terça-feira, 27 de julho de 2010

Conhece o Jordão?

Só uma criança de três anos é capaz de transformar uma cansativa viagem de quatro horas a Campos do Jordão numa comédia. Demoramos duas horas pra sair de São Paulo em função do trânsito no final da tarde de sexta-feira, mas quase não sentimos porque rimos o tempo todo com a figura da Luísa. Primeiro que a gente ainda estava na Av 23 de Maio e ela já começou a perguntar: "já chegou?". Descobrimos que a melhor resposta, depois de milhares de "Ainda vai demorar, filha", é "Sim, já chegamos!". Ela ria, falava "não chegou nada" e parava de perguntar. Sei que ela cantou horrores, contou mil histórias (ela está muuuito tagarela), ligou para todos os amiguinhos do celular "osa" e falava que estava indo para o "Mercadão".
- Não, Luísa, nós não estamos indo para o Mercadão (Mercado Municipal). Lá nós fomos na semana passada. Agora nós estamos indo para Campos do Jordão.
- Ah.
E explicava novamente para os amiguinhos que estava indo para Campos do Jordão.
E assim foi. Na metade do caminho, ela dormiu.
Quando chegamos em Campos, por volta das 22h, ela acordou e nós explicamos que havíamos chegado na cidade. Mas ela não se contentou. Ficou intrigada com uma coisa.
- Mas cadê o Jodão?, perguntava o tempo todo.
Milhões de risadas. E ninguém sabia quem era o Jordão. Na verdade, nós, adultos, nunca tivemos a curiosidade de saber se Jordão era uma pessoa, um rio ou qualquer outra coisa.
Sei que descobrir quem era o Jordão virou a nossa missão graças à curiosidade da Luísa. E não é que no dia seguinte o Luiz achou uma foto do Jordão numa revista da cidade?
Então vamos agora ao momento cultural do Projetinho de Vida:
O Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão foi um desbravador dono de muitas fazendas naquela região da Serra da Mantiqueira, por volta de 1820. Membro do Governo Provisório e diretor do Tesouro da Capitania de São Paulo, ele figurou ao lado de D. Pedro no Grito do Ipiranga no famoso quadro de Pedro Américo. Depois que ele morreu, seus herdeiros retalharam as terras e venderam para diversos proprietários. O município só ganhou o nome de Campos do Jordão em 1934.
Eis aqui Luísa e o Jordão pra comprovar:

PS. By the way, ficamos em uma pousada ótima para receber crianças pequenas, o que não é muito comum por aí (especialmente num lugar com apenas 17 quartos). Tem brinquedoteca, uma casa de bonecas de madeira sensacional do jeito que eu sonhava quando era pequena (com Branca de Neve e os 7 anões no jardim e tudo) e um parquinho. Fora que o café da manhã é excelente (hummm, comilança total). Pegamos um quarto conjugado (levamos a babá desta vez porque tínhamos um jantar à noite) que tem até cozinha. Se alguém tiver interesse, o site é esse aqui (tudo bem que o site tem uma narração do Cid Moreira e fala dos vizinhos famosos que têm mansões na região, mas pula essa parte.... )

23 comentários:

Ser mãe é viver constantemente feliz! disse...

Oi Roberta, imagino como deve ter sido divertida essa viagem. E ainda bem que encontraram o Jordão pra apresentar para ela...rss...no começo do mês também fui para lá e percebi como o Rafa ficou agitado , feliz e tagarela, acho que outro ambiente causa isso nas crianças, pois tudo é novidade não é? Beijinhos

Adriana Stock disse...

Fantástico!

Renata disse...

Nossa, Ro. Que legal! Fui pra Campos a minha infância inteirinha e nunca tive essa curiosidade. Adorei!
beijinhos

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Grãozinho disse...

Delícia de passeio!! Vou dar uma conferido no site!
A essas hrs meus sogros estão por lá comemorando o aniversário de casamento deles! hehehehe
Beijos

Camila Bandeira disse...

Essa do Jordão foi sensacional! Só criança mesmo! Adorei! Bj

Micheli disse...

Adorei!
Beijos.
http://tagarelicesepensamentos.blogspot.com/

Chris Ferreira disse...

