terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Não tenho saudades da gravidez, prontofalei

Eu serei vista como uma pessoa insensível e "menos mãe" se eu disser que não tenho saudade alguma da minha barriga de grávida? Pois é, eu não sinto. Me lembro, quando eu estava grávida da Luísa, que minha irmã me disse a mesma coisa e eu fiquei um tanto indignada: "como é que ela pode não ter saudade da gravidez, uma fase tão especial e tão desejada?"
E hoje eu entendo a minha irmã. Lógico que eu curti as gravidezes (nossa, que palavra horrível), que foram muito muito desejadas, mas não sinto saudades. A gravidez é um momento especial, em que você se torna um pouco centro do universo. Dessa atenção eu gostava. Também gostava de sentir os chutes das minhas filhas e de vê-las no ultrassom. Mas isso não significa que eu tenha saudades ou vontade de passar por isso novamente. Acho a gravidez uma fase difícil para a mulher: muitos hormônios, muitas alterações de humor, enjôos, muitas restrições físicas, muita tensão.
Agora, sabe do que eu sinto saudade mesmo? Do parto e das primeiras semanas com minhas filhas em casa. Alguns podem pensar que eu sou completamente louca, mas é verdade. Meus partos (aqui o número 1 e aqui o número 2) foram incríveis e me marcaram demais. As primeiras semanas depois disso também, pois foi quando comecei de verdade a me apaixonar pelas minhas filhas. Fora que, apesar das dificuldades naturais desse período, foram semanas divertidas. Me diverti com os cocôs voadores, com as madrugadas batendo papo com a minha mãe e com o marido, a curtição de ver um bebezinho tão frágil mamando no meu peito.
Eu curti a gravidez, mas foi um período que passou e eu acho muito mais gostoso estar com a cria nos braços, no peito, na minha frente. Dessas fases, sim, eu acho que vou sempre sentir saudade. Aliás, já sinto. A cada etapa que vai se passando, vai ficando uma certa nostalgia de que não vou mais passar por isso de novo.

37 comentários:

Camila Bandeira disse...

Que legal Roberta. Também não sinto saudade da gravidez, mas a nostalgia destes momentos marcantes do começo com nossos filhos é maravilhoso. Parabéns pelo post!!! Bjos!

Tathyana disse...

Eu tmb não sinto nenhuma saudade!!! Mas em compensação eu amooo um RN. E como passa rápido essa fase. Bj

Lia disse...

hahaha!! Eu morro de saudades da minha pança, mas entendo o outro lado. Minha gravidez foi um mar de rosas (tirando a gastrite), já o parto foi mais difícil. Mas quero tudo de novo mais umas duas, três ou quatro vezes ;)

Paloma, a mãe disse...

Também não sinto, os hormônios todos enlouquecidos, uma tensãozinha constante, pensando bem eu mal conseguia fazer as coisas básicas, enfim. Também não tenho muita saudade de ter um RN, mas com certeza terei saudade de ter um bebezinho (de 3m para cima) quando não tiver mais. Quero curtir cada minuto da bebezice da minha caçula. E da meninice da Ciça, que é moleca que só ela, e eu adoro!
Nenhuma pressa, nenhuma mesmo, de ter uma "mocinha" em casa.
Beijos

Mari disse...

Nossa, eu moooorro de saudade! Apesar das chatices, acho uma delícia estar grávida. Adoro aquela sensação de estar acima do bem e do mal, sabe? Fora a comilança enlouquecida e sem culpa, e a absoluta indiferença em relação ao peso... é, definitivamente tenho saudade!
Beijo - e a Rafa tá uma fofa aí embaixo!

Naiara Krauspenhar disse...

Eu moooorrrooo de saudades!!!!
Adoraaaava estar grávida!!!! Adorava meu barrigão.
Talvez por ter tido uma gravidez maravilhosa, fisicamente. Sempre disposta, sem enjoos, ou qualquer outra coisa ruim...
BJos

Ilana disse...

Dessa vou ter que discordar: amei estar grávida e não vejo a hora de estar de novo. O parto também foi um momento incrível. Já o RN... muito difícil! Amei amamentar também, mas acho que preferiria que eles nascessem com 6 meses, já na fase das gracinhas e brincadeiras.
Beijo!

(Mamãe) ~Pinel disse...

Já eu morro de saudades da gravidez, mas na fase de recém-nascido nem tanto.
Claro que tenho momentos nostálgicos pensando em como a Lara era frágil e linda ali, mamando com experiência no meu peito. Mas saudade mesmo, nah, por enquanto não! hehehe

Mas, cada uma é cada uma né?? hehe
Beijo!!!

