quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você dá água para seu filho?

A Bonafont me mandou algumas dicas bacanas sobre consumo de água e achei interessante a tabela sobre a quantidade recomendada para darmos às crianças e bebês diariamente (na verdade, a recomendação é do Instituto de Medicina dos EUA). Os especialistas dizem que o ideal é oferecer água sempre, e não esperá-las pedir. Veja a tabela abaixo:

7-12 meses: 0,8 litros/dia
1-3 anos : 1,3 litros/dia
4-8 anos : 1,7 litros/dia

Eu confesso que, depois que vi essa tabela, fiquei preocupada. Preciso aumentar bastante a quantidade de água que minha filha bebe diariamente.

COMENTÁRIO POSTERIOR: A Fabi deixou um comentário interessante aqui nesse post, falando sobre a controvérsia que existe entre alguns especialistas sobre a quantidade indicada de água. Lógico que a Bonafont, como ela lembrou, tem interesse em divulgar os índices mais altos. De qualquer forma, todos sabemos que a água é extremamente importante para o organismo e é preciso criar o hábito de bebê-la, sim. Tem gente que não bebe um copo de água sequer por dia. E esse assunto me fez pensar, sim, que eu deveria oferecer mais água para a Luísa do que costumo oferecer. Lógico que não vou obrigá-la, mas vou deixar sempre a água disponível por perto.

9 comentários:

Tathyana disse...

Alice bebe pouca água ao longo do dia. Só dá alguns golinhos mesmo. Mas bebe bastante suco. Será que compensa??? Bjssss

Denise disse...

Eu procuro sempre dar água para a Malu, mas acredito que essa quantidade ela não toma não. Não sei.
Confesso que também fiquei preocupada...

Bjs

Fernanda disse...

Realmente água é muito importante mesmo...para nós e para os pequenos. O Felipe não toma água pura de jeito nenhum, mas toma muito chá. Faço um chazinho pela manhã (uns 200 ml, com água filtrada e a erva/folha, nada de saquinho) e até o final do dia ele toma tudo. Dou de pouquinho em poquinho, em temperatura ambiente mesmo e ele adora! Foi o único jeito dele beber água.

Micheli disse...

Graças a Deus a Clara toma muito líquido. Mais suco que água, é verdade, a não ser em dias muito quentes.
Mas reparo que isso também tem haver com o hábito da família, se a mãe também toma bastante água, lembra de estar sempre oferecendo; se não toma, também esquece de oferecer. Depois de uma conversa dessa com uma amiga outro dia, tinha pensado em postar sobre isso no blog.
Um beijo.

Fabi disse...

Este negócio de tomar 2 litros de água por dia é um tema bem controverso.
Existem especialistas que defendem que você deve tomar somente o que o seu corpo pede, ou seja só tomar água quando estiver com sede mesmo. Isto porque dependendo da pessoa e do estilo de vida que ela leva, 2 litros podem sobrecarregar os rins e eliminar sais minerais além do que é necessário ser eliminado.
Mas enfim, como produtora de água mineral engarrafada, a bonafonte vai mais é seguir sugerindo os tais 2 litros por dia...
Bjocas

Renata disse...

Caraca, eu tb preciso oferecer mais água ao André!!! Acho difícil que ele beba tudo isso, mas acho que atualmente ele não bebe nem a metade!
beijo

Jussara disse...

oi, Roberta,
Minha mãe sempre diz que deve-se oferecer água pra criança antes que ela peça pois ela (a criança) não se lembra de beber água, e dependendo da idade não sabe pedir ainda (no caso dos bebês). Meu sobrinho de quase dois anos toda vez que vai na casa da minha mãe bebe muita água simplesmente pq quem cuida dele não oferece e ele acaba bebendo pouco, mas qdo chega na minha mãe ele a vê bebendo, vê o bebedouro e se "lembra" de beber tb (e de pedir).
Eu concordo em partes com a Fabi, acho que nem todo mundo precisa de 2 litros de água; vai depender do clima da cidade, se a pessoa faz exercício, se transpira muito, etc. E tb, sucos e chás entram na contagem; se a pessoa bebe 1 litro de outros líquidos ela precisa beber só 1 litro de água (no caso de quem bebe 2 litros). Mas discordo de que deve-se beber água somente quando se está com sede. Qdo ficamos com sede é pq já passou da hora de beber água e estamos prejudicando os rins; o certo é beber um pouco a cada hora, mas nunca esperar ficar com sede. Desculpe o comentário grande.

Jussara disse...

Quando digo bebês são aqueles que já comem papinha e consequentemente bebem água e outros líquidos.

Giovana disse...

Roberta, muito bom o Post!
Agradeço a informação!
Adoro seu Blog!

Beijokinhas,

Gi & Lucca