terça-feira, 1 de março de 2011

Sucos de caixinha

Todo mundo sabe que suco de caixinha é considerado um vilão na alimentação infantil por conter muito açúcar (inclusive os sucos de soja). Mas também sabemos que o suco natural tem seu problema de tempo de validade e armazenamento, então não é pra todo lugar que dá pra carregar o suco fresquinho. E aí o suco de caixinha acaba sendo a opção mais prática para o lanchinho quando não dá pra ter a opção natural (em casa ela toma suco natural ou água e raramente toma suco de caixinha, e na escola toma suco de polpa).
Mas há duas sugestões de sucos em caixinha que foram recomendadas pela antiga pediatra da Luísa por não conterem açúcar e nem corantes/conservantes e que eu tenho sempre aqui em casa: água de coco (de qualquer marca) e o suco de maçã da Yakult (ingredientes: suco de maçã concentrado, água filtrada e aroma natural de maçã). Tudo bem que o preferido da Luísa continua sendo o eterno suco de uva, que eu também libero de vez em quando, mas sempre dou preferência a essas outras opções um pouco mais "saudáveis", especialmente durante a semana. Fica a dica. Se alguém tiver outras opções pra acrescentar, fique à vontade nos comentários.

30 comentários:

Mariana disse...

Aqui no RS as pediatras recomendam: Suco Suvalam da caixinha branca, 100% sem açucar! Totalmente natural.
Tem de uva, maçã, misto, todos uma delicia!
Beijocas

Ana Paula disse...

Sonho com o dia em que ouvirei espremedores e liquidificadores a toda velocidade nas escolas das crianças, batendo e espremendo frutas fresquinhas para a hora do lanche. Ótimas dicas, eu não sabia sobre este suco de maçã. Beijos

Paula Dreger disse...

Oi Rô,
Sempre compro esse suco de maça. Bel adora!
Ela nao gosta de agua de coco, mas sempre tenho um suco em maos.
beijos

Beta, a mãe disse...

Oi Ro, na verdade suco nem é tão bom assim pra criança nem adulto. Eu senti isso na minha própria pele, quando engordei pacas tomando um suquinho de manhã e outro a tarde. A médica das crianças recomenda a fruta mesmo. Por que num copo de suco vão de 4-5 frutas e ninguém consegue comer tanto. Por isso aqui eu não dou suco pros pequenos não e água de côco só da natural mesmo. Eu sei eu sou chata, mas sou assim até comigo. Beijos

Flavia Bernardo disse...

Adorei a dica!!!

Izabel disse...

Sabe que muita gente não sabe do veneno que são os sucos de caixinha?
Digo isso por experiência própria, eu não sabia e quando descobri vi que várias outras mães também não sabiam.
Claro que isso aconteceu uns anos atrás, quando a internet não era uma fonte informação tão boa como hoje e eu não fazia parte desse universo tão rico como a blogosfera materna!
O que aconteceu comigo foi o seguinte:
Tenho uma filhota que desde pequena sempre esteve muito envolvida com esportes e precisava de líquidos para os treinos e a mãe inocente(burra), que amamentou exclusivo até os 6 meses e tentava fazer tudo certinho, achou que os sucos de caixinha eram uma opção prática e saudável, já que fazem tanta propaganda que são naturais, até que em um exame de rotina descobri que a magrela da minha filha que nunca ficava doente e praticava esportes e parecia ter ser muito saudável estava com a taxa de açúcar nas alturas e o vilão?? Ele o suco de caixinha!!
Tive que aprender na marra, da pior forma, vendo minha filha ter problemas e sendo obrigada a cortar de uma vez várias coisas que ala adorava comer para seguir uma dieta restritiva por um bom tempo.
Hoje tudo ficou no passado, ela não tem mais nenhum sinal de diabetes e nenhuma restrição alimentar.
Aprendi a ler rótulos e principalmente não acreditar em tudo que dizem por ai!
Parabéns. Ótimo post!
Beijos

Paloma, a mãe disse...

Rô, o problema dos sucos de cauixinha não é só o açúcar, mas o sal (sódio), além de corantes, acidulantes, conservantes e muitos outros químicos. Eu tento evitar, mas é claro que de vez em quando rola (para a Ciça, para a Clarice nem pensar). Agora, para a escola, dá para conservar o suco natural numa garrafa térmica metalizada.
Beijos

Roberta Lippi disse...