Paloma disse...

Viu, Rô, como você não está sozinha? Eu também não tenho a menor saudade, até porque, tive uma gravidez de alto risco. Tenho saudade das primeiras descobertas da Isa, dos primeiros passos, das primeiras palavras. Ah, já fiquei com os olhos marejados...bjo
Paloma e Isa

Carol Passuello disse...

Nossa, eu amei estar grávida, queria aquele barrigão sempre!! Agora, não sinto nenhuma saudade de ter um RN! Como a Ilana disse, podiam nascer com 6 meses!!
Bjs

Anne disse...

que maluquice... cada um é cada um meeesmo!
eu gostei da gravidez, mas prefiro agora. amei, amei, amei a fase RN. quase morri quando ele fez 3 meses...
não sinto taaaanta saudade da gravidez. mas quero outra.
bjo

Carol disse...

ish, quanta opiniao diferente!
Eu nao tenho referencial de comparacao ainda, mas, SO FAR, to achando gravidez um saco. Eu fico mto maluca demais, noiada, pilhada, uma coisa insuportavel.

Até agora, acho qeu nao vou sentir saudade tb nao!

beijo grande!

Leila disse...

Roberta, vc me salvou de achar que a única louca na terra seria eu. Estou grávida de 9 meses e TODO mundo me fala para curtir, pois sentirei saudades. Por duas vezes fui sincera e disse "estou pagando pra ver, pois acho que não sentirei saudades nenhuma". O povo me olha tão indignado que eu parei de ser "sincera"...hehehe. Penso exatamente como vc, minha filha foi planejada e desejada, adoro vê-la mexendo, mas a gravidez em si é algo que eu poderia passar sem. Acho que não gosto menos da minha filha por isso. Mas....o povo estranha. Agora estou pagando pra ver eu sentir falta da hora do parto tbem....hahahaha. Beijocas e muito obrigada por compartilhar esse seu sentimento tão intimo. Ajuda muita gente a ver a vida por outros ângulos ou outras pessoas como eu, a ver que existem pessoas que pensam/sentem diferente tbem.

Mariana disse...

O que eu não gostava era de amamentar...morria de tédio, doia para caramba, só melhorou depois de 3 meses....isso sem falar que o gabi mamava de 2h/2h e vomitava direto, ou seja, ou eu tava dando de mamar, ou arrotando, ou limpando, ou trocando, ou...
Mas eu amamentei até 10 meses quando ele largou. pontofalei.

Beatriz Zogaib disse...

Puxa, eu sinto saudade de tudo meninas... Até das cólicas!!! Cada mãe tem sua mania... rs
Mas muito bom você lembrar de uma (de várias) fases tão especiais das nossas vidas!
Beijos
Bia (www.vidadamami.blogspot.com)

amaesoueu disse...

Caramba Roberta!! Sinto exatamente o mesmo!!

Na minha primeira gravidez eu achava estranhíssimo que não sentisse saudades, mas hj, gravidíssima do segundo já vejo que não sentirei saudade alguma!!

Claro que é legal os chutes, as contrações, mas eu não curto nem as ultras, acho tudo uma tensão chatinha, sabe?

Um tal de não pode isso, fica ofegante quando faz aquilo, cansa de mais, digestão terrível, enjoos, andar de pata... Aii, prefiro mil vezes um belo parto e as mamadas, o cheirinho de bebê, um colinho gostoso... Ahhh, isso sim deixa saudades!

BJs, Gabi

Gabi disse...

Cada experiência é única , né... eu sinto muita saudade da gravidez, até porque minha gestação foi interrompida na 30ª semana, e na época entrei em crise pq eu queria sentir as dores do parto, queria nao conseguir dormir à noite por causa do peso, queria vê-la se mexendo mais na minha barriga :)

Sem contar na paparicação, claro rsrsrs

Beijoss
Gabi
estilinhoinfantil.blogspot.com

Flavia Bernardo disse...

Nossa...eu sinto MUITA saudade da gravidez. foram 9 meses de plenitude. Serio mesmo. Mas isso pq eu nao enjoei, nao apssei mal, foi td tranquilo.
Lembrar de cada chute e cada mexidinha do bebe me deixa mó nostalgica.
Agora....o primeiro mes com o bebê eu passo! akakkaka

bjks

disse...

Eu tb não sinto nenhuma falta da minha gravidez... Pronto, tb falei! rs

Flá disse...

