quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sangue no nariz

Maior susto quando a babá entra aqui no escritório pra mostrar que estava sangrando o nariz da Luísa. Isso nunca tinha acontecido antes. Liguei rapidamente para a pediatra e ela me disse que isso é normal acontecer em períodos do ano mais secos. A mucosa do nariz fica ressecada e pode estourar algum vasinho.
A solução, segundo ela, é colocar uma bolsinha com gelo do lado de fora do nariz e pressionar, com a cabeça da criança levemente para trás, para estancar o sangue. (Primeiro você pega uma camisa de força ou então amarra os braços e pernas da criança, além de segurar fortemente a cabeça, porque essa tarefa é quase impossível de ser realizada sem ser à força - bom, pelo menos aqui em casa foi assim, vai que outras crianças fiquem quietinhas).
Depois, mais tarde, se quiser, pode colocar um pouco de soro para hidratar. Mas só.
Então fica a dica se alguém também tomar esse sustinho nesse inverno. Mas, é lógico, é sempre bom consultar o pediatra de confiança também.

25 comentários:

Deca disse...

Roberta...
Sigo seu blog de pertinho, e ADORO seus textos...
Vim aqui pra te dizer que eu tinha este problema também, mas no meu caso, sangrava SEMPRE!
Então aprendí na pele o que fazer (além de ter aprendido tb na facu...já que sou Fonoaudióloga):
O segredo é segurar o nariz abaixo do osso, "fechando" a entrada e saída de ar...assim estanca o sangramento.
E pode sim colocar a cabeça pra tráz, mas CUIDADO...isso fará o sangue parar de sair pelo nariz, mas adivinha só: ele irá achar outra saída...e provavelmente será engolido pela pequena, e irá parar no estômago dela.
Até aí, nada demais...realmente...não faz mal engolir o sangue. Mas isso pode causar um leve mal estar nela, e poderá ocasionar vômito.Também normal, mas assusta à beça, já que o que será vomitado será o sangue engolido.
TUDO NORMAL...apenas escreví este coment pra dizer que não se assuste se isso acontecer...pq eu e minha mãe quase morremos de susto a primeira vez que ocorreu comigo...E não quero ver vc assustada!
Depois o pediatra disse que era normal, e tal...e relaxamos.
O melhor mesmo a fazer é simplesmente dar uma pressionadinha no nariz pra estancar, ou espera um pouco..que pára...JURO que pára...hehe
BJSSSSS e desculpe o tamanho do coment.

Deca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tathyana disse...

Imagina então se vcs morassem no Planalto Central??? Concordo com a Deca sobre virar a cabeça para tráz...melhor mesmo é pressionar o nariz para estancar o sangue. Ainda bem que passou o susto. Bjsss

Camila disse...

Sustão, hein?! Nunca me aconteceu... Mas, valeu pela dica, só preciso deixar uma brigada de incêncio a postos para fazer toda essa manobra com os meus "anjos"...
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Fernanda disse...

Nossa! Que susto! Bom saber mesmo! Assim não infarto lodo de cara se isso acontecer com o meu Pequeno.
Bjo

Fe disse...

Rôoo, já passei por isso e agi igual a você: LIGUEI PRO PEDIATRA CORRENDO !!!! E é isso mesmo, coisa simples, mas que dá o maior susto na gente né ? beeijo

Mamma Mini disse...

É Roberta, que susta! eu imagino como seja fácil segurar a criatura pra colocar gelo, vivo colocando gelo nos "galos" que meu filho adquire trombando por aí...e é super fácil, mais ou menos malabarismo... tipo colocar termômetro convencional de mercúrio e fazer a pessoa ficar quieta por 3 minutos...super fácil..aí que resolvi a vida e comprei o tal do termômetro de 3 segundos de testa e é absolutamente fantástico minha melhor aquisição... coisas de mãe...ah, lembra dos soutiens de amamentação feiosos e tal do seu post? saiu na crescer deste mês uma página só de soutiens mais bacanudos pra amamentar, e lá tem 2 da jogê que eu te falei...vai ver...
bisou

JuUuh disse...

iauhsuiAHISUHAIHsiahsiuahiusahsia
tuas dicas de como proceder na hora do gelo foi otima rsss
melhoras ai xD
beijinhuu

Carol disse...

hihihih, enquanto eu lia o post, tava pensando "comofas pra botar a criança quietinha de cabecinha inclinada?". ótima explicação!

e boa dica tb!

ela já tá melhor?

beijoca!