Paloma e Ana Paula, por sorte a escola da Luísa fornece o lanche, e eles tomam suco natural (polpa). Então os suquinhos ficam só pro final de semana mesmo e de vez em quando durante a semana quando tem alguma atividade.

Fernanda disse...

Eu tbm sigo a mesma que vc! Suco de caixinha só se for esse de maçã ou, então, um que se chama Ceres (importado). Tem de várias frutas, sem açúcar e sem conservante. O Felipe AMA o de lichia e confesso que é meu preferido tbm. Veja se vc consegue encontrar... É uma boa dica pra mudar o sabor sem estragar tudo!

Tathyana disse...

De vez em quando rola sim. Mas tendo a opção do natural ele é sempre o preferido. Eu usava o Suco Mais de maçã que não tinha açúcar e nem conservante, até ele ser comprado pela Coca Cola e eles acabarem com ele.

Bjsssssssssss

Thaís Rosa disse...

o preferido do caio também é o de uva, e eu compro os integrais, que são pura fruta, sem açúcar, sódio, corantes ou conservantes. São poucas as opções em embalagens pequenas, mas existem (garrafinhas). Mas o que faço, quando ele quer o de uva, é diluir um pouco em água e colocar em um copinho com válvula.

Viviane disse...

Obrigada por compartilhar essa informação tão importante!
O Enzo por enquanto adora água de coco, mas mesmo ela dizem que a natural tem mais nutrientes do que a da caixinha. E os sucos evito ao máximo.
Beijim

Andrea Nunes disse...

Ro, aproveitando teu post sobre coisas legais para nossos filhotes te convido a dar uma passadinha no meu blog e aderir a briga contra a Cereser que lançou no mercado a tal Spunch, uma "champanhe" para crianças
o post é esse:
http://andreanunes.blogspot.com/2011/02/champanhe-para-criancas-e-uma-visita-ao.html

beijoca

Jussara disse...

Oi, Roberta,
Me desculpe, mas essa pediatra está equivocada. Água de coco em caixa tem sim conservantes e acidulantes, do contrário, como ela iria ficar ali , sem estragar, por tantos meses? E esse suco da Yakult, por mais que diga que não tem conservantes, eu duvido muito que não tenha. É a mesma lógica da água de coco. E é só olhar o que acontece na prática qdo fazemos suco em casa: mesmo na geladeira, em poucas horas ele estraga. Estragaria tb dentro de uma caixa SEM conservantes.
Mas isso não é uma crítica contra os sucos de caixa, tudo o que é industrializado leva conservantes em maior ou menor grau, e não estamos livres deles. Só acho estranho uma pediatra alegar isso.
Bjs.

Mariana Della Barba disse...

Por sorte, a escolinha do Theo tem espremedor de frutas. Então, mando uma ou duas laranjas e boa (pode mandar limão também). Fora da escola, tento evitar os sucos de caixinhas, mas nem sempre é possível. Esse de maçã ele adora, mas tem muito sódio. Os de soja costumam ter menos sódio do que os outros, mas não é regra...
bjo

Renata disse...

Bia toma mais suco de caixinha do que eu gostaria. Na casa dos avós sempre tem, e na rua vira e mexe acabamos comprando. Sei que não é saudável, assim como qualquer coisa industrializada, e ainda fico pensando se é melhor ela parar ou se ainda compensa continuar tomando, já que não dá pra fazer suco natural toda hora...

Carol P disse...

Aqui em Londres nao dao suco na creche e nos nao damos muito em casa tambem, sempre ensinamos q agua eh o mais importante. Mas quando estavamos no Brasil, dava agua de coco, essas de shopping q abrem o coco e tiram agua na hora. Aqui compro agua de coco e smoothie de frutas em caixinhas,damos de vez enquando ou mesmo smoothie feitos na hora na rua. Mas como a C gosta muita de fruta, preferimos dar a fruta ao suco. Acho mais saudavel e assim mantemos o habito de beber agua nas refeicoes q nos tambem temos.
bj

Lia disse...

