terça-feira, 16 de março de 2010

Mommy Maker

Eu ADORO atividades de artes. Acho que inspirada pela minha mãe, que além de pintora talentosa sempre me ajudou a fazer capas de trabalho lindíssimos. E fico doida criando as coisas com a Luísa desde que ela começou a brincar de massinha, quando tinha por volta de um ano e meio (aqui tem algumas graças minhas).
Eis que outro dia, quando fui buscá-la na escola, descobri que ela tinha feito uma atividade de colagem (eu achava que ainda era cedo pra mexer com cola, mas descobri que não). Me animei e saí correndo comprar novos apetrechos pra gente se divertir em casa. Passei lá na Kalunga, melhor lugar pra comprar material escolar e de escritório num preço legal, e fiz a festa.
Então vou ensinar aqui como se faz uma cestinha porta-tudo bem legal feita com barbante, que aprendi no Mr. Maker, aquele programa do Discovery Kids em que o apresentador ensina a fazer atividades de artes. Ele ensinava a fazer um ninho de passarinho, mas eu resolvi ampliar o uso para a cestinha porta-trecos.
Você vai precisar de: cola branca, barbante, tinta colorida (uma cor só ou várias cores, se quiser fazer colorido)e uma tigelinha de plástico redonda (pode usar de cozinha mesmo) para dar o formato à cesta.

Corte um maço de barbante (para ter ideia de quantidade, enrole o barbante em volta da tigela para ter uma noção do quanto vai precisar para cobri-la toda). Separe em dois pedaços (ou mais, se tiver mais filhos), assim você faz metade e o seu filho faz a outra (se quiser fazer a trama com várias cores, coloque um tom diferente de tinta em cada vasilha). Coloque nas vasilhas o barbante, a tinta (suficiente para tingir o barbante) e cola branca para dar liga na tinta. Faça uma pasta e misture até tingir o barbante todo.
Depois é só pegar aquela meleca e enrolar em volta do potinho de plástico virado com a boca para baixo. Dica: comece pela borda da vasilha, para garantir que o formato vai ficar certinho depois de pronto. Não precisa enrolar perfeitamente em toda a vasilha, para que pareça um ninho mesmo (ver foto abaixo). Deixe secar de um dia para outro e depois retire com cuidado. Pronto. Fácil assim.
PS. Ah, a tinta sai fácil dos potinhos depois de usá-los. Basta água e detergente.

19 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Que bacana!!!
A Luisa deve ter adorado, né? Gostei da idéia. Adoro os programas do Mister Maker, acho incrível td que ele cria!

beijos
Flavia.

Tathyana disse...

Engraçado, eu não sou muito fã dessas atividades melequentas. Mas que as crianças adoram....
Show de bola. Bjs

Ronise Vilela disse...

Que inveja! Eu não tenho muita habilidade para essas astividades, amo Mr Maker e a Alice também! Mas para desenharmos, somos craques.
Bjs,

Ronise & Alice
http://maesomudadeendereco.zip.net/

bear mature buelo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fran disse...

Ola Roberta,

O Gabriel tem 1 ano e quatro meses e vira e mexe volta da creche com guache nas unhas ou restinhos de cola nos dedos.

Essa semana comprei massinhas, forminhas e gauche. Faremos uma farra artística em casa. O pai já está maluco por conta das paredes brancas... rsrsrsrsrs

Adoro o Mister Maker. O Gabriel ainda não entende bem o que ele faz, mas adora a hora que as formas aparecem. Ele pára tudo pra olhar.

Patrícia Boudakian disse...

Nossa, é fica lindo né? Muito legal... vou tentar! rs Depois te conto como foi...

Beijo!

Nina Fiuza disse...

Eu também adoro essas atividades. Temos um armário só com coisas para brincar de "reciclagem", como diz minha filha. Adorei a idéia e vou colocar em prática logo logo.

Fe disse...

Tentativa de comentário

Fe disse...

Consegui Rô !! Sei lá qual era o problema !! Acho que meu humor mesmo ! Sabe aqueles dias em que você quer estrangular alguém ? Pois é, tô assim hj, acho que é tpm !! Mas adorei a cestinha, ficou uma graça..Também me descobri uma mãe fazedora de artes básicas assim. Ontem fui na Papelaria Cerrado e me acabei em comprar coisinhas para scrapbooks...Vou me atrever a fazer alguma coisa legal com isso....e quanto à cestinhas, semana passada encapei várias caixinhas com tecido, colei botõeszinhos nelas, e ficaram fofas...beijo p vc!

Mari disse...

ai, sou uma negação nessas artes manuais, menina... mas essa cestinha parece fácil, me animei! E a Alice anda adorando fazer esse tipo de "atividade", como ela mesma diz: "olha, mãe, tô fazendo atividade!" - enquando faz pintura de dedo ou batuca num tambor. haha! coisas da escola...
beijo!

Roberta disse...

Mari e Ronise, essas coisas são tão fáceis que vocês vão se surpreender e se animar pra fazer outras atividades. Não precisa ser perfeito, a graça é inventar moda. É uma delícia pra interagir com as crianças. Luísa fica doida. Um dia comprei tinta guache e enchi o chão de jornal. Fizemos a maior festa, tiramos fotos. Super gostoso.
Façam e depois me contem. beijos

Carol disse...

ooo Ro. Acho lindo, mas se me aventuro, sou capaz de fazer um bolo de barbante e ainda estragar o pote que servia de molde! tenho meda, tamanha é a minha habilidade, hihihih!

Maridón sempre fala que meus pais pagaram pra eu passar na aula de artes, pq nao é possível tamanha falta de jeito.

Mas td bem, eu me animei com seu post, vou tentar!

beijos!

Dany disse...

AMO o Mr. Maker!!!!
Ficou linda demais!!!!!!!!

Cynthia Santos disse...

Que legal, Ro!!!
Não vejo a hora do Arthur ter idade pra isso, vou me acabar fazendo arte com ele!!
Queremos mais, não para por aí não, hein?!
Beijo grande!

Chris Ferreira disse...

Adorei. Também adoro arte, artesanato, Mister Maker, etc... Amo fazer essas brincadeiras com as minhas filhas e algumas eu coloca no meu blog http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Vou experimentar essa ideia com elas e depois posto no blog fazendo referência ao Meu Projetinho de Vida.
Também brincamos muito de massinha. Vou colocar no blog algumas delas.
beijos
Chris

Glau disse...

Que máximo, Rô!!Vou fazer tb!!Amei!!
bjãooooooo

Paty disse...

Adoro estas coisas, que ideia interessante!!!

1001roteirinhos disse...

Acabei de conhecer o seu blog. Adorei a idéia dos potinhos! Super simples mas tem um efeito incrível, além de ser útil, claro. Vou experimentar com o meu filhote que adora fazer "trabalhos" e experiências!
Bjs, Eliane

debora disse...

eu adoro mister maker um beijo