segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dicas para uma boa adaptação na escola

Boa parte da reunião de sexta-feira na escola da Luísa foi destinada ao processo de adaptação. Achei as dicas legais e resolvi compartilhar aqui.
- É comum a criança apresentar, na fase de adaptação, uma série de mudanças de comportamento, como agressividade, regressão, dependência, ansiedade ou outras formas de conduta, que vão desaparecendo gradativamente à medida que ela vai se sentindo mais próxima às professoras e aos colegas, canalizando para a escola grande parte de seus sentimentos e necessidades;
- Algumas crianças se sentem mais seguras se levarem algum objeto a que tenham apego, como chupeta, naninha, ursinho etc, que servirá como mediador entre a casa e a escola e será um tranquilizador da ansiedade gerada pela separação dos pais. Aos poucos ela irá sozinha deixar o objeto para fazer as atividades;
- Durante esse período, a rotina doméstica não deverá ser alterada. Nada de tirar chupeta, fralda, mudar de quarto ou trocar horário de descanso;
- Converse com seu filho sobre a escola, de maneira tranquila, procurando ouvi-lo mais do que falar. Não demonstrem ansiedade, fazendo um "questionário" sobre o que se passou no dia.
- Procure contar para a criança o que você vai fazer enquanto ele estiver na escola e afirme sempre que você ou alguém estará esperando sempre por ele na saída. Procure não atrasar nos primeiros dias.
- Mostrem firmeza e segurança na hora de deixá-lo na escola, despedindo-se carinhosamente. Se ele chorar, logo será trazido para os pais. Procurem reprimir sua curiosidade, evitando ficar espiando pelas janelinhas ou portão.
- Preparem-se para recaídas: seu filho pode ficar bem nos primeiros dias, mas depois fazer manha para entrar. Isso é normal depois que a curiosidade é saciada. Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negociem sua permanência na escola em troca de guloseimas ou brinquedos
- Não comente, na presença da criança, as atitudes dela na escola

PS. Depois eu conto se as dicas funcionaram... Hoje é o primeiro dia dela na escola. Ah, e a professora (conheci na reunião sexta-feira) me pareceu ótima. Dona Ivone. Super experiente, amorosa, dá aula na escolinha há 21 anos. Mas é moderna e adora cantar pra tudo. Wish us luck!!!

8 comentários:

Maria Luiza, minha vida!!! disse...

Poxa amiga...essas dicas vieram em ótima hora...Hj a Malu está iniciando em uma creche nova e está passando por esta adaptação.
O tem da Festinha da Malu é parecido.. Floresta Encantada.
Beijuuuus

Fe disse...

Boa sooorte !!!

Flavia disse...

Boa Sorte, Roberta!
Acho que Luísa, vai começar a escolinha em uma idade ótima. Isso tambem ajuda na adaptação.
Vai ser bom pra ela. E bom pra você tambem!

Depois conta pra gente as tuas sensações. tá?

Beijos

ps.: Rafaela é um nome lindo. Adoro!

Kelly disse...

eu estou super feliz, a Sofhia voltou hoje para a escola e pela primeira vez não chorou..
beijos

Dany disse...

LUCK!

Letícia Volponi disse...

Ro, vcs não precisam de sorte, não. ela vai tirar de letra e vc vai ficar ainda mais orgulhosa de sua pequenina.
bjo

Letícia Volponi disse...

Ro, vcs não precisam de sorte, não. ela vai tirar de letra e vc vai ficar ainda mais orgulhosa de sua pequenina.
bjo

bilabilú disse...

É importante atividades oferecidas para a criança tais como: brincadeiras com água (banho nas bonecas, lavar os carrinhos, bolinha de sabão) A água dá tranquilidade a criança (fase intra uterina). Evitar receber a criança nas primeiras semanas em ambiente fechado. Os pais podem participar das atividades de música em área aberta. Evitar o máximo dos pais dentro da sala de aula para que a criança possa perceber que existe um mundo a ser descoberto.
anigercelia@hotmail.com