Oi Roberta,
eu me diverti lendo esse post, imagino como vocês se divertiram durante a viagem.
Legal saber quem foi o Jordão. Não tinha tido essa curiosidade.
Ai, nessas viagens comemos muito, né?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Avassaladora disse...

Hahaha... Roberta, impagável essa história, tô rindo sozinha aqui...hehehehe
Engraçado como nós não temos realmente muita curiosidade, né!!!

Beijos,

Carol Garcia disse...

tô louca pra achar o Jordão!
Me acuda, Jordão!
me tira dessa pilha de trabalhooooo!!!!!!
bjocas
a Lu tá um doce...

Nutrição e Cia disse...

Demais e ela com a foto dele na mão muito original. Um beijo e aguardo vc um pouquinho lá no meu cantinho e se quiser poderás me seguir. Patricia

Amanda Lima disse...

Deve ter sido o máximo mesmo a viagem... Sobre o assunto das lembrancinhas no twitter hoje, me lembrei de uma que os pais deram uma mudinha de arvore com um cartãozinho escrito alguma coisa assim 'hoje, dia tal, nasceu a Rafaela. para deixar o mundo cada vez mais lindo para ela plante essa arvore e cuide dela. A Rafaela agradece!"
Achei lindo e fofinho, e também pode ser adaptado com aquelas florzinhas que vem em vasos pequenos...
Espero ter ajudado
Beijos
Amanda

Raquel disse...

Figurinha! Valeu a dica da pousada!
bj

disse...

hahaha! Adorei a história, e que fofura tua pequena!

www.mentirasqueasmaescontam.blogspot.com

Viajando com Pimpolhos disse...

Adorei a história! Muito legal! Realmente, coisas que a gente nunca se pergunta, porque já estamos acostumados, vêm os filhos e levantam essa poeira toda, fazendo perguntas certas!
E gostei tb da dica da pousada!
Bjs

Sarah disse...

kkkkkk! Ai, essa Luísa é demais!! Responder "não chegou nada" é o máximo da fofurice. Fica pau a pau com o celular "osa".
Adorei a dica da pousada!

flavia fiorillo disse...

Roberta,
cheguei aqui pelo blog da Paula do NY with kids, e vi em sua foto que a sua filha está na mesma escolinha escolinha que meu filho. minha maior é ex aluna também, acho que a gente já deve ter se cruzado em alguma hora.
Adorei seu blog, vou colocar no meu blogroll. Quando tiver um tempinho, passa para me visitar.

beijo
flavia
http://mamaesabetudo.blogspot.com/

Stella disse...

kkk... fui pra campos recentemente e nem tinha pensado nisso... muito linda sua filha... bjs

Mariana disse...

que delicia, to loka para viajar com o gabi tb....
ah, to te seguindo no twitter: maricandi72

beijooooooo

Dani disse...

Bom Rô, você já sabe que eu sou fanzona (ui...é assim que escreve?) da Luisa, né! E essa do Jordão, foi demais! Eta menininha esperta! Adoro!
Beijo, querida!
Dani

Mari disse...

Demais, demais, demais!
Amei o post, a Luisa é demais e adoro como vc escreve!
Estou cada vez mais fã. Parabéns!
Bjinhos!

Kah disse...

Vou tentar usar essa técnica do 'já chegou' quando for minha vez!

Que bom que foi divertido, porque duas horas em engarrafamento ninguém merece!
Beijos

Patrícia Boudakian disse...

Que linda. Eu também estava em Campos. Fui na sexta e voltei hoje. Uma delícia, né?
Eu sei quem é o tal do Jordão pois sempre fui pra lá na casa da minha vó, desde pequena, e sempre fui uma criança curiosa, rs.
Adorei a foto e as palhaçadas no carro.
Não vejo a hora de ter o meu baby.

beijos!

Tchella disse...

hahahaa que máximo!!! eu poderia jurar que era por causa do rio jordao e seus campos ao redor :P hehehe nao conheço a cidade, e nao saberia explicar a relaçao com o rio jordao verdadeiro, mas poderia garantir q era por causa dele o nome hehehehe q viagem :D

A Luisa tbem é cultura :)