terça-feira, 20 de abril de 2010

Desfralde noturno

Tirei a fralda diurna da Luísa assim que ela completou dois anos e foi um processo muito menos traumático do que eu esperava. Depois de uns dias fazendo tudo nas calças, ela pegou o ritmo e as escapadelas eventuais aconteceram por no máximo dois meses, acho. Depois foi uma maravilha. Mais sobre o desfralde da Luísa pode ser lido aqui, aqui e aqui.
Mas em relação à fraldinha da noite eu resolvi ser menos radical e deixar rolar naturalmente, especialmente porque é mais difícil de controlar quando se está dormindo. Decidi que só tiraria quando ela passasse a acordar seca todos os dias. Aos poucos, ela foi reduzindo bastante as xixizadas noturnas, e à tarde eu também já a deixava sem nada durante as sonecas, mas resolvi esperar até elas pararem totalmente pra tirar as da noite (não sei se é porque eu queria respeitar o tempo dela ou porque eu tinha preguiça de pensar nela acordando toda molhada de noite e a gente ter que ir lá socorrer, ou talvez ambos).
O fato é que demorei seis meses pra tirar a fralda noturna, e avalio hoje que foi a melhor coisa que eu fiz. Isso faz uns dois meses, mais ou menos. Comprei protetor de colchão por garantia, mas desde que retirei a fralda ela nunca fez xixi na cama de madrugada.
Esta noite aconteceu a coisa mais engraçada. Eram mais ou menos umas 4h da manhã e eu estava sonhando que a Luísa tinha feito xixi na cama e acordava chorando. De repente, eu juro, ela aparece (de verdade) no meu quarto e diz que queria fazer xixi. Que coisa essa coincidência, né? Sei que eu achei a coisa mais fofa do mundo ela ter esse controle todo de madrugada.
PS. Para incentivar as crianças a tirarem as fraldas, a professora dela colocou três bonecos de papelão na parede da sala: um com fralda, um de calcinha e um de cueca. E ela colocou a foto das crianças em cada um deles de acordo com o estágio atual. A Luísa, como foi a primeira das meninas a tirar a fralda, até por ser uma das mais velhas da turma (na verdade, ela nunca chegou a usar fraldas na escola), é a líder da bonequinha de calcinhas. Bem bonitinha.

13 comentários:

Lia disse...

Que demais, hem!! Eu fiz xixi na cama até uns 10 anos, um horror. E eu mesma levantava, trocava toda a minha roupa e a roupa de cama e voltava a dormir. Bem chato.

Roberta disse...

Eu me lembro de uma prima que também tinha esse problema, Lia. Ela já era grandona e, quando ia dormir em casa, tinha que forrar com plástico porque ela fazia xixi à noite. Deve ser terrível e sei que muitas crianças têm esse tipo de problema mesmo.
Só espero que Luísa continue assim.
bjs

Fernanda disse...

Oi, Roberta!!!
tenho acompanhado seu blog daqui de Buenos Aires. Está ótimo. Não tem como não se identificar com alguns episódios que você conta. Estou escrevendo notas com dicas de roupas de inverno na capital portenha. Dá uma passada lá no meu blog!!!
bj
Fernanda
(http://buenosairesparaninos.blogspot.com)

Naomi disse...

Que bom que ela está tendo a "consciência" que tem que fazer xixi e está acordando. Isso é demais, Roberta!!! Incentive-a sempre a fazer o q ela fez esta noite (de te acordar e dizer que quer fazer xixi) porque isso é raro acontecer. Sinal que ela está madura neste processo de não precisar e não querer usar mais fralda.
Parabéns!!!
Beijcs,
Ve Ik

Naomi disse...

Ah.. só para complementar. A Juju, se eu não acordo de madrugada para levá-la ao pipi house, certamente ela faz xixi na cama. E ela tem 3aninhos e 3 meses!!! Ela não acorda de jeito nenhum.
Bjcs,
Ve

Denise disse...

Nossa, que vitória! Parabéns!

Minha filha é 2 meses mais nova que a sua e só agora comecei a tirar a fralda da soneca da tarde. Ela fez na cama 1x (ainda bem que comprei protetor de colchão).
Acho que vou esperar ela ficar "craque" na tarde e aí parto pra noite.

Bjs

Chris Ferreira disse...

Oi Roberta,
temos que respeitar o tempo das crianças e o nosso tempo também, né? No meu caso fiz o desfralde das minhas duas filhas de uma única vez. A Ana Luzia deixar de usar fraldas aos 2 anos e a Sofia com 2 anos e 6 meses. E aí tirei tanto de dia quanto de noite. Na verdade elas já estavam preparadas para isso e eu também já estava cansada de trocar fraldas.
Cada conquista das nossas filhotas é deliciosa, né?

beijos

Ioly Lopes disse...

Bom ouvir sua experiência.
Queria começar com as calcinhas agora. Mas o friozinho chegou, vou esperar mais um pouquinho... rs
bjim

Renata disse...

Poxa, que legal ela levantar sozinha pra ir ao banheiro! Acho importantíssimo respeitar o tempo da criança. O processo fica menos traumático pra todos.
Logo mais chega a minha vez. Não estou com pressa porque a Mariana acabou de chegar e o pediatra me recomendou esperar um tempo pra tirar a fralda do André, já que existe a possibilidade de ele "regredir" um pouco!
beijinhos

Camila disse...

Ai, ainda não criei essa coragem de tirar a fralda noturna... por pura preguiça de levantar à noite e ter que trocar todo o lençol... a minha filha muitas vezes acorda sequinha e já acordou de madrugada pedindo para fazer xixi mesmo estando de fralda. E o seu post foi super inspirador e esclarecedor, adorei! Já estou te seguindo, vai lá me conhecer quando puder: www.mamaetaocupada.blogspot.com
Bjos,
Camila

Letícia Volponi disse...

Ai, Ro, ainda não comecei a tirar a fralda noturna, mas estou respeitando o tempo da baixinha. A fralda dela ainda acorda muito molhada, não dá.
O que fiz foi cortar a mamadeira para dormir e colocá-la para fazer xixi antes de por a fralda, mas ainda assim tem sempre um xixizinho ali. Durante o dia, mesmo na soneca da tarde, ela vai direto só de calcinha.

Priscila disse...

Oi, Roberta
O desfralde diurno do Gui foi tão traumático que ainda não tive coragem de tentar o noturno. Comecei o desfralde diurno dele com 2 anos e 2 meses e até mais de um ano depois ele ainda deixava xixi e coco escaparem. Grande parte por molequice, quando não queria parar a brincadeira pra ir no banheiro, grande parte pra chamar atenção por causa da irmã. As coisas estão melhores agora, mas ainda acontecem alguns acidentes. Já até me chamaram na escola pra conversar sobre isso. Daqui a duas semanas ele vai fazer 4 anos e já passou da hora de tirar a fralda da noite, mas ele ainda acorda com a fralda muito molhada.
Bjs

Raquel disse...

ai ai ai
ainda não tive coragem de tirar a da noite, acredita? por isso vim aqui saber como foi com sua Luisa.
Ana ainda faz e bastante...
Mando ver ou espero acordar seca?
bj