quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brincadeira para distrair em viagens

Inventamos uma brincadeira muito bacana pra distrair a Luísa em viagens de carro (e até mesmo dentro da cidade quando ela está impaciente). É o jogo do "O que é que tem...". Simples, incentiva a evolução do vocabuário, estimula a memória e distrai uma criança por bastante tempo. Por exemplo:
- O que é que tem na cozinha?
E cada um que está no carro fala uma palavra de cada vez. Tipo mesa, fogão, geladeira etc
Quando se esgotam as palavras, mudamos para outro ambiente: quarto, carro, sala, fazenda, praia etc.
O mais divertido, no entanto, são as trapaças saídas da Luísa durante a brincadeira. Outro dia estávamos brincando de o que é que tem na sala.
Eu: - sofá
Luiz: - tapete
Luísa: - amofada molinha (é uma que ela adora)
Eu: televisão
Luiz: - mesa de centro
Luísa: - a ota amofada dura

***
O que é que tem na estrada...
Luiz: - carro
Eu: - estou vendo casas
Luísa: - eu também estou vendo casas

***
O que é que tem no quarto da Luísa...
Eu: - cama
Luiz: - tapete
Luísa: - eu é que falo sapete, porque eu adoro o sapete rosa

27 comentários:

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkk
adorei a brincadeira, e mas ainda as respostas da Luísa... rs
BJokas
Naiara

http://littlelittlediva.blogspot.com/2010/10/2-aninhos-da-minha-princesa.html

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkk
adorei a brincadeira, e mas ainda as respostas da Luísa... rs
BJokas
Naiara

http://littlelittlediva.blogspot.com/2010/10/2-aninhos-da-minha-princesa.html

Carol Garcia disse...

hahahahahaha!
ótima idéia de brincadeira!

me diz o que é essa Luísa...

hahahahahaha

bjocas nas fofuxas

Si disse...

otima brincadeira.... testarei em breve!!! bjsss

Mamãe Nádia disse...

Coisaa querida, fiquei imaginando ela falando essas palavrinhas difíceis, trocando os R pelos L! Beijos!

Priscila disse...

Amei a brincadeira!!! Vou tentar com as meninas tb!! bjks

Dani disse...

Ela é sensacional! Que espertinha!!!

Sarah disse...

Hahahahah, que fofa!!
Não sei se vc conhece, mas uma variação dessa brincadeira é "Minha tia é". Vale tudo, características físicas, psicológicas, nacionalidade... Minha tia é feia, bonita, chata, corinthiana, americana... Para crianças um pouquinho maiores talvez, mas rende bastante.
beijo!

Isadora Rubim disse...

Otima brincadeira. A Luisa é um barato!

Leio seu blog ha muito tempo. Me ajudou muito quando estava gravida e depois do nascimento da (minha) Luisa.
Vou te seguir, ok?

Um beijo, Isadora.

Coisa de Mãe disse...

hahahahahhah, muito fofa a Luisa!Tem uma brincadeira que faço também com as meninas, quando estamos viajando que é assim: "Eu vejo com meus olhinhos...uma coisa branca...". Aí as crianças ficam tentando adivinhar, olhando a paisagem da janela do carro, do que estou falando. Pode ser a nuvem, o pasto, o boi, o céu, um outro carro, um caminhão..elas se divertem muito!

Bjos,

Ivana

Viajando com Pimpolhos disse...

Adorei a esperteza! Ao fim ao cabo, nós é que quase sempre aprendemos com elas!
Bjs

Fabiana disse...

Sapete? rsrs
Fala se dá pra ser mais fofa? Não dá né gente!

Destemperadinhos disse...

Fofo!! Adoro brincadeiras durante a viagem. Aprendi uma com a Pati Papp: contar os carros vermelhos. As crianças adoraram. A brincadeira está no livro dela.
bjs
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Priscila disse...

Muito boa! Semana que vem vou viajar sozinha pra casa da minha mãe com as crianças e essa vai ser uma ótima distração pra hora do "tá chegando?". A Luisa falando sapete me lembrou o Gui que só fala capete. E olha que ele tem 4 anos. Não adianta a gente corrigir (muitas vezes com vontade não corrigir), ele continua falando capete.
Bjs.

Luíza Diener disse...

ahahahha! figuraça!
uma fofa essa minha mini xará! eheheheh!

:)***

Luciana disse...

Realmente é muito bacana essa brincadeira e me fez lembrar da minha infância, quando brincávamos de algo parecido. Bom, nesta época a gente já sabia ler e deveria ter por volta de 8 a 10 anos. A brincadeira era falar nomes de carros, países, cidades, animais, etc começas por uma determinada letra, que a gente tirava o adedanha. Quando esgotava, passávamos pra outra letra, ou tema. Eu AMAVA!!!

Mas adorei a dica das coisas de cada ambiente. Vou experimentar assim que meu filho estiver um pouco mais velho!

Abraços,

Lu

Ps: adorei as saídas da Luísa! Garotinha esperta!

Dani disse...

Adorei! Adorei! Vou fazer aqui também!
Bj. Rô!
Dani

Fabiana disse...

Ro, eu li o seu comentário lá no blog da Re (lilata) e estou exatamente entrando na fase da coluna ir para o saco... e por isto estou pensando em comprar um assistente de primeiros passos. Você conhece? Dá olhada lá: http://para-voce-com-amor.blogspot.com/2010/10/lista-de-desejos.html. Você gastou sua coluna com a Luísa, mas não precisa acabar com o resto dela, quando a Rafa chegar nesta fase! rsrsrs
bjos

Renata disse...

hehehe, que fofa!!!
dica valiosíssima já que semana que vem encaramos a estrada pro RJ. Já vou adotar a brincadeira.
beijocas

Luciane disse...

oooiiii, passo pelo blog sempre...
mas não lembro se ja comentei...

adorei a ideia da brincadeira, não tenho filhos ainda, mas posso usar com meus alunos, quando fazemos os trabalhos de campo da escola...

bjus Lu

Lia disse...

Amei a brincadeira. E a Luisa é rosa-freak, né? ;)

eu mesma disse...

usheusheusheushue

ôoown que liindinha

Roberta Lippi disse...

Não tem jeito, Lia. Tem coisas que a gente não controla. E ela enche a boca pra falar: "eu adoRo rosa pink"
bjs

Luciane, seja bem vinda! Muito legal saber que você vai usar com seus alunos!!

Alexandra, essa dos carros vermelhos (e derivados) é muito legal também. A Luísa ainda só conta direitinho até uns 12 ou 13, acho, mas até passarem 13 carros vermelhos realmente dá pra distrair um bocado. Vou adotar também.

beijos

Bianca disse...

Ai, que gostosura!!!!!!!!!!!

Falta muito pra minha Júlia chegar nesta fase?!

Tchella disse...

ai rooooooo que paixaozinha essa guria!!! o lucas começou com sons e a gnt fica imaginando como vai ser a voz, oq serah q ele vai falar hehehe q fofura

Chris Ferreira disse...

Oi Rô,
adorei a dica da brincadei. Me diverti com as "saídas" estratégias da Luísa. Muito esperat, linda, fofa e engraçada.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Daniela Lopez Garcia disse...

Que linda e esperta sua filhota!!
Parabéns!!
Bjs!!