terça-feira, 15 de junho de 2010

E a mocinha tá sentada

Para quem já teve um parto normal como o meu, parecia impensável a possibilidade de uma cesariana no segundo filho. Minhas preocupações nessa segunda gravidez, em relação ao parto, eram muito mais relacionadas ao tempo: será que vai dar tempo de meu marido chegar? E do meu médico chegar? Ou de qualquer pessoa chegar? Cheguei a sonhar que não tinha ninguém pra segurar a minha mão nesse momento, já que minha família é toda de fora de São Paulo e minhas duas melhores amigas que poderiam me acompanhar terão bebê nos próximos 15 dias. Porque, veja bem, se na primeira vez eu cheguei no hospital com 7cm de dilatação e a Luísa nasceu em menos de três horas, na próxima a tendência seria que tudo fosse ainda mais rápido.
Eis que fui fazer o ultrassom do terceiro trimestre (hoje completo 31 semanas) e o médico me deu uma notícia que me quebrou as pernas: Rafaela está sentada. Cabeça no alto, bumbum para baixo e pernas para cima, com os pezinhos encostando na cabeça. Está tudo bem com ela e comigo, que eu sei que é o mais importante, mas fiquei arrasada quando pela primeira vez vislumbrei a possibilidade de não conseguir ter um parto normal.
Tanto esse médico como meu GO me disseram que ainda tem tempo pra ela virar. Também li a respeito na internet e vi que em 95% dos casos os bebês se apresentam na posição cefálica (de cabeça para baixo) na hora do parto e apenas 5% na posição pélvica. Mas também sei que, quanto mais a bebê crescer dentro do útero, menos chance tem de virar.
Já me falaram que é possível fazer acupuntura para ajudar nesse processo da mudança de posição, mas também que isso pode antecipar o parto. Tenho receio de causar algum tipo de interferência externa e ainda não sei se tenho coragem de fazer essa acupuntura ou se deixo a natureza agir sozinha. Tendo a ficar com a segunda opção.
Enfim, o lance é rezar pra essa moça não ficar esperando sentada a sua horinha de vir para o mundo. Gente, pensamento positivo aí, pleaaase!!

38 comentários:

Tathyana disse...

Pensamento positivo sempre!!! Minha mãe disse que eu fiquei transversa a gravidez inteira e que na hora "H" encaixei e foi um parto normal ultra rápido, tanto que não deu tempo do médico chegar e quem fez meu parto foi a enfermeira.
Massss, é sempre bom pensar nas duas possibilidades, caso não dê, pra vc não ficar se sentindo mal depois. Trabalhe a sua cabeça para a outra possibilidade, ainda há tempo.

Beijossss!!!

NiNe disse...

Pensamento positivo seeempre!
A minha sophia virou e revirou com mais de 33 semanas! rsrs! Estava enorme minha menina, minha barriga gigante! E mesmo assim ela nao parave quieta! Uma hora estava sentada e outras pelvica!
Nao deu pra ser PN, elas estava pelvica mas alta e se mexendo horrores!


Boa sorte qrida!

Vc tera de novo seu PN

Bjoes

Flavia disse...

Vai dar tudo certo, Rô!
Conversa com a Rafaela, fala pra ela que seria bem mais legal se ela ficasse de cabeça pra baixo durante umas semanas (risos).
Pode contar com meu pensamento positivo, tá??

beijos e boa sorte

Erika disse...

Por esperiência propria eu te digo que a bebe pode voltar ao normal.
Eu moro no JP e com 30 semanas eu descobri que minha pequena tambem estava sentada.
E aqui tudo acontece para se fazer o parto normal, então o medico mandou que eu todos os dias durante 10 min. deitasse no chão com o bumbum para cima e os cotovelos e a cabeça baixa, a posição não e das melhores mas aqui resolveu td. Ah! e tambem procurar ficar deitada para o lado contrario em que o bebe esta sentado, no meu caso ela estava sentada com a coluna para o meu lado esquerdo, então eu dormia virada para o lado direito, e conversei muito com ela para colaborar tambem.
O resultado foi rapico ele marcou cionsulta para 1 semana depois e ela ja estava na posição correta e eu não precisei mais fazer o exercicio, devo ter algo guardado aqui no meu pc se for de seu interesse pode me pedir que te mando por email, eu ja estou na reta final 38 semanas e ela esta na posição certinha, desejo muita sorte para vc.
meu email e efbeppu@gmail.com
abraços

Priscila disse...

