quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vídeo ensina a dar banho no bebê

Um dos grandes medos dos pais de recém-nascidos é a hora fatídica do banho, é ou não é? Hoje, o UOL Ciência e Saúde publicou um vídeo bem legal que ensina em detalhes a dar o banho e a limpar o coto umbilical do bebê. Não consegui copiar o vídeo aqui no post, mas quem quiser assistir é só clicar AQUI. Aliás, o site promete que este é o primeiro de uma série de vídeos sobre cuidados com o bebê, então para as gravidinhas vale a pena acompanhar.
Existem formas diferentes de dar banho em RNs. Alguns hospitais ensinam a lavar a cabeça do bebê antes, com ele embrulhado na toalha, e só depois de secar a cabeça dar o banho no corpinho. Eu, na prática, prefiro o banho da forma como está nesse vídeo, tudo de uma vez. Só limpo antes o rostinho com algodão. Aliás, uma dica para o bebê não ficar com frio na cabeça é lavá-la por último, depois de ter lavado o corpinho. Fiz assim com a Rafaela, que nasceu no inverno, e deu super certo.
Tem também o banho de balde, mas eu sempre dei na banheira mesmo. Banheira simples, sem apoio, sem redinha, sem nada. O apoio era o meu braço. E minhas filhas sempre adoraram. Rafaela nunca chorou no banho. A dica de conversar com o bebê e cantar musiquinhas enquanto dá o banho também é legal, porque ajuda a dar segurança ao bichinho.

ADENDO: A Maíra deixou um comentário aqui com outra dica bacana: a produtora dela fez uma série de vídeos com cuidados com bebês para o site da revista Crescer, com dicas sobre banho, cortar as unhas (uma amiga minha chorava diariamente porque não conseguia cortar as unhas do filho e se sentia péssima mãe por isso) e várias outras coisas. Então quem quiser conhecer dá uma olhada AQUI.

14 comentários:

Renata disse...

Eu sempre dei o banho "normal", sem apetrechos, posições ou técnicas especiais. Com alguns dias de vida Bia nem chorava mais (coincidiu com o fim dos dias frios, então pode ser por isso). Mas mesmo não tendo muito segredo, eu levei um mês pra ter coragem pra dar banho nela sozinha, antes meu marido é que segurava enquanto eu lavava. Acho que segurança total mesmo eu só tive quando ela começou a sustentar a cabeça sozinha (até hoje acho que essa é a maior conquista dos bebês, junto com botar a chupeta na boca sozinhos, rs)
Beijos!

Maíra Azevedo disse...

Oi Roberta,
Legal você ter escrito sobre o banho, porque muita mãe de primeira viagem tem medo ou dúvidas em como dar o banho quando o bebê nascer. Teve até amiga minha que me perguntou uma vez se eu contratei enfermeira e quem dava banho na minha filha nas primeiras semanas... Eu, ué!!! Gente, não tem segredo nenhum.
E pra puxar a sardinha um pouco para a minha produtora (tenho uma produtora de vídeo), a gente também fez um vídeo para a Revista Crescer que ensina como dar banho, que ficou mais bacaninha que esse do UOL, modéstia à parte!! hehehe
Dá uma olhadinha no link:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4169-15547,00.html
Aliás, fizemos vários vídeo, ensinando a cuidar do umbigo, trocar fralda, cortar a unha, trocar a roupa, tirar a temperatura, colocar pra arrotar, dar de mamar... São bem legais. Ficaria feliz se você também pudesse indicar para as suas leitoras.
Está tudo no link "Vídeos" do site da revista:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-15547,00.html

Bjos!

Maíra Azevedo disse...

