quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mãe panda


Essa semana eu estou assim, parecendo um urso panda. Olheiras no pé, me arrastando. O motivo? Um acúmulo de noites mal dormidas, evidentemente.
Ainda não consegui identificar claramente se é apenas por causa do dente que está nascendo ou se há outros fatores envolvidos (como a ansiedade de separação que começa por volta do oitavo mês), mas o fato é que a Rafaela anda acordando demais à noite e meu sono tem sido ultramegahiper interrompido. A cada duas horas, mais ou menos (mais para menos do que para mais), ela chora. Está bem pior do que quando ela era recém-nascida, eu diria, período que foi um sossego.
Às vezes coloco a chupeta e ela volta à dormir, às vezes dou o peito e ela dorme. Mas nem sempre é assim. Algumas vezes ela fica berrando e reclamando de alguma coisa que ainda não consegui identificar. A gente sempre pensa que é o dente, já que a serrinha está despontando, mas em alguns momentos parece choro de cólica, outros é só manha pra ficar no colo mesmo.
As últimas reclamações, inclusive, têm sido contra o peito da mamã. Sinto que ela está querendo desmamar, mas tenho insistido. Ontem ela mamou às 6h30 da manhã e só aceitou o peito de novo umas 4 da tarde. E o pior é que nem sempre ela quer a mamadeira com NAN (que eu tive que começar a dar no começo do mês pra complementar, depois que parei de tomar o remédio que ajudava a aumentar a produção de leite). Ontem passou esse intervalo todo só com suco e papinha, sem leite. Ou seja, tá tudo uma zona por aqui. Alguém que está com filho nessa idade (7/8 meses) está passando por algo parecido pra me dar uma luz? Já não me lembro mais como foi com a Luísa nessa época.
Vou ali tirar um cochilo e já volto.
PS. Onde está o Wally nessa foto? Ahã!! Peguei essa imagem no Google e esse Wally veio de brinde rsrs.

23 comentários:

Suzi disse...

Olá, Boa tarde :)

Sou estudante de jornalismo e gostaria muito de falar com você por e-mail para uma matéria. Aguardo a resposta. muito obrigada!

ps: adorei o blog, parabéns!

Roberta Lippi disse...

Oi, Suzi, pode mandar um email para roberta.lippi@hotmail.com

Paloma, a mãe disse...

Rô, Clarice estava igual. Semana passada, quando o segundo dente despontou, melhorou. Mas continua acordando de 1 a 2 vezes à noite e acordando muito cedo, coisa que não fazia desde os 2 meses. Acho que é dente + ansiedade da separação, ou seja, é fase.
Quanto a não querer mamar, acho que pode ser dente também, mas acho que vc deve insistir mesmo, já que ela também recusa o Nan.
Beijos

Anônimo disse...

Olá Roberta,
tb me chamo Roberta e minh filha, Beatriz, com 7 meses está assim... acordando toda hora. Pior que começou agora a frequentar berçário, já que voltei a trabalhar e não sei qdo podereifazer alguma 'intervenção' para tentar voltar a ter noites com um pouco mais de sono. Por hora, cama compartilhada para dar conta do recado...

Dani disse...

Ro, mais uma se apresentando. A Helena nunca dormiu assim beeeeem. Mas lá por volta dos seis - sete meses estava emendando seis a sete horas consecutivas com bastante frequencia.
Pouco antes de completar o oitavo mês, minha amiga, a coisa desandou de um jeito... que eu estou completamente panda.
Ela acorda VÁRIAS vezes por noite, chega a acordar de hora em hora. Faz uns berreiros inacreditáveis, chora de um jeito que ela não chora durante o dia (berra mesmo), tenho que esperar ela acalmar um pouco antes de dar a chupeta, para você ter uma idéia.
Tem dias que fica acordada uma hora, uma hora e meia (das 03 às 04 da manhã é um dos horários preferidos, legal, né?). Ofereço o peito e ela não pega, ou seja, não é fome. Detalhe: nem sinal de dente.
Esta semana o Daniel está viajando e não tem ninguém para dividir as madrugadas comigo. Então eu mandei beijo para a Encantadora de Bebês e tenho levado ela para dormir comigo na minha cama. Assim, quando ela começa a gritaria pelo menos eu não preciso levantar...
Tem acontecido a mesma coisa com uma amiga cujo filhotinho nasceu no dia 14.08. Deve ser um surto coletivo bebezístico...
Em relação à alimentação, aqui estamos assim:
6h - peito
09h - fruta
11h - papinha salgada + fruta
13h - peito
16h - fruta
18h - papinha salgada + fruta
Depois disso, só mama no peito lá pela meia-noite e de novo às 06 da manhã (como eu já disse, se no meio da madrugada ela acorda chorando e eu ofereço o peito muitas vezes ela nem pega). Então nem achei tao longo este intervalo de dez horas da Rafaela sem mamar... a Helena normalmente fica onze horas sem mamar (tá certo que é a noite, mas ainda assim são 11 horas) e ok.
Vou acompanhar os comentários torcendo para alguém ter uma fórmula mágica (nem precisa ser tão mágica assim) para estas criaturinhas dormirem, porque aqui a coisa tá feia também.
Beijos!