Rsrsrs. A Rafaela vai decidir como quer vir. A Duda ficou pélvica até o dia do parto, que foi cesárea. Vou torcer aqui pra dar tudo certo, independente do tipo de parto, tá?
Bjs,

Carol Garcia disse...

mais que positivo, ro!
fica tranquila que estressar agora só piora!
de tempo a rafa e ao seu organismo também.
mas já vai sacando o tipo de aprendiz que a Lu vai ter...
cheia de vontade e personalidade...
kkkk
bjinhos e fique bem
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Carol P disse...

Roberta,
Nao te preocupe e deixe a narureza agir. Minha filha estava sempre na posicao correta, dai sentou por uma semana e voltou de peh para o ar. Vai entender essas meninas.
Bjs

Renata disse...

Ro, to aqui na torcida. E pra te animar: a Mariana estava sentada até 33 semanas e virou!!! E olha que ela era gigante, nasceu com 3840 kg.
Vai dar tudo certo! Pensamento positivo e tb sou super a favor de vc conversar com ela e pedir pra ela virar!
beijo enorme

Mamma Mini disse...

Roberta, vai dar tudo certo, sei de várias histórias do Dr. Carlos Cereznia (sabe quem é ele né?) que ele fez o baby virar colocando gelo na barriga, massagem e afins... e super na última hora, minha prima fez acupuntura no final da primeira gestação pra ajudar e o que aconteceu foi adiantar o processo, a baby se sacudiu...rs, ou seja, faça da maneira que for mais confortável pra vc, é claro que uma pessoa que teve um parto normal rápido como o seu não estaria nunca no mood de uma cesárea né? mas se for o melhor para vcs duas, vai ser e vc terá passado pelas duas experiências. Vou torcer para a mocinha virar e vir na melhor hora! Vai dar tudo certo... fica tranquila. beijos

Micheli disse...

Rô,
Pense que, independente do tipo de parto, o mais importante é ver sua
nascer com saúde. É o que importa de verdade, não o tipo de parto. Eu fiquei muito mal por ter tido de fazer cesária na última hora, fiquei remoendo isso por muito tempo, pq eu me preparei 37 semanas para o normal. Eu não me conformava, nem na sala de parto, já anestesiada. Mas fiquei muito feliz ao ouvir o chorinho dela e ver que com a minha pequena tudo estava bem. Uma pessoa próxima fez o normal e o bebê teve problemas - não se tem toda certeza se foi em decorrência do parto, mas tb os médicos não descartaram isso ainda. Então hj eu mudei um pouco a minha cabeça qto a isso. Embora eu ainda queira que um segundo venha de PN, apesar de no primeiro não ter conseguido, acima de tudo vou me preocupar se o bb está bem e nascerá bem. Acho que a prioridade acima de tudo tem de ser essa.
Espero que ela ainda consiga virar, amiga, mas se não for possível, fique tranquila, se concentre no bem estar dela.
Um beijo pra vc!

Sarah disse...

Oi Roberta!
Fica tranquila que ainda tem tempo. Bento também estava sentado nas 31 semanas e virou. No meu caso, outros fatores levaram à cesariana (sendo o principal deles a eliminação de mecônio quando eu ainda estava com 4 cm de dilatação). Mas, como vc já teve parto normal uma vez, seu organismo sabe o que fazer. Deixe a natureza seguir seu curso que tudo dará certo! Vou acompanhando e torcendo daqui!
um beijo
Sarah - Mãe do Bento
http://maedobento.blogspot.com/

Dani disse...

Mas que danadinha essa Rafaela, hein! Já causando ainda dentro da barriga...
Ro, pode contar com a minha torcida. Vai dar tudo certo e vai acontecer o que for melhor para vocês.

Angélica disse...

Fique tranquila, tudo dará certo, confie!
Meu pequeno resolveu nascer de 8 meses e assim que a bolsa estourou eu fui para o hospital, super disposta a ter parto normal. Fiquei mais de 5 horas com contrações "adoráveis", mas nada de dilatação !!! O resultado foi uma ótima cesárea, uma recuperação excelente, pra mim e pra ele, sem dores, nem traumas. Deus sabe o que faz. Deixe nas mãos dele que tudo será perfeito. Boa sorte e pensamento positivo sempre!

piscardeolhos disse...

