terça-feira, 29 de março de 2011

Cadê a rotina?

A rotina com o segundo filho é bem menos controlada do que com o primeiro filho ou é impressão minha?
Com a Luísa era tudo certinho: comia na hora certa, tomava banho na mesma hora diariamente, dormia no mesmo horário, não pegávamos muito no colo pra não deixá-la mal acostumada. Tudo era controlado nos mínimos detalhes. Só saía desse ritmo quando viajávamos.
Agora, com a Rafa, percebo algumas coisas:
1) a gente fica bem mais relaxada com tudo no segundo filho. Sou menos neurótica com horários e com as regrinhas ditadas nos livros, pego mais no colo, faço dormir no colo sem culpa (e me arrependo inclusive de não ter sido assim com a Luísa também);
2) a gente tem menos tempo pra controlar tudo. Porque na hora de fazer uma dormir, por exemplo, a outra começa a chorar e você tem que escolher uma das duas pra dar atenção. Porque você tem que fazer duas mil coisas ao mesmo tempo e você acaba encaixando as tarefas na hora que dá. Porque, com tudo isso, minha segunda filha é bem mais sossegada que a primeira.
3) a gente já descobriu que não é possível ter controle de tudo

20 comentários:

Eleonora Monticelli disse...

É verdade... Um tempo atrás li no blog "pequeno guia prático para mães sem prática" um post ótimo sobre o segundo filho que fala mais ou menos isso! Todo mundo relaxa mais no segundo, né? Terceiro então, acho que "se cria" sozinho rsrs. Aqui ainda só temos um (de 6 meses), mas eu e meu marido sempre comentamos o que vamos fazer diferente com o 2o filho rsrs!
Bjs

Carol P disse...

A respeito do numero 3, jah estou aprendendo isso agora e soh tenho uma filha.
Carol
www.motherlovedatabase.com

Mari Mari disse...

Não é que o segundo filho não tenha rotina; é que ela é menos neurótica. Costumo dizer que com o primeiro filho a gente aprende as regras de se criar um filho; com o segundo filho, a gente já sabe quais regras podem ser quebradas, quais podem ser ajustadas, quais são imprescindíveis para o andamento da família. E como já existe um certo ritmo na casa, o segundo filho entra na dança. Meu primeiro filho toma banho antes de dormir. A segunda, toma banho entre 5 da tarde e 8 da noite. Iss também é rotina (porque ela nunca toma cedo, ou depois do almoço, por exemplo). Eu sou segunda filha, e minha mãe diz que eu sou muito mais descolada que minha irmã mais velha (até tive filho antes dela...)

Cleide Ana Rota disse...

Já diz o ditado que o 1º filho engasga e você o leva ao médico! O 2º filho engasga, você dá uns tapinhas nas costas... O 3º filho engasga e você o deixa desengasgar sozinho. Bom é ler post como esse teu e ficar com minha primogênita no colo sem culpa; beijos com carinho.

Mãe de Duas disse...

A experiência dá segurança. Fritar o peixe e olhar o gato fica fichinha...
Bj
Priscilla

Roberta Lippi disse...

Mari Mari, você foi perfeita!!

Carol Garcia disse...

os caçulas são mais sossegados mesmo e, creio eu, pq a mãe já não está mais lutando contra o desconhecido e aprendeu um tanto a dar as costas a algumas paranóias.
bjocas

Nine disse...

Ah, o segundo filho é mais tranquilo com certeza e digo com certeza mesmo estando ainda na primeira. Tem tanta coisa que eu gostaria de ter feito diferente com a Ísis, tem tanta neura que eu deixaria prá lá...enfim...
Eu me lembro de no começo tentar controlar muitas coisas e hj vi que perdi alguns momentos preciosos por conta da neura. Com o segundo não faria isso.
Beijos!
Nine

Camila disse...

Concordo super! A gente já tá mais segura, bem menos neurótica e cheia de regras e mais sabendo das coisas mesmo. Se a rotina não é lá essas coisas, não tem problema, pq rapidinho um entra no esquema do outro, sabe?
Bjos,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com/

Naiara Krauspenhar disse...

É bem isso mesmo, tem até uma piadinha sobre isso que eu postei uma vez.
É comica!

E na vida real é bem assim mesmo, vejo entre meus irmãos, somos em 4.

O meu irmao mais velho é muito mais dependente da minha mãe e todo sistemático.

Diferente de mim, que sou a segunda e mais diferente ainda dos gemeos que vieram por ultimo...

Bjos

Liten disse...

Pois é! A vida é assim mesmo, e aprendemos muito também inclusive que não se pode controlar tudo!
Beijos

Avassaladora disse...

Ai, nem me fale! A Ciça por aqui também não tem rotina pra nada, faz as coisas na hora que dá. E tadinha, sempre acho que eu a deixo no carrinho muito mais tempo do quê fiz com o Gui.

Mariana Della Barba disse...

Eu ainda não tive meu segundo filho, mas já começo a aprender sobre como não se pode controlar tudo ou fazer tudo o que queremos quando se trata dos nossos filhotes. E sobre como esse aprendizado é importante na hora de se sentir menos culpada, por ex.
bjos

Tutitati disse...

tenho só um filho e todo dia tento não ser tão cri-cri com ele, levar mais leve, mas nem sempre consigo, pegando no pé por coisinhas "inhas".
não to plnejando um segundo então vou ter que aprender a relaxar com o primeiro!

beijinhos

Dani disse...

Nossa, aqui é uma mini-zona com a primeira. Imagino como vai ser com o segundo...

Dani disse...

Nossa, aqui é uma mini-zona com a primeira. Imagino como vai ser com o segundo...

Re disse...

Hummm, muito bom ler isso, pq ja fico imaginando que serei uma total freak com horarios e regras com a Manu...mas ao ler isso, talvez um pouco mais de flexibilidade e relax nao lhe fara mal algum... Bjs

Chris Chiandotti disse...

Há o segundo a gente deixa que meio se criar kkkk as vezes me sinto meio culpada por não ficar tão assim em cima como ficava na minha primeira filha..mas é assim mesmo..com o segundo a gente já sabe o que pode e o que não pode..sabemos se a criança comer um pouco mais tarde do que normalmente não vai ter nenhum problema..sabemos que podemos deixar eles um pouco mais soltos na hora de engatinhar e não ficar tão louca se ele cair de bunda kkkkk enfim...são muitas coisas!!!! e aprendemos q vamos fazendo as coisas na hora que dá mesmo !!! eu sofri um pouco com isso no começo ..pois sempre tive meus horarios pras coisas e tal...mas agora acostumei !!!
Sinceramente acho que estou curtindo um pouco mais a segunda por não estar tão neurótica como a primeira..fica tdo muito mais fácil e light..quero dizer em alguns temas de nosso cotidiano claro..pq não é fácil não ... enquanto com 1..vc demorava uma hora pra conseguir sair de casa..com dois vc demora 4 kkk

Dani disse...

Amei! Amei esse post!
É assim mesmo! É tudo verdade!
Beijo!
Dani

Beta, a mãe disse...

Assino embaixo e digo mais, a gente muda a rotina dos mais novos conforme a nossa disponibilidade de tempo e do maior. O segundo filho é sim o mais calmo, mas o meu se mostrou um coleiro nato! Só que o MEU colo pra tudo. Beijos