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

Olá!! ai tb passei por esse susto... ele era nvinho e eu liguei feito louca para a pediatra..eu surtando e ela bem calmaaaa..rsrssr..nunca esqueço disso!
valeu o post ,serve para tranquizar mamãe que ainda não passaram por isso !!
bjs!!!

Marina disse...

Ô, dó!

Carol Garcia disse...

Ô Rô...
euzinha passei a infância, adolescência e a juventude (ógico, que velha é a mama) agora com o nariz sangrando. Opa! aconteceu hoje de manhã...
Coisas de gente alérgica e que soooofre qdo o tempo seca.
a gente assusta no começo, mas passa.
como essa desgraça de alergia é hereditária, a pediatra do isaac já pede pra eu usar sorinho no nariz dele sempre. pra evitar qqer ressecamento.
e vamos que vamos.
melhoras pra gatinha
bjocas
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

Priscila disse...

Roberta, meu filho tem isso sempre que o tempo tá seco. A primeira vez tb fiquei assustada, mas agora, até ele já se acostumou. Uma vez, quando se viu no espelho cheio de sangue no nariz, perguntou: "Mamãe, é meleca red?"
Rs.
Bjs.

Dani disse...

Rô, eu tenho isso até hoje!
Comigo já não há mais sustos, mas, sei não, se acontecer com a Nina, certeza que infarto!
brincadeira...
Ótima dica, viu!
Beijo.
Dani

Paula Massoca disse...

Oi Roberta

Encontrei seu blog hoje e gostei muito dos seus textos, me identifiquei muito com ele.

Parabéns!

Patricia disse...

O meu nariz sempre sangrou. Meu, do meu pai e de um irmão. depois que cresci nunca mais tive. Na gravidez voltou e depois que Mariana nasceu passou de novo. vai entender.

bjs

Patricia disse...

O meu nariz sempre sangrou. Meu, do meu pai e de um irmão. depois que cresci nunca mais tive. Na gravidez voltou e depois que Mariana nasceu passou de novo. vai entender.

bjs

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Seu blog é d+..sempre estou lendo...é muito bom ter alguem como vc para clariar nossa ideias!!!

obrigada

Ana - Viajar é tudibom! disse...

Que susto hein mamae?
Mas valeu a dica!

Mãe do Pitoco disse...

Nossa que susto deve ter sido! Pitos passa regularmente, no nariz, um spray para o controle dos sintomas da rinite neste período. Desta forma, incômodos como este têm menos probabilidade de ocorrer.
Beijos ans duas

Patrícia Boudakian disse...

adorei como explicou hahaha!!!
deve ter sido um susto e tanto, né? mas o tempo anda seco que só ele... um horror. eu ando com uma dor de garganta terrível por conta dessa falta de humidade. espero que ela esteja bem.

beijo!

Letícia Volponi disse...

aqui em casa soro é apetrecho obrigatório no inverno para mim e para ela, mas valeu a dica. Onde vc comprou a camisa de força?

Anônimo disse...

A primeira vez que meu nariz sangrou eu estava no reforço escolar e levei um susto! ai eu disse a professora que era pra eu levantar a cabeça pra cima enquanto ela queimava um algodão! depois ela me deu o algodão pra cheirar e parou! agora toda vez que sai eu cheiro o algodão queimado e para! Está certo?

Anônimo disse...

Aconteceu comigo essa madrugada fiquei muito preocupada meu filho tem dois anos e quatro meses e nunca tinha acontecido antes dele sangrar pelo nariz e da um susto mesmo pois e muito sangue liguei pra pessoas mais experientes e acabei vindo pesquisar na internet tambem confesso que estou menos aflita!!!