Oi Roberta,
Legal você ter escrito sobre o banho, porque muita mãe de primeira viagem tem medo ou dúvidas em como dar o banho quando o bebê nascer. Teve até amiga minha que me perguntou uma vez se eu contratei enfermeira e quem dava banho na minha filha nas primeiras semanas... Eu, ué!!! Gente, não tem segredo nenhum.
E pra puxar a sardinha um pouco para a minha produtora (tenho uma produtora de vídeo), a gente também fez um vídeo para a Revista Crescer que ensina como dar banho, que ficou mais bacaninha que esse do UOL, modéstia à parte!! hehehe
Dá uma olhadinha no link:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4169-15547,00.html
Aliás, fizemos vários vídeo, ensinando a cuidar do umbigo, trocar fralda, cortar a unha, trocar a roupa, tirar a temperatura, colocar pra arrotar, dar de mamar... São bem legais. Ficaria feliz se você também pudesse indicar para as suas leitoras.
Está tudo no link "Vídeos" do site da revista:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-15547,00.html

Bjos!

Dani disse...

Ro, eu também sempre dei banho "normal", tudo de uma vez, na banheira simples. E a Helena AMA o banho.
Vale contar que no primeiro banho dela em casa eu fiquei tão tensa, mas tão tensa que tomei um copo de vinho depois que acabou.... hahahahaah... micos de mãe de primeira viagem!
Beijos

Sarah disse...

Acabei de ver esse vídeo, achei bem bacana. Eu também costumava lavar a cabeça no final, depois de lavar o corpo, e fazia como vc, apoiando no braço. Bento nunca chorou, ainda bem!
bjos

Aline, mãe da "Malia" disse...

Assisti o vídeo e deu uma saudade!! Muito legal e ótimo pras mamães de primeira e de segunda viagem tb pq sempre tem mais algumas dicas. Bjs.

Tchella disse...

eu nao existo sem a redinha, acho q nunca dei banho sem ela, hehehhe, a unica coisa que me falaram p lavar primeiro a cabeça é para nao ter resquicios de coliformes fecais na agua depois... sei la néam... foi oq me disseram e eu obedeci feito um cavalo :) hehehe

NiNe disse...

Dar banho em RN é meu trauma... rsrs... pastei pra conseguir dar banho na Sophia! rsrs!
Qq oportunidade pedia alguem pra dar...

Tudo melhorou qdo passei a dar banho de balde...

To vendo agora com o próximo baby como será! Espero não ser tão medrosa como fui...

Bjoes

Naiara Krauspenhar disse...

Os banhos aqui em casa no começo foram um terror!!!
GG chorava muito, eu era muito inexperiente e muito insegura.
Mas quando comecei a pegar mais jeito ela parou de chorar, achoque sentiu minha segurança.
E eu sempre preferi na banheira, sem apoios nem nada. No meu braço. E era uma delícia.
BJos

Maíra Azevedo disse...

Oi Roberta,
Obrigada por ter comentado sobre os vídeos no post.
Ah, por acaso você faz Shantala na Rafaela? A minha filha adorava e o vídeo que fizemos e que mais gosto ensina a fazer... Se quiser, dá uma olhada.
Bjs!

Carol disse...

Nao tinha visto, Roooo!
mas já vi o vídeo (ainda nao vi o da Crescer) e amei! Vou salvar nos favoritos!

Eu tenho sangue frio pra essas coisas (precisa ter um pouco, pelo menos no comeco, nao?), Marido é que é mais impressionável, vou mandar o video pra ele tb!

beijos!

Fe Piovezani disse...

chiquetérrimas nada! Você leu lá que foi você que me inspirou né ?
beijo

Patrícia Boudakian disse...

Nossa, que ótimo post. Sabe que aqui em casa quem vai me ajudar muito é o marido, que lida melhor com essas situações. Mostrei o vídeo pra ele, e ele adorou.
beijo!

Manu Pufal disse...

No começo eu dava banho com a redinha, depois passei praqueles encostos da banheira e deu super certo.
Uma dica legal é colocar meias nas mãozinhas quando eles sao pequeninhos. Parece que eles se sentem mais protegidos! Comigo e com o Fernando super funcionou!