Tchella disse...

olha só, acabei de postar sobre isso, hehehe a pediatra do Lucas seeempre me falou que no oitavo mes eles viram uns reloginhos cuco despertando de hora em hora só para olhar para nossa cara, saber que a gente está ali. a noite o luquinhas está bem, mas as sonecas do dia... claro, nem posso reclamar afinal é de dia e ai é td mais facil, mas ele tá dormindinho e acorda aos berros na soneca, vou lá as vezes ele está com os olhinhos fechados e chorando... eu só faço shhh e ele volta a dormir, dai 3 minutos a mesma coisa, e assim vai... ateh q uma hora a soneca engrena...

Lia disse...

Aqui: http://sacodefarinha.blogspot.com/2010/09/sono.html

e aqui:
http://sacodefarinha.blogspot.com/2010/10/ta-ruim-mas-ta-bom.html

Sidentificou? A solução aqui foi a cama compartilhada.

Depois que eu engravidei, deixei as madrugadas por conta do marido e Emília foi acordando cada vez menos. Hoje ela dorme 9h seguidas em seu bercinho gloriadeus! Foram mais de 4 meses de perrengue, mas como tudo na maternidade, passoooou!

bjos e boas noites

Uma Mae das Arabias!!! disse...

Ola querida,

Passei exatamente por isso, na mesma epoca que vc.

Eu falava que o Kassem era o parecia o resultado parcila da telesena...de hora em hora ele acordava.

Virei um zumbi

No meu caso acho que não estava sabendo ajuda-lo a dormir.

Acho que o peito "prejudicou" um pouco o sono continuo.

Alias tenho uma historia grande sobre sono, ou melhor a falta dele.

Não sei se vc viu, mas ate participamos do quadro "De pais para filhos" do Programa Hoje em Dia. O video esta la no meu blog.

Força ai!!!

Sucesso e uma bela noite de sono!

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Carol P disse...

Quando minha filha comecou com os solidos e ja estava comendo quase tudo, davamos 3 mamadeiras por dia manha tarde e noite.
Quanto ao sono, relamente nao passamos por isso, nao ajudar.
bj Carol P
www.motherlovedatabase.com

Cleide Ana Rota disse...

Amiga; estou passando pelo mesmo problema! Heloísa que tem hoje 10 meses corridos mas 8 meses corrigidos (pela prematuridade); ganhou 5 dentinhos no mês passado, eles resolveram nascer todos de uma só vez... Até hoje ela ainda está chatinha mas já está voltando ao normal! Bom; nesse período eu também cheguei a imaginar que fosse outra coisa, mas eram eles; os benditos dentinhos... Parou de mamar direitinho, não tomava mais água (ela bebe muita água), e não dormia mais a noite; chorava de hora em hora. Quer saber o que eu fiz? Quando percebia que ela estava muito aborrecida e com a cabeça quente (mesmo sem febre), dava tylenol e ainda passava nenêdent antes dela dormir... Aliviou muito o nervosismo da Heloísa. Agora ela já voltou a mamar direitinho e já tem noites que dorme direto novamente. Ela vai pra cama às 20hrs e fica até 7h30m; nesse intervalo dou mamadeira de NAN com mucilon às 23hrs, com ela dormindo, e coloco a fralda noturna; depois ela mama novamente às 5hrs dormindo. Ela só mamou no peito até o 3º mês por causa do período na UTI, mas aceitou muito bem o NAN com engrossantes. Hoje ela ainda toma 6 mamadeiras por dia mas já come um pouquinho de tudo (almoço, café da tarde e janta); feijão, macarrão, batata, todos os tipos de verduras, pães, bolachas... Qualquer coisa me chama; mil beijos com carinho.

http://www.closetdahelo.blogspot.com

Juliana disse...