Ro, eu conheço 2 casos de gente próxima, cujos bebês estavam sentados e desviraram quando a data prevista de parto se aproximou.
Acho que o seu pensamento positivo é imprescindível e vc tem a seu favor o teu próprio histórico de parto tranquilo, rápido e bem sucedido. Pensa que dessa vez não vai ser diferente!
Mas se ainda assim vc precisar de mais pensamentos positivos, conta com o meu, combinadas?
Beijão

N@nd@ disse...

Acho q o melhor é deixar a natureza seguir seu curso. Tb n consigo me imaginar fazendo cesária, mas q bom q podemos ter essa opção. Relaxe, espere em Deus, que Ele tem o melhor p vc e pro seu bb.

Lia disse...

VIRA, VIRA, VIRA!! Tamo aqui na torcida.
E uma amiga minha que fez cesárea eletiva tava com a bebê sentada até depois da 30a também. Aí tava toda aliviada, dizendo "não ia dar mesmo pra ser normal". Pois a menina virou bonitinha. Vai virar, Rô. Vai virar.

Paula Dreger disse...

Rô,
Já estamos torcendo!
Vai dar tudo certo! E a Rafa vai chegar no seu tempo e com muita saúde! Confia!

beijos,
Paula

Flavia Bernardo disse...

Nossa, só hoje li seu relato de parto! Que lindo! Que sonho!
Como eu quis um parto normal! Lutei tanto por isso, qdo veio a sentença de que teria q ser cesarea, pois eu ja estava em contrações de 4/4min e bebe alto, colo fechadíssimo chorei feito criança. Até hoje ainda me pego pensando no meu PN perdido.

Claro que o que importa é o bebê e vc estarem bem, que nasça com saúde e perfeita. Mas quando se quer o PN, diagnósticos de bebe sentado nos deixa apreensiva mesmo.

To torcendo aqui pra Rafa virar e ajudar você a ter um novo parto normal. Vai ser melhor pra vc e pra ela.
Converse muito com ela. Tenho certeza que ela vai ficar cefálica, bonitinha pra vir ao mundo como a natureza quer!

Beijos
Flavia

Sam disse...

Olha, aqui no UK as midwives recomendam q vc fique ou de quatro, ou ajoelhada e debruçada com os braços na stability ball. Usando a bola, vc ate relaxa um pouco enqto a permanência nessa posição favorece a 'virada' da Rafaela.

De qq maneira, mesmo se n der para ser PN, pelo menos vc já passou por essa experiência linda e eh uma lembrança q estará sempre c vc.
Lembre-se de q c a Rafaela vc n estará perdendo nada, só ganhando! Ganhando outra filhota linda e saudável! :)

Tata disse...

Passei por essa experiência. Meu sonho era ter parto normal mas a Bruninha não virou e o pior é que não pude nem entrar em trabalho de parto para que ela não sofresse. Dizem que YOGA é muito bom nesses casos. Outra dica é tentar conversar com uma doula e ver se existem maneiras de ajudar a bebê a virar.
Bem, não se preocupe se ela vier de cesárea, pelo menos vai nascer de bumbum pra lua né.
Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Roberta,
pensamento positivo sempre.
Eu também queria fazer um parto normal. Sabe que até fui a maternidade, conhecer a sla de parto humanizado, conhecer a tal cadeira antes, ver qual a posição que eu me sentiria mais confortável, etc... Conhece alguém que foi ensaiar o parto normal? Pois é eu fui.
E estava tudo bem para o meu parto normal só que eunão entrava em trabalho de parto e o prazo estava se esgotando. Eu me sentindo super bem, tinha ido ao médico no dia anterior e estava tudo bem. Resolvi fazer uma acumputura para ter dilatação e foi a minha sorte pois estava com a pressão alta e não estava sentindo nada. Saí de lá direto para a maternidade e fiz uma cesariana. Que não foi de todo mal e o mais importante foi eu não me sentir frustrada nem incapaz de ter um parto normal. Foi saber que eu tentei mas quye não deu e então fiz o melhor.
Bem, a acumputura pode ser um bom negócio mas o que eu acho mais importante é não ficar frustrada. Se o parto or normal, ótimo! Se não for é porque a melor opção foi a cesária.
Pensamento positivo, o bebê ainda pode virar.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Paloma, a mãe disse...

