domingo, 18 de julho de 2010

Do "Manual das boas práticas blogueiras"

Blogueira há quase três anos, eu sei que muitas vezes ocorrem coincidências de escrevermos sobre um assunto que outro blog também abordou. E outras vezes também acontece de lermos alguma coisa interessante e repercutirmos no nosso espaço - nesses casos, o "manual das boas práticas blogueiras" recomenda que a gente faça sempre a referência ao post original.
Mas existe uma diferença grande entre falar sobre o mesmo assunto e escrever EXATAMENTE o que a outra pessoa escreveu, né, minha gente? Como disse a amiga que me alertou sobre o fato, de repente a pessoa estava me prestando uma "homenagem", replicando um texto meu que ela gostou muito...
Mas eu gostaria de pedir a quem tem esse hábito que, se for copiar exatamente o que eu escrevi, por favor dê o crédito ao blog, combinado? Certamente a pessoa não faz isso por mal, mas vale o alerta para que passe, daqui para frente, a ter o costume de dar crédito a textos que não forem escritos por ela. É mais bacana e mais correto assim.
Eis aqui o meu post entitulado "Barriga curva de rio" e o da colega blogueira, entitulado "Grávida barriga curva de rio".

27 comentários:

Amanda Lima disse...

Ui, essa foi 'ipsis literis'...
muito mal...Enfim, como em todos os ramos tem aquelas que criam q as que copiam...
que feio hein?
mas se ela for seguidora e ver nisso provavelmente morrerá de vergonha, então já ficas 'vingada'.
Beijos

Carol disse...

uuuui.
ficou feio, mas tb gosto de pensar como vc: ela adorou o que vc escreveu e homenageou.

beijos, tomara que não aconteça mais!

Letícia Volponi disse...

Puxa, Rô isso é realmente muito chato... eu também não me importo que copiem meus textos, mas no mínimo os créditos, né?

Maya disse...

Pois é.. ficou estranho mesmo.. merecia uma referência!
Eu sugiro que as pessoas façam como eu costumo fazer: se gosto de um post, coloco um link para que as pessoas possam ler no próprio blog da autora! E sempre aviso que vou linkar!
Não custava nada dizer que viu uma piadinha no blog da amiga, que aliás, achei bem engraçadinha!
Bjos

Nutrição & Cia disse...

Com certeza minha cara acho que o mais interessante em toda essa blogosfera é exatamente usar a CRIATIVIDADE e acredito que todo mundo tem é o que torna interessante ser blogueira. Eu sou a apenas dois meses e amo acordar com idéia na cabeça e colocar ela no blog seja ela boba ou master o que vale é a criatividade. Um abraço Patricia

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Grãozinho disse...

Ui, que coisa mais chata! Poderia ter colocado "a fonte" pelo menos... chato, chato, chato!

Dani disse...

Super reação elegante e ponderada. Estou cada dia mais tua fã!
Beijos

Juliana disse...

Elegante teu post heim? E chato demais o dessa "colega" blogueira aí! Que vergonha.

Fe Piovezani disse...

Ui!

Dione disse...

Também ficaria chateada. Não acho nada lisonjeiro encontrar uma postagem descaradamente copiada.

amaesoueu disse...

Nossa, que situação......

Já aconteceu algo super parecido comigo. Comecei a fazer uma pesquisa em um post meu com mães que mantém blogs sobre a maternidade, perguntando os poruqês disso e tal, e no meu post falei o poruqe eu tinha um. Pedi pelo twitter para uma mãe super bacana, que tem um blog bem conhecido, para participar da pesquisa, me ajudar poiso trabalho serviria para minha pós-graduação. Ela respondeu que aceitava participar e tal, não foi que 2 dias depois ela escreveu no blog dela sobre o porque fazer um blog sobre maternidade e perguntou para as pessoas pq elas tinham o delas?? Ahh sei não, conscidência de mais!!!!!

A gente tem que abrir o olho mesmo....

Bjs, Gabi

mimi disse...