Roberta,
li seu post sobre as crianças adorando brincar com controles remotos e celulares outro dia e olha o que me aparece hj:
http://www.roteirobabybrasilia.com/2011/04/fisher-price-lanca-brinquedo-para.html
Será que vai funcionar? Tomara, pq o Tomás ama meus celulares.
bjo.

Eleonora Monticelli disse...

É duro, né? Mas eu acho que deve ser o dentinho sim... o Frederico tb ficou assim uns dias atrás por causa do dente nascendo! Fiquei só o pó... Depois melhora...
Ri mto com essa foto do panda, muuuitos dias me sinto a própria panda tb! E o Wally? kkkkk... ri mais ainda :)
Bjocas e força aí que daqui a pouco passa!
http://cegonhatrends.blogspot.com

rafaella (rafaella_vl@hotmail.com) disse...

Tenho um filho, o Leonardo, com 4 meses e meio, ele está assim, acordando de instante em instante!! a gengiva dele está bem branquinha, nunca tive um filho antes, ai como TUDO as pessoas dizem que são os dentes, eu imagino que essa irritação dele seja o dente! Me indicaram um pomada fitoterápica, mas não tenho coragem(sou contra remédios - só em ultimo caso!) Ele já não aceita mais meu peito desde o 3 mês(chorei TANTO, queria ter amamentado pelo menos até os 6 meses). somos duas mães pandas, querendo dormir e fazer nossos filhotes chorar menos!
Adorei seu blog, PARABÉNS!!

beijos,
Rafaella

rafaella (rafaella_vl@hotmail.com) disse...

Tenho um filho, o Leonardo, com 4 meses e meio, ele está assim, acordando de instante em instante!! a gengiva dele está bem branquinha, nunca tive um filho antes, ai como TUDO as pessoas dizem que são os dentes, eu imagino que essa irritação dele seja o dente! Me indicaram um pomada fitoterápica, mas não tenho coragem(sou contra remédios - só em ultimo caso!) Ele já não aceita mais meu peito desde o 3 mês(chorei TANTO, queria ter amamentado pelo menos até os 6 meses). somos duas mães pandas, querendo dormir e fazer nossos filhotes chorar menos!
Adorei seu blog, PARABÉNS!!

beijos,
Rafaella

Cristiane Mota disse...

Uso Nenem dente no Bernardo e foi uma boa solucao para os dentes - nao para dormir, pq ele adora me chamar a noite mesmo...rs...

Fabiana disse...

Minha Joana de 6 meses tem me dado problemas à noite também. A última, inclusive, devo ter dormido umas 2 horas consecutivas no máximo. Acho que era nariz entupido... mas cada noite eu "acho" que é alguma coisa diferente e a pediatra só diz que é normal. Hum... tô morta de sono!rs

Boa sorte pra vcs!
Beijos
Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Margarete Ricciotti disse...

Oi, Roberta...
Nossa, o Théo, que hoje completa 9 meses, está assim tb. Com uma irritabilidade que vem não sei de onde e acorda muiiiiiiiitas vezes por noite. E em várias delas quer ficar brincando às 3h, 4h da manhã... Como estou sem trabalhar, não por opção, tento dar conta sozinha do recado, sem atrapalhar o sono do meu marido. Mas é quase impossível, já que os berros do meu pequeno devem acordar quase a vizinhança toda.
Para ajudar, o Théo caiu da minha cama na semana passada, ganhou um olhinho roxo e estou com um sentimento de culpa que anda me corroendo... E todo mundo apontando o dedo na minha cara, né? Fomos ao pronto-socorro na mesma hora, mas está tudo bem, graças a Deus. Não sei se o tombo, os dentinhos - ele já tem os dois de baixo - ou a tal ansiedade de separação têm contribuído para os choros noturnos, só sei que tb ando cansada e com olheiras de panda. Ah, esqueci de contar que o Théo tb está dando os primeiros passinhos, claro que com a ajuda da mamãe. Mas já engatinha sozinho pra todo canto e vive atrás de mim na cozinha... rs
Quanto às mamadas, o meu filho tomou complemento desde muito cedo pq meu leite demorou a descer. No peito ficou até os 6 meses. Mas ele não aceitou bem o NAN e eu entrei com Aptamil, por indicação do pediatra. Deu super certo. Hoje, tb por indicação do médico, ele já toma leite Ninho. Fale com o (a) pediatra e pergunte sobre o Aptamil. É um pouco mais caro, mas deu resultado.
Bom, vou terminando por aqui, mas queria dizer que vc ganhou uma leitora assídua. Tb sou jornalista e, quem sabe, não nos cruzamos por aí.
Um beijo pra vc e outro pra Rafaela.

