segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E o Papai Noel levou a chupeta

Esperei alguns dias antes de comemorar, por garantia. Mas agora, três dias depois do Natal, posso dizer que, enfim, a Luísa abandonou a chupeta!! Ela entregou ao Papai Noel na noite do dia 24 e, desde então, não pediu a chupeta e não chorou nenhuma vez por causa dela. Não é incrível?
Na verdade, acho que a grande sacada desse processo foi ter amarrado a chupeta dela na cama no final de novembro, como contei aqui. Desde aquele dia, ela reduziu drasticamente o uso da dita cuja. Durante o dia, nunca mais. E, mesmo à noite, para dormir, ela só chupava para pegar no sono, mas depois soltava (como o barbante só ia até o meio da cama, a chupeta saía da boca quando ela mudava de posição). Duas semanas atrás, nós viajamos e Lulu dormiu sem ela numa boa.

Para a entrega ao Papai Noel houve todo um ritual. Na manhã do dia 24, fomos ao quarto dela e a própria Luísa foi quem cortou o barbante que amarrava a chupeta na cama. Depois colocou numa caixinha vermelha para entregar ao Papai Noel. Filmei tudo e ela se despediu da chupeta numa boa, falando que ela seria levada para crianças cujos pais não podem comprar para elas. Também, por recomendação do pediatra, expliquei para ela que provavelmente ela sentiria falta da chupeta e que isso seria normal, mas que estaríamos junto dela para ajudá-la quando fosse preciso. À noite ela entregou durante a festa e, para minha surpresa, dormiu numa boa.
O que eu vejo é que desta vez ela estava realmente preparada para essa ruptura, ao contrário do episódio da entrega para a Branca de Neve, em julho. E agora eu, que ao mesmo tempo fiquei muito feliz e orgulhosa, fico agoniada por ver que minha mocinha está realmente crescendo.

25 comentários:

Dani disse...

Jura Rô que tá dando certo assim!
Ai, já tô toda agoniada aqui pensando no Natal do ano que vem, quando pretendo deschupetar a Nina.
Já tinha anotado a dica do barbante e vou fazer igual, tá.
Puxa, me animei viu!
Ainda bem que a gente tem amiga - ídola - que já tem duas filhas lindas - mais experiente, prá ajudar...rárárá!
Beijo!
Dani

Patricia disse...

Vale se emocionar ao ler mais uma conquista de um sobrinho virtual? Deve ser a época...deixa eu ir lá secar a lagriminha.

parabéns para ela!

beijos

Mariana Hart disse...

Own que linda!!!! Uma mocinha! =)

Pedro tb trocou a chupeta por um presente, deixou na árvore e está dormindo há 3 dias sem! O problema é que regrediu de outras formas, como está indo p/minha cama direto e pedindo nescau de madrugada, aff... troquei 6 por meia dúzia, será!?

Basta paciência!

Bjão grandão pra vcs! =)

Carol disse...

eu fiquei emocionada tb!
que madura essa mocinha!!! parabéns!

querida, recebi seu email, vamos marcar um dia pra gente se ver sim!!

beijao!

Nine disse...

Que fofa! Eu também entreguei a minha chupeta para o Papai Noel levar aos seus duendes, que não tinham nenhuma para chupar! Eu me lembro da cena até hj, a minha velha amiga e companheira caindo dentro do saco do Papai Noel, para nunca mais voltar!

Beijos,
Nine

Maura disse...

Que fofa!!!!
Isso me fez lembrar que troquei minha chupeta por uma melissinha (mas tinha que ser aquela que vinha com um reloginho!)! hehheeh!
Passei pra desejar um 2011 maravilhoso!!!!
Um abraço,
Maura

DeCoração com Fatinha Estrela disse...

Oi Roberta , o meu Felipinho tbm reduziu bastante o uso depois q lí sua postagem e amrreia chupeta na cama. Haviamos feito um combinado de trocarmos a "pupu" por uma motoca eletrica , foi lindo ele recebendo o presente e jogando a chupeta pra rua . Mas... tem sido um chororo só pra dormir de noite ... ta diminuindo mas percebo q ele não tava preparado para essa troca ...mas o pai( dentista )ta marcando juntinho pra não desistirmos.
Bjssssssss e tudo de bom aí pra vcs.

Naomi disse...

Parabéns para a Luísa!
Uma conquista, de muitas que virão!!!

Bjcs

Sarah disse...

Que ótima notícia! Amarrar a chupeta na cama foi mesmo uma ótima sacada. Parabéns pra essa mocinha linda!

Patrícia Boudakian disse...

Que fofa! E que maturidade. Da uma emocionada mesmo, normal. Ver que aquele bebê está se transformando em uma moça!
E deve dar uma agonia mesmo. O tempo passa rápido demais e as crianças crescem mais rápido ainda!

Rô, obrigada pela companhia este ano. Um feliz 2011!

beijo!

Priscilla disse...

Que legal! Parabéns para as duas, pois é um esforço conjunto, né?
Boa sorte nessa nova fase sem chupeta.

Um beijo

Mãe do Pitoco disse...

