a historia melhor ainda, parabéns!
Beijos

Rosi disse...

Luísa com certeza nunca esquecerá o que vc fez por ela e seus amigos. Parabéns!!!!!!!!!!!

Fabiana disse...

Passei por uma experiência assim quando a Juju tinha 4 anos. Foi uma comemoração do Dia das Mães... cada mãe tinha que ir em um dia realizar alguma atividade. Fiquei SUPER nervosa quando recebi o convite. Mas adorei estar entre eles! Eu levei figuras para colorir e um estojinho de lápis de cor para cada um... tudo dentro de um saquinho. Ficou um mimo bem bacana! Cheguei dizendo que era comemoração para o dia das mães, mas eu que ia dar presentinhos! Eles adoraram... e depois eu fui passando de mesa em mesa #metidaaprofessora, olhando o trabalhinho de cada um e aproveitando para saber um pouco mais sobre cada coleguinha da Júlia. Foi muito emocionante!!
Sua ideia foi ótima e minha pequena confeiteira teria amado a experiência!
bjs
Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Jeice disse...

A-DO-REI!Parabéns por excelente idéia e por ter tido a coragem para colocá-la em prática. ;)
Jeice

Tathyana disse...

Eu iria amar essa atividade e com certeza seria de culinária. vou sugerir para o ano que vem na escola da alice.

bjs.

Liege Albuquerque disse...

Q lindo, roberta. queria q a escola da cacau fosse mais interativa assim....bjs