Rô, é claro que ela vai virar! Tá muito cedo ainda. geralmente, até 36 semanas eles viram. Senão, ainda há formas de tentar (gelo, massagens e tal). Tô super na torcida e tenho certeza de que a mocinha vai virar, sim!
Beijos

Jussara disse...

oi, Roberta,
Tenho lido bastante sobre parto normal/natural e sei que muitos bebês viram no último minuto, e no seu caso, ainda tem tempo, sim. De toda forma, sei que existem exercícios como os que a Sam citou, e tem tb a moxa e outras coisas. Acho que conversar com a bebê sempre ajuda. Mas acredito que ainda tem tempo e que ela vai virar. Tb estou na torcida.

Roberta disse...

Vixi Roberta passei por isso no parto da minha filha, ela sentou com umas 25 semanas e não virou nem com reza braba, ficávamos indo fazer ultra atras de ultra pra ver se ela virava e nadinha! A cesárea foi marcada pra 3 dias antes da data provável e quando ela nasceu descobrimos que ela estava presa lá dentro, então é bem provável que a Rafaela esteja presa também. Sem espaço pra manobra e o tamanho prejudicam bastante. E agora com o segundo quase nascendo eu corro o "risco" de um normal, já que o mocinho resolveu virar lá pelas 25 semanas e não saiu mais de lá. Boa sorte e tenha em mente que as coisas acontecem todas por um motivo, mesmo que a gente não entenda na hora. O que importa é ela nascer bem, e com saúde. O resto a gente busca. Um beijo
Roberta

Patrícia Boudakian disse...

Fiquei tão emocionada ao ler seu relato de parto que não comentei aqui. Tô (junto com toda mulherada) na torcida para ela virar. Ela vai virar sim e as coisas vão sair como vc planejou, sem dúvida nenhuma. Se não for é pq não era pra ser, né? Simples assim.
Estou mandando energias positivas, viuu?

Super beijo!!!

Camila disse...

31 semanas??? Jááááá?? Nossa... Mas vai dar tempo e a mocinha vai colaborar e virar. Pensamento super positivo para vcs!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

amaesoueu disse...

Pensamento super positivo por aqui!!!

Ela ainda vai virar!!!!

No segundo filho o útero tá mais relaxado tb e é mais fácil para ela virar. TB existem posições e exercícios para fazer que ajudam muito, tipo descer o sofá de gatinha umas vezes por dia, ficar com o quadril elevado e tal...

Mas, e outra coisa, vc chegou a cogitar fazer um parto normal pélvico? Existem profissionais que fazem, ainda mais sendo o segundo filho.

Mas eu acho que o principal mesmo é pedir para ela colaborar!

Muito boa sorte para vcs!!

BJs, Gabi

Priscila Sant'Anna disse...

Oie!
Olha a minha Bia tbém tava sentada e virou na 34ª semana, nasceu de parto normal.
Ainda tem tempo sim pra ela virar.
Vou torcer pra vcs.
Bjs
Pri e Bia

Grazi, mãe do Principe disse...

OI, RO
NÃO SE DESESPERE , O FLAVIO VIROU COM 35 SEMANAS E OLHA QUE ELE ESTAVA BEM GRANDINHO VIU .
BJUS E ESTAMOS COM PENSAMENTO POSITIVO VIU .

Fabi disse...

Oi Roberta,

Como todas, estou na torcida pra ela virar. E não sei se isto te deixa mais tranquila, mas uma apresentação pélvica não implica necessariamente numa cesárea. O problema é que a grande maioria dos obstetras não tem experiência neste tipo de parto e portanto não aceitam assisti-lo.
Leia este artigo da revista brasileira de ginecologia e obstetrícia:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032000000800008&script=sci_arttext
Bjocas

Paula disse...

Olá!
Sempre que tenho um tempinho leio seus posts (adoro!). Passei pela mesma ansiedade quando meu bebê "sentou" com 34 semanas (senti os movimentos dele mas só depois do ultrassom soube o que aconteceu)... Mas com 35/36 semanas ele virou novamente e nasceu de parto normal, com 3,6kg, como eu sonhei. O importante é você buscar tranquilidade se preparando para qualquer tipo de parto, para não transformar este momento tão lindo em frustração.
Muitas bençãos para vocês duas!

Letícia Volponi disse...

Rô, quando fiz o curso de grávidas há dois anos e meio, a enfermeira ensinou duas coisas que podem ajudar e são bem simples: deite-se com algumas almofadas em baixo do quadril para ele ficar mais alto que sua cabeça por cerca de dez minutos uma vez ao dia. A outra é conversar com o médico para ver qual o melhor sentido para ele virar (direita ou esquerda) e alise sempre a barriga nesse sentido, como se indicasse a ela o caminho... não sei se funciona...

