segunda-feira, 24 de maio de 2010

Viagens com filhos


Apesar de sempre ficar feliz com o carinho daquelas pessoas que me oferecem selinhos, um em particular me chamou a atenção. Porque desta vez ele tem um significado maior do que um elogio ao próprio blog. Sei que ele tem circulado bastante na rede, até porque chega uma hora em que os destinatários começam a se repetir. Mas eu realmente me identifiquei com esse, que é sobre viajar com filhos, que recebi da Carol, do Viajando na Maternidade.
Luísa viajou de avião pela primeira vez aos dois meses de idade. Foi numa viagem a Brasília em que eu fui sozinha com ela. Depois ela já viajou com a gente muitas outras vezes, para lugares bastante diferentes. Até para a Europa a mocinha já foi, quem diria! E olha que a mãe dela foi ao exterior pela primeira vez aos 19 anos...
Também fomos a Buenos Aires, cujas dicas que eu dei aqui atraíram muitos novos leitores ao blog - até rendeu uma matéria na revista Crescer. Fiz também, com a ajuda de mães amigas que moram no exterior, listas dos principais termos em inglês, espanhol e italiano que precisamos saber em uma viagem internacional com crianças.
Então, para que esse post seja mais do que um agradecimento ao selinho, segue um link com todos os posts que já escrevi sobre viagens, como dicas para viagem de avião, dicas de passeios e comportamento dos bebês/crianças em fases diferentes. É só clicar aqui.
E, para aqueles que têm medo de viajar com filhos, vai minha dica mais valiosa: faça isso, é bom demais. Mas vá relaxado. Porque em viagem com crianças é preciso ser muito flexível e ter paciência. Deixe suas neuroses em casa. Saiba que é impossível ter tudo sobre controle e que imprevistos ocorrerão sempre. Por isso, é fundamental encarar tudo (ou o máximo possível) com bom humor.

14 comentários:

Lia disse...

Viva! Eu tô entrando nessa onda, devagarinho. Primeiro as viagens a Minas pra visitar os avós paternos, depois a praia e depois o mundo!

Paloma disse...

estou adorando essas dicas sobre viagens! minhas férias estão chegando e estou pensando em viajar pro Nordeste com a Isa, na primeira viagem de avião dela. estou um pouquinho tensa. se tiver dicas sobre este destino, me passa. bjos
Paloma e Isa

Carine disse...

Oi Roberta!!! Também sou super a favor de viajar com os pequenos, o Enzo fez sua primeira viagem de avião aos 7 meses e não paramos mais, foi uma delícia. Em abril fomos pra Buenos Aires e a sua matéria da Crescer veio na hora certa, dicas preciosas....
Acrescentando seu post, eu diria também que viajar com os pequenos exige muitas vezes sair da rotina,e a gente tem que desencanar com horários....lembrar que é férias, depois tudo volta ao normal!!!
Beijinhos

Carine

Viajando com Pimpolhos disse...

Bem, você e todos este comentarios anteriores estão tirando as palavras da minha boca!! Quem sou eu para falar, ja que a minha Clara fez a sua primeira viagem aos 3 meses e de lá, nunca parou! Isso até nos rendeu um blog, com a vontade de dividir essas experiência fantásticas com outras famílias!
Um beijo grande, Sut-Mie

Mamma Mini disse...

Demais, vou ver tudo agora....
eu já viajei com meu filhote algumas vezes e apesar da funça total é muito bom estar toda a family juntinha desbravando outros lugares... beijos!

Meu diário... disse...

Adorei suas dicas, assim q eu tiver meu bb, lembrarei de td isso.
Bjs e boa semana

Eva disse...

Amei o post. Estava mesmo para procurar um deles que eu tinha lido há um tempo atrás. Filhote também estreou nas viagens com meses, 4 meses se me lembro bem.
Estamos para viajar daqui uns dias e por isso estava atrás do seu post com dicas para o avião. Só que achei muito mais tranquilo porque na época o santo peito resolvia muita coisa.
Bjs

Eva disse...

Eu quis dizer aí em cima que a viagem com poucos meses (apesar de ser com muito mais tralha) foi mais tranquila por conta de muita coisa ser resolvida com a amamentação.

Roberta disse...

Sim, Eva, com certeza. Além de os bebezinhos mais novos darem menos trabalho no avião, porque geralmente dormem (Luísa pelo menos nunca me deu trabalho), tem a questão da alimentação com a qual não precisamos nos preocupar. Já em outras fases temos que nos preparar melhor para as viagens, especialmente as mais longas.
bjs

Avassaladora disse...

Roberta,
também sou do seu time, viajo com o Gui desde os 6 meses de idade (e só não foi antes porque o marido não tinha férias antes!)
Acabamos de voltar da Europa, e o Gui foi um ótimo companheiro de viagem!!!!

Carol Garcia disse...

aieeeee!!!
que delícia!
to que to nas catanças pras próximas férias do Isaac!
vamo que vamo que eu cutuquei aqui e vc já foi pra alemanha com a pequena!
quero dicas, hein?
bjo bjo
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

"ZZ" disse...

Daqui 1 mês faremos uma viagem até o Oriente Médio e estou muito preocupado, pois são 15 horas de voo até a Turquia, 3 horas de Transit e mais uma hora de avião, Lis estará com quase 11 meses, mas mesmo assim aflição total.

Maria Luiza, minha vida!!! disse...

Tem que ter muito bom humor mesmo pra viajar com as crias....Eu já viajei diversas vezes sozinha com a Malu e sei o que é isso....mas apesar de tudo é ÓTIMO!!!
Beijuuuus

Ana - Viajar é tudibom! disse...

Olá
na hora que tiver um tempinho quero entrar nas suas dicas e viagen por aí!
Abraços
Ana
www.anaeguto.blogspot.com