Ro...
Adorei a cara nova do blog.....
sempre estou aqui te acompanhando nessa aventura deliciosa de ser mãe ;-)
Um beijo grande
mimi

Ps. Li essa semana uma reportagem dizendo que é hora de tirar a mamadeira do lucas.. por acaso vc tem alguma dica boa? Ontem tentei dar em um copinho (aqueles com alça) mas não rolou.. obrigadinha

disse...

Muito feio mesmo... Devia existir um curso obrigatorio de boas maneiras para todos que começam a escrever blogs!

Também ja' copiaram um post meu sem colocar referencia nem nada... deixei um comentario, pedindo numa boa, para a pessoa colocar referencia, mas o blog é do tipo de que modera comentarios e obviamente nunca aceitou meu comentario.

Roberta disse...

Pois é, Dé, pensei em fazer isso apenas (deixar um comentario no blog da pessoa), que seria menos exposição pra ela.
Mas, por outro, lado achei que valeria dar um recado mais duro não só pra ela mas tb para outras pessoas prestarem atenção nisso e verem como é chato a alguém copiar o o que escrevemos sem dar crédito.
bjs

Camilinha disse...

realmente se achar legal algo que vc escrever e ate pensar em copiar poxa não custa nada colocar a fonte.
esta certissimaa ...
bjs

Lia disse...

É, acho que a intenção era fingir que o post era dela mesmo. Pra que isso, meu Deus?

Lia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani disse...

Chocada. Não acredito que tem gente que é capaz de fazer isso. Me lembrei da época da faculdade, quando uma amiga (mui amiga) entrou no meu computador, pegou um artigo que eu havia feito para dar início a um projeto de pesquisa, mostrou para a professora como se fosse dela e acabou ganhando a bolsa. Fiquei sabendo só depois, quando fui mostrar meu artigo para a mesma professora e ela me disse que a fulana já tinha feito.
Fiquei sem reação na hora e até hoje fico indignada quando isso acontece.
Belo post. Belo esfregão na cara!
Tá de parabéns, Rô!
Beijo.
Dani

Mariana disse...

oi, quando eu copio um texto sempre ponho os créditos, mas queria aprender a lincar direto pro blog da pessoa, só que já tentei muitas vezes e não consigo, não funciona no meu blog isso.
alguém me ajuda?

Sarah disse...

Putz, que mals hein... mas vamos considerar a hipótese da homenagem a você né, fica menos feio... Apesar que concordo com a Lia, acho que a intenção foi outra mesmo. Mas adorei sua reação, muito educada!
beijo

disse...

Roberta, na verdade eu fiz os 2: escrevi um comentario no blog da pessoa e também escrevi um post, assim como vc (tudo na boa, sem esculhambar, claro!). Assim a pessoa entende melhor o recado e pensa 2x antes de repetir o ato.

Alias, a mocinha tirou o post do ar!

Mamma Mini disse...

feio e chato, tem uns negócios bizarros nesse mundo dos blogs, ainda não me acostumei com tudo, tem coisas que me enchem deveras...rs , mas fez bem...fim da picada né não?
bjs

Patrícia Boudakian disse...

Puuutz... acho isso péssimo. Já fizeram comigo e fiquei brava. Mas ao mesmo tempo feliz, porque ela se identificou com o que escreveu. Mas tem que dar crédito. Quem não sabe disso meudeus?

beijos

Paty disse...

Infelizmente, acontecem estas coisas, copiar fotos, e por ai vai. A pagina do outro blog ja saiu do ar. Bjs

Mariana disse...

roberta.
obrigada pela dica, após inumeras tentativas eu decobri...
o firewall tava bloqueando algo e desativei e consegui fazr o link para as paginas dos outros.
valeuuuuuuuu!!!!!

Claudia disse...

Oi Roberta
Conheci seu blog atraves de blogs de amigas. Estou te sgeuindo tbe.
Muito bom este seu post.
Quando chega a Rafaela?
Bjks

Thaís Rosa disse...

nossa roberta, não tinha visto esse seu post... que coisa hein!
você viu que a tal blogueira privatizou o blog dela? deve ter sido depois disso... rá!
agora, me conta, como vc descobriu esse plágio???
bjs