Adorei a dica do suquinho da Yakult. Tem também uns sucos de uva (lá que a Luisa adora) integrais, sem açúcar ou conservantes, embalados à vácuo e que duram bastante tempo. Alguns inclusive são orgânicos. Normalmente as garrafas são grandes, 1L ou mais, mais tem umas de 500ml. Em todo caso, pra piqueniques é uma boa pedida. Ou pra ter em casa praqueles dias em que estamos com preguiça de espremer laranja (ou quando acabou a laranja).
Bjos!

São Paulo disse...

Roberta, a Catarian tbm toma muito do suco de maçã e tbm tem um de laranja da marca Fazenda que tbm não tem açucar nem conservantes, costuma ficar nas geladeiras dos super. É ótimo e tem tbm caixa grande pra nós!
bj

Ana disse...

ops, comentei com a conta errada. o comentário acima é da Ana

Ana Paula disse...

Roberta que ótimo a escola da Luísa fornecer um suco feito na hora. Infelizmente para os meus isso não ocorre. Tanto se fala de obesidade infantil, diabetes, bisfenol, mas infelizmente são raras as escolas comprometidas com educacão alimentar dos nossos pequenos. Claro que o exemplo é em casa, mas acho que poderiam reforcá-lo. Beijos

Patricia disse...

Além desses que vc mencionou (e que são as únicas exceções para a caixinha) eu dou o suco de uva integral diluído em água e pouco açúcar. Não estraga na garrafinha da escola e é bem melhor do que os que já vem adoçados.

beijos

Lu Terceiro disse...

Rô,

Nas situações que não rola levar suco fresco, infelizmente até hoje não achei muitas opções. Costumo comprar o Native (http://www.nativealimentos.com.br/pt-br/produtos/suco-de-laranja-organico/), tem laranja e maracujá, mas este último tem açúcar. Os Sucos do Bem também são uma iniciativa interessante, é meio difícil achar aqui em SP (http://www.dobem.com/nossasbebidas_princ.html e http://www.americanas.com.br/produto/7395842/limao-integral-200ml-do-bem). Mas eu também aceito mais dicas, para poder variar!

Patrícia Boudakian disse...

Rô, tem os sucos da marca Fazenda Bela Vista. Eles não contém açúcar nem conservantes. A gente compra aqui em casa, eles entregam três vezes por semana, é só pedir pelo site. Tem em tamanhos menores tb: http://www.leitefazenda.com.br/Produtos.aspx?sub=sucos
Compramos inclusive o leite, chega fresquinho pela manhã. Uma delícia!
Eu sempre tenho um por perto quando saio de casa. Em casa tb sempre prefiro as frutas e sucos naturais ou polpa.
Beijo!

Patrícia Boudakian disse...

Tem uma marca muito boa, mas não sei se é uma opção viável para quando está na rua. É o suco de uva integral SINUELO. Sem açúcar e super gostoso.

;)

Priscila disse...

Oi, Roberta
Na última consulta da Duda no pediatra falei que dava pra ela Ades. Ele disse que o Ades, além de conter muito corante, aumenta a produção de hormônio feminino. Fiquei chocada...
O negócio é tentar dar o máximo de suco natural e tentar evitar os artificiais, né?
Bjs.

Juliana disse...

Nossa! Muito obrigada mesmo. É uma luta esse problema do suco de caixinha. Descobri que a Ades tem alguns sucos sem açucar, mas o Tomás só gostou do de uva. Vou experimentar esse. Valeu.

maegeek.com disse...

Ótima dica! Mas... e o sódio?

Te linkei no meu blog, viu?

Bjs!

Fabiana disse...

Algumas marcas de água de coco em caixinha (isto se não forem todas) tem açucar sim, para manter o padrão do sabor. Tanto é que você nunca vai tomar uma água de coco destas de caixinha, que esteja meio aguadinha como acontece com o coco in natura.
bjos

Anônimo disse...

As águas de coco de caixinha, em geral, tem sacarose, ou seja, açucar. Compro para a minha filhota Suvalan sem açucar, suco de uva natural sem adição de açucar e o coco verde mesmo. Os dentinhos dela agradecem! Beijos, Clarice