Ai que orgulho! Isso é um marco para a criança, sem dúvida. E vcs fizeram de um jeito tão bonito, tão delicado. Parabéns!

E que o 2011 dessa família repleta de mulheres e um sortudo seja de muita alegria, viu?

Um grande abraço.

Carol Garcia disse...

ai que maravilha rô!
vi no shopping uma árvore ao lado do papai noel, lotada de chupetas penduradas.
confesso que crica como sou, achei um absurdo, pois vi muitas crianças até salivando pelas chupetas alí deixadas, mas vá lá, o que vale é a intensão.
fico feliz pela luisa.
uma moça.
mas me diga, vá entender as mães, não?!?!?!
hahahahaha
bjocas nas princesas.

Larissa disse...

Ai, já te disse que de tempos em tempos entro aqui no seu blog para me deliciar com as histórias de suas filhas. Adoooooro! Principalmente porque é como se eu tivesse ouvindo vc contar! Saudades, Ro! beijos, Lari

Dani disse...

Nossa, Roberta... que coisa boa. Então Luísa agora largou de vez a danada da chupeta. Pois é, menina... estou nessa peleja. Meu filhote tem 2 anos e 5 meses... tentei usar o truque do Papai Noel agora nesse natal, mas não deu certo... fraquejamos e meu filho chorou demais querendo a chupeta depois, mesmo ganhando um presentão do Papai Noel em troca.

Se puder, me passe seu e-mail pra trocarmos umas dicas sobre isso. Como você já conseguiu, gostaria de pegar umas dicas. Ou então me mande um e-mail, tá, por favor... Meu medo maior é estragar os dentes dele. Por isso quero tirar o quanto antes.

Beijos e parabéns por essa conquista, afinal ela é sua também e não só da sua mocinha.
DANI

Nós, os Cebola disse...

Meu filho tem 10 meses e até agora ele nunca tinha demonstrado tanto apego á dita cuja da chupeta.
Agora, sei lá o que aconteceu, tá um vício danado!
Eu dava só na hora de dormir e tal, até pq fica caindo no chão (ele não deixa o prendedor de chupeta nem por decreto) e tal.
Fico pensando em como vai ser láááá na frente.

Escuta: como foi que vc explicou pra ela que ela iria sentir falta? Fiquei curiosa,.
Como foi essa conversa entre vcs.

(que legal pensar que dentro de muito pouco tempo vou conversar com meu filho... ó ceus, como eles crescem rápido!)

Aline, mãe da "Malia" disse...

Blog de mães é tudo... Com uma eu aprendo a tirar a fralda (tá difícil!, com outra a chupeta. Tomara que dê certo com a minha Maria Rita tb. Adorei a idéia de amarrar na cama. Valeu pela dica! Bjs e Feliz 2011!

Marcela lusia disse...

dica boa essa heim!
minha bebe não chupa chupeta ,então isso não é problema,o problema é fazê-la dormir no berço!!!
feliz 2011!!!
beijinhos carinhosos!!!!!

Bianca disse...

Pois é....

A cada dia que passa, vejo minha bebê crescer, ficando maiorzinha, fazendo coisas que não fazia e dá um aperto.....

Ao mesmo tempo que quero ver logo seu desenvolvimento...... É um misto de sentimentos, né?!

Mas fico feliz em saber que a Lulu largou a chupeta.

Beijos e Feliz 2011!

Kira! disse...

Minha pequena largou a chupeta logo cedo por vontade própria o que me surpreendeu bastante, porque ela não vivia sem.
Mas olha, achei muito bonito e esperto da sua parte o seu método. hahaha

Beijos

http://parabeatriz.blogspot.com

Beijão

Ana Carolina disse...

Que lindo! Parabéns pelo ritual da entrega da chupeta. Feliz 2011 e tem um selinho lá no blog para vc! BJKS

Ana Carolina
www.quasemaepai.blogspot.com

piscardeolhos disse...

mentira, ro!!!!
emocionei.
que maturidade é essa, menina??
querida, um beijo grande e um excelente 2011 pra essa família fantástica, que eu tive o prazer de conhecer.
em 2011 tamo junta again!

Daniela disse...

Parabéns pela conquista! Que forma legal de encarar este momento de ruptura.
Bjocas
Dani
criancabemvestida.blogspot.com

Liliane Arend disse...

Muito legal! Não pude deixar de comentar, meu pequeno também teve sua chupeta levada pelo bom velhino!
Parabéns por essa conquista!

Cris disse...

Roberta, estou em busca de soluções para a retirada da chupeta e topei com esse seu post antigo. Aqui em casa também vai calhar mais ou menos o aniversário de 3 anos com o nascimento do irmãozinho, e eu queria muito tirar a chupeta antes desses dois acontecimentos... mas me pergunto mil vezes se a pequena está preparada. Além disso, ela tem muita dificuldade pra pegar no sono e eu morro de medo das noites ficarem ainda mais difíceis. Vou tentar a estratégia de amarrar a dita cuja na cama e reiniciar a conversa de dá-la para o papai noel, quem sabe aqui em casa funciona também?
Beijos!