Roberta Lippi disse...

Margarete, que atire a primeira pedra a mãe cujo filho nunca caiu da cama, do berço, do carrinho ou whatever. Se não aconteceu, um dia vai acontecer alguma coisa e ela se sentirá culpada. Não tem jeito. Luísa caiu do carrinho aos 5 meses.
A Rafa ainda não caiu e espero que não caia, mas sei que pode acontecer. Quem apontou o dedo na sua cara? Conta aí que a gente vai lá dar uma bronca.
beijo

gravidez: milagre da vida disse...

Nessa noite, foi a minha vez! Acordei cerca de 5 vezes para colocar a chupeta, fazer carinho e esperar a Duda, minha filha de 6 meses (amanhã!), voltar a dormir... Acho que isso sim é maternidade real - quase toda família passa por isso, se não for todas! A Duda sempre dormiu muita bem, mas, agora, acho que acorda só para olhar pra mim mesmo. Beijo, Juliana.

Margarete Ricciotti disse...

Hehe, gostei de ganhar uma amiga virtual. Ah, todos que ficam sabendo apontam o dedo, né? Avós, amigos... E como vc disse, a culpa é inevitável... Mas estou tentando fechar os ouvidos para algumas críticas. É que dou muita bola para isso, sabe? Me sinto péssima mãe fazendo certas coisas...
Mas, após comentar este post, fui descendo e li "Verdades e maternidade real". Amei ainda mais o blog por isso e indiquei no meu facebook para as amigas-mamães...
Como estou sem trabalhar, e minha TV fica ligada quase o dia todo no Discovery Kids, também preciso de um tempo na internet para me distrair e ficar "antenada" ao mundo fora da realidade materna. E me culpava por isso... Enfim, me identifiquei com VÁRIIIIIIIIIIAS coisas que vc escreveu e digo, mais uma vez, amei ter encontrado este canal de comunicação.
Obrigada pela resposta e beijo.

Mariana disse...

Meninas, tenho um filhote de 9 meses e há um tempinho também por esse problema, tava ficando louca já... Joao Gabriel acordava de hora em hora pra nada!!!! dava leite e ele nao queria muito, e aí eu seeempre levava pra minha cama, era muito mais fácil pra mim né... mas aí a coisa foi aumentando, aumentndo e ele começou a acordar mais e mais durante a noite, e eu começei a notar que o que ele queria mesmo era estar no quentinho da cama dos pais, mas aí decidi cortar de vez isso, nao tiro mais ele do quarto de jeito nenhum, e to tentando deixar até ele no berço, as vezes ele chora chora, mas eu tenho que ter sangue frio mesmo, pq nao é nada!!!!! mas enfim... hoje tá 90% melhor, e ele já teve uns dias de dormir a noite toda, ou entao acordar só uma vez rapidinho pra tomar leite e volta a dormir. eu agora estou no processo de tirar esse leite da madrugada caso ele acorde, vamos ver no que dá.
beijo a todas..
ps.: somos guerreiras viu!!!!!

Chris Ferreira disse...

Oi Rô,
espero que seja só o dentinho mesmo.
Eu aqui não aguentava essas noites mal dormidas e coloquei para dormir na minha cama.
Até hoje falo isso quando quero dormir até mais tarde. É impressionante. A Sofia acorda todos os dias às 7:30. Hoje por exemplo, eu dormi com ela na minha cama. E sabe a que horas a menina acordou? Às 10:00. Por isso, final de semana é na minha cama. Eu quero e preciso dormir.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Camile Ely Gomes disse...

Roberta e gurias da rede... a Isabella está com 08 meses,com dentinhos nascendo e também, acordando na média de 2 em 2 horas. Segundo nosso pediatra, os bebês nessa fase tem realmente uma dificuldade para dormir e nao existe fórmula mágica... tentar criar uma rotina, dormir mais tarde. A Isa sequer chora e as vezes nem acorda direito, parece q está em transe sabe? às vezes dou o peito outras nao, mas com certeza... um dia isso passa! O bom é saber q acontece com quase todo mundoe que podemostrocar nossas experiencias! BJs e uma ótima noite de sono pra todas nós!