Anônimo disse...

Olá. Me chamo Ila e moro em Montréal, onde faço um curso de doula. Em uma das nossas aulas lemos sobre exercícios posturais que vc pode fazer para ajudar a desvirar seu bebê. Uma outra coisa que ajuda bastante é se sentar sempre na beirada das cadeiras e sofás, sem encostar-se sempre pendendo para frente(talvez até com o encosto da cadeira entre as suas pernas e manter a barriga e os braços apoiadas no enconsto). Isso ajuda a gravidade a trabalhar, pois a cabeça é órgão mais pesado do corpo do bebê.
Outros exercícios que aprendemos são (para fazer a partir da 32a semana até o fim da gestação):
- no chão, em quatro apoios, balançar a bacia para frente e para trás e depois para os lados durante cerca de dez minutos (se possível 3 vezes por dia). Sempre faça esse balanço delicadamente, sem rompantes e respeitando seu corpo.
- deitada de costas, sobre um colchão firme e com os quadris apoiados em algumas almofadas (ou travesseiros) de modo a deixar sua bacia de 15 a 20 cm mais alta que a sua cabeça. Mantenha essa postura por cerca de dez minutos, tb 3 vezes por dia, sempre respirando lentamente (para fazer essa postura, tenha o estômago vazio).
- novamente em 4 apoios sobre o chão (ou colchão firme) apoiar a cabeça em um travesseiro (ou almofada) com o quadril no alto - segundo minha professora, os bebês costumam gostar dessa posição para dormir. Também com o estômago vazio, manter a postura por 10 minutos, 3 vezes por dia.

Minhas professoras aconselham a aproveitar esse tempo em que vc está "se dedicando" à sua bebê, em manter ali a sua atenção e deixar para depois para se preocupar com qualquer outra coisa. Converse com sua bebê, explicando com calma e com carinho porque ela deve virar, e visualize o trajeto da cabecinha dela pesando com a ajuda da gravidade para encaixar.

Aqui em Montréal, alguns médicos em determinados hospitais fazem parto normal mesmo de bebês sentados, desde que a cabecinha esteja flexionada, com o queixo em direção ao peito, mas a realidade aqui é bem diferente do Brasil, né...

Espero ter ajudado em alguma coisa e se tiver alguma dúvida posso tentar pesquisar para te ajudar. Meu email é ilabrognoli@gmail.com
Boa hora pra você! E tenha fé que vai dar tudo certo e ela vai virar bonitinha. E, caso não vire, tenha sempre no seu coração a tranquilidade de saber que o melhor parto é o parto possível.

Boa sorte!

Alê disse...

Vai dar tudo certo!!!!
Vc vai ver que na hora H ela vai estar lá prontinha, na posição certa pra vir naturalmente!
: )
Beijos nas 3!!

Coisas de mãe disse...

Oi Roberta, no primeiro cometario nao me apresentei, mas como desta vez vou dar pitaco" resolvi ser mais educada!!! Chegeui aqui pelo blog da Paula http://nywithkids.blogspot.com/

Eu tive duas cesareas, no PEdro, meu liquido acabou na 38) semana, mas deu tudo certo. estes dias minha vó me falou que com ela tinha acontecido a mesma coisa, dai pro segundo filho dela, ela tomou homeopatia e foi tudo MUITO tranquilo!
De qualuqer maneira: BOA SORTE!

beijos Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Thaís Rosa disse...

ui, tanto tempo sem passar por aqui e esse barrigão já deve estar enorme!! que delícia!
relaxa que ela vai virar. tem umas posições de ioga que ajudam, mas não sei se você curte... dá até pra ficar de ponta cabeça (sério!!) e ajuda muito.
pensamento positivo por aqui!
beijo
thaís

Mari disse...

Conversa com ela Roberta! O Pedro tbém estava sentado e eu ficava falando para ele como seria importante ele virar... rs Acabou dando certo! Infelizmente não consegui meu PN... Ele estava muito alto e meu útero sem nem sinal de contração. A cesarea foi tranquila para os dois, mas te entendo perfeitamente e ainda sonho com um PN p/ o segundo... Bjos e boa sorte!

helia disse...

Olá. Estou de. 32 semanas e 6 dias minha bebe esta sentada. Com muito receio. Mas com muita fé q vire. Bjs