quarta-feira, 3 de março de 2010

Puque a bola rola?

Algumas mães que se manifestaram nos comentários do post anterior levantaram uma questão que tem tudo a ver com o que eu vou falar agora: gente, como essas crianças de hoje são avançadinhas!!! São muito mais espertas do que as crianças eram no nosso tempo (ai que expressão de velho) e infinitamente mais do que nos tempos dos nossos pais. Jisuis, seria um excesso de estímulo que elas recebem? Ou é a evolução da espécie mesmo?
Eu JURAVA que a fase dos porquês começava lá pra quando a criança tem uns quatro ou cinco anos. Pode até ser desconhecimento de mãe de primeira viagem, mas eu não esperava receber tão cedo perguntas como as que tenho recebido da minha filha de dois anos e meio:
- Mamãe, puque a bola rola?
- Puque fica iculo di noite?
E o pior é que as respostas nunca satisfazem. Elas sempre vêm seguidas de outro "por que?" e mais outro...
Essas crianças são prodígio ou o quê?

19 comentários:

Renata disse...

Jááááá??? Ai, meu Deus! Não estou preparada ainda...rs!
Ro, a princesa chega em abril! Tá pertooooo!
beijos, Re

Lia disse...

hahah! Acho que sempre foi assim, Rô! É que a gente esquece. Minha mãe tem umas fitas de áudio de quando a gente era pequenininho e já dá pra ver a esperteza... A gente já cantava músicas, contava histórias direitinho e memorizava propagandas do rádio e da TV com uns 4 anos.

GRAZI disse...

aiiiiii jisuis jaaaa ?????????
não to preparada psicologicamente pra isso não .
De uns dias pra ca meu bebe de 1 ano e 2 meses tem se mostrado um tagarela e ja me assusto se ele vir com isso entro em parafuso
bjus

Dani disse...

Também tenho medo desses porquês! Chega assim rapidinho é? Ui...
Beijo! Dani
PS: e a Rafa? Tá barriguda já?

Bianca disse...

Eu andei lendo a respeito, dizem que essa época é das "crianças índigo", tem até uma classificação bem bacana... Não sou muito de teorizar, mas achei interessante.
Agora, essa faze puque é muito fofa, não?!
beijos!

Tathyana disse...

Pis é Rô, é assim mesmo. A fase do porque em geral vai dos 3 aos 6 anos. Alice começou cedo, assim com a Luiza, espero que acabe mais cedo tmb. Bjssss

Mari disse...

elas tão cada vez mais espertas e nós cada vez mais "véias", né? eu vivo repetindo clichês idosos, quem diria?
(o título do post me lembrou a última da Alice: "rola bolas!", querendo dizer "ora bolas!". haha...)

(ah, minha DDP é 7 de agosto. Tão longe, tão perto...)

Mari disse...

opa! DPP. (essas siglas sempre me confundem...)

Li disse...

Olá Roberta
O Pietro está com 3 anos e meio e a fase dos "porques" tbm começou nessa mesma idade da Luisa, mas tbm já passou.
Não sei se ela volta depois, mas a dele durou bem pouco mesmo.
Bjos

Inês disse...

Oi Rô, minha companheira de adaptação na escolinha !!!!! Amei seu blog ! Olha, a Valentina também já começou esta fase e assustei pois também achei que era mais tarde, ela só tem 2 anos e 3 meses ! ai, mas a gente se diverte com elas, né ?
beijo grande e até amanhã no mesmo bat local !
Inês

Dany disse...

Ai, ai...
Essa nova geração...
Eles são assim mesmo, apressadinhos que só!
Caio faz cada comentário que vc não imagina!

Letícia Volponi disse...

Nem me fale, a Laura teve um rompante de porques a alguns dias, mas passou. Acho que a fase brava está para chegar... Outro dia ela perguntou: Porque eu não posso pegar a lua para mim? Tão pequena, tão poeta!

Natália disse...

Oi Roberta! Acompanho seu blog há um tempo, mas nunca tive coragem de comentar, pois fico acanhada pelo fato d não ser mãe ainda. rs
Bom, mas hj criei essa coragem e quero dizer q adoro passar aqui e ser sua seguidora! Afinal, "absorver" as experiências de outras mamães é sempre bom, mesmo q seja antes da concepção! rs
Olha, meu afilhado está com 3 anos e meio e já está há um bom tempo nessa fase! acho q deve fazer parte do desenvolvimento deles, dessa descoberta constante que é a infância!
Beijocas! E bjos pra Luiza e pra Rafa na barriga!
=***

Roberta disse...

Natália, você é muito benvinda aqui no blog!!! Quem disse que ele é só pra quem já tem filhos??? Comente sempre, eu adoro!
beijos
Roberta

Eva disse...

Essa semana fiz um post em que comento exatamente sobre isso. Filhote está com 2 anos e 4 meses e parece que veio com uma programação para perguntar todos os porquês possíveis e inimagináveis a partir do dia 27 de fevereiro de 2010. Ele quer saber sobre todas as coisas, desde porquê o ônibus passou rápido até para onde a lua vai de dia.

Estou preparando um post sobre a noites (mal) dormidas que andei tendo por conta do pequeno. Eu posso colocar um link para o seu blog num comentário que vou fazer sobre o seu post da conversa com a Luísa sobre dormir?

Roberta disse...

Claro que pode, Eva!
bjs e boa sorte também pra você!

Cynthia Santos disse...

Nossa, eu estou me preparando pra essa fase desde que me descobri grávida (além das birras...eheheh)... lembro muito bem da minha irmã nessa fase, era enlouquecedor, eu chegava a fugir dela quando começava com isso...ahahahahah
é o por que do porque do porque do porque...socorro!!!
ehehehehe
Beijo grande!

paiequemcria disse...

Meus sobrinhos de 2 anos também estão nessa fase. Dá vontade de sair correndo.

Conhece a música "Oito anos", da Paula Toller? É linda, e fala disso.

Abraços, Sr. Paiéquemcria

Laura disse...

ADOREI !!!!!!

Mas tb não estou preparada !!!!!

Demais