Rô,

Acho que se todo mundo fosse sempre sincero assim a vida seria TÃO mais fácil...

O povo tem mania de glamourizar tudo e quem não sente toda aquela felicidade se sente um lixo.

Eu curti demais a minha gravidez, mas quase enlouqueci com os meus hormonios pós parto. Fiquei maluquita mesmo. E foi lendo depoimentos sinceros como o seu que eu fiquei tranquila, parei de me achar uma monstrenga e acabei superando.

Ótimo post.

Bjs

Mãe de menino disse...

Olha, saudades mesmo eu não tenho, mas a parte dos ultrasons foram d+.
A maior maravilha era poder ver meu pequeno.

Quanto ao parto é coisa pra eu esquecer totalmente. Tive uma cesárea desnecessária e completamente indesejada... fora que a minha recuperação foi muito dolorida e sofrível!

Agora que o meu pequeno tem 1 mês e meio é que as coisas ficaram mais gostosas.
Bjos.

Confissões de uma mãe de primeira viagem disse...

Olá Roberta.
Cheguei ao seu blog atraves de blogs em comum e amei ler TUDINHO.
E preciso confessar que morro de saudades sim da gravidez, mas não desses pontos que vc citou...rsrs
o sono, aquela sensação de não ter dormido direito, (enjoo eu não tive), e principalmente o emocional: eu parecia uma manteiga derretida, chorando por tudo quanto é canto, chorando até em comerciais, enfim, desses momentos não sinto falta alguma, e se pudesse pulava essa etapas e ia direto pro terceiro trimestre...rsrs
mas sinto falta dos chutinhos, da ansiedade pro ultrasson, ansiedade para descobrir o sexo, a mão do marido grudada na barriga atento a qualquer movimento, a demonstração de carinho que gente que eu nem imaginava que se importava comigo, do cuidado de todos.
Agora do parto e das primeiras semanas não gosto nem de lembrar...rsrs
tive um parto terrivel (sonhava com normal e fiz cesarea) e nas primeiras semanas passei por um forte baby blues e só depois dessa semana pude curtir meu filho e me orgulhar de ser mãe e dizer com toda convicção: amo meu filho!!
Mas estou pronta para outro...rsrs ano que vem me tornarei treinante, e quero logo ter o segundo filho.
Vou vir sempre aqui ver como é a rotina com 2 crianças, deve ser mara.
bjos

Coisa de Mãe disse...

Roberta, entendo muito você, pois tenho amigas que pensam como você!!! Mas eu moooorrrrooo de saudades da gravidez (E olhe que tive três barrigas!!!). Mas, é sério, se pudesse, viveria grávida KKKKKkkkk Mas o mais importante de tudo isso é que cada um viva o seu momento, e o meu com certeza já passou, pois já fechei o ciclo e agora só vou curtir os pequenos!
Bjos!
Ivana

Carol P disse...

Concordo com a Paloma, nao sinto saudades da gravidez nem do RN, mas adorei a fase bebezinho e estou curitndo muito a minha companheira de 1 ano e meio. cada fase eh muito gostosa e deixa saudade.
bj

Marina disse...

Rô, sempre digo que se eu pudesse eu tinha outro filho biológico, pelos meios tradicionais, mas sem engravidar! hahahah Como não é possível, tenho q engravidar de novo!
E nem me sinto culpada de não ter gostado de estar grávida" Gostei de poucas coisas, mas enjoei taaaanto, vomitei todos os dias até o 6 mês. Algumas vezes, mais de 10 vezes ao dia! E depois dos 6 meses, digamos que eu vomitava dia sim, dia não!
Sem contar o incômoda da barriga do oitavo mês em diante!
Aco que se eu pudesse engravidar já no sexto mês e o bebê nascer saudável e perfeito aos 7 e meio eu estava feliz! Ou seja, uma gestação de um mês e meio! ó que lindo! hahahaha
bjbj

Carol Garcia disse...

BOM,
eu não te acho louca não, ma até que sinto um pouco de saudade da minha época king size.
mesmo com as injeções e todo o tratamento.
vai ver que isso é vontade do segundinho e eu estou confundindo, né?
mas as primeiras semanas são especiais, concordo super.
bjos nas bonequildas.

Sandra Kautto disse...

Talvez eu ainda sinta falta da gravidez pq até hoje foi o único momento mãe que vivenciei...talvez no futuro bem próximo, quando estiver com meu filho nos braços eu vá sentir falta desses outros momentos que vc citou...
E com certeza isso não faz vc nem ninguém menos ou mais mãe!!! Beijos

Dani disse...

Ai, Ro, eu sinto saudade da gravidez, sim. Mesmo do finalzinho, quando eu estava pirando de ansiedade... Deve ter sido porque tive zero desconforto físico, isso acho que ajuda muito sim.
Sabe que quando a Helena era bem bem petitiquinha, eu passava a noite na função amamenta-arrota-troca e escrevia no blog que Deeeeeeeeeus me livre, nunca mais, como pode alguém ter o segundo filho? E você me dizia que eu ia sentir saudade daquela fase, que a gente esquece o trabalhão e talz? Então. Estou eu aqui, morrendo (já!) de saudade dela beeem pequenininha, toda jogadinha no meu colo...
Mãe é besta, né?

Priscila disse...

Então eu sou ainda pior, Ro.
Além de não sentir nenhuma saudade das barrigas (embora uma parte dela ainda não tenha deixado o corpicho, rs), também não tenho saudade de quando eles era bebês. Não que eu não tenha curtido. Curti, adorei passar por cada fase, mas cada fase seguinte é tão encantadora, vem com tantas surpresa, tanta superação de desaios, tantas conquistas, que pra mim cada fase seguinte é melhor que a anterior! Mas acho que quando eles estiverem maiores e não me acharem mais o ser mais importante da Terra vou ficar sim, bem nostálgica!
Bjs.

Coisas de mãe disse...

Acabei de chegar a conclusão que neste sentido as mães são MUITO diferentes umas das outras. Eu nõa sinto nenhuma saudaes da gravidez. Para falar a verdade, uma das coisas que me incomodava sobre o 2º filho era justamente a gravidez. E olha que não engordei demais e não tive nenhuma complicação. Claro que curti a gravidez, os movimentos, as ecos, as consultas... mas não acho um momento de plenitude. Plenitude pra mim são meus filhos fofos do lado de fora da minha barriguinha :)

beijo

Pati

Loja 1ª Idade - gestante,bebê e infantil disse...

Olá..estou conhecendo seu blog hoje..é muito bacana!!!e sempre estarei por aqui..e sobre saudades da gravidez,eu tambem não tenho saudades nenhuma..só das fases engraçadinhas..e essa fase que elas estão agora, adolescentes..que adoro!!!!!! todo mundo me acha doida..mas estou sempre com elas nas baladas..rsrsr
beijoss
Ana
www.primeiraidade.com.br

Letícia Volponi disse...

Eu tenho sentido muita saudade, mas acho que no fundo isso é vontade de ter mais um filho, muito mais do que ficar redonda, sensível, atrapalhada e tudo aquilo que vcs já sabem

Laís disse...

Eu odiei a gravidez, e não entendo como alguém pode gostar. Claro que tem seus momentos gostosos e é uma experiência (uma viagem) louca. Mas hormônios definitivamente foram os vilões da minha história, e foram muito crueis.

Beeijos!
Laís.

PS - Deixei um selinho para você no blog da Malu.

Sarah disse...

Nossa, quantas opiniões diferentes!! Eu tenho saudade da gravidez, gostei de ficar grávida apesar da confusão hormonal. Para mim, a pior fase foi o pós-parto, aí sim fiquei maluquinha. E não tenho saudade da fase RN, pois Bento chorava demaaaaais, tinha refluxo... afe. Por mim podíamos pular do parto para os 3 meses em diante!
beijo!

Pri Colnaghi disse...

Roberta,
Você não é louca não!! Eu também não sinto a menor saudade da gravidez, principalmente no sentido enjôos, calorão, inchaço, hormônios, forma de hipopótama gigante. Sinto falta só dos paparicos, do mexe-mexe dentro da barriga, do parto e de tudo que provém dele.
Mas apesar de toda a parte que não temos saudade, estou doidinha pra passar por tudo isso de novo e ter o meu segundinho. :o))

Bjs...

Pri Colnaghi
http://doidaeamae.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Rô,
cada uma tem as suas preferências. Eu já não sinto saudade nenhuma dos primeiros dias. AMo ser mãe mas se pudesse pulava o primeiro mês.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Emillye disse...

Puxa eu sinto falta só de algumas coisas,parecia tudo demorar a passar e agora vejo o quanto tudo passou depressa meu Bb já fez 03 meses,amo,amo,amo,parabéns pelo blog sou nova neste ramo passa no meu ,bjus e saúde pra vc e suas filhas lindas.MI.