sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Criando o hábito da leitura

Eu gosto de ler desde pequena. Fui a única dos três filhos em casa que adquiriu esse hábito. Eu entrava em bibliotecas e livrarias e fazia a festa, porque meu pai sempre me incentivou e comprou os livros que eu queria - me lembro que eu tinha toda a Coleção Vagalume em casa. Minha mãe sempre leu muito. E os livros, a escrita e a comunicação continuaram a fazer parte da minha vida e também da minha profissão de jornalista.
Confesso que hoje leio menos do que gostaria ou que deveria. Mas incentivo a Luísa desde cedo comprando livros de todos os tipos que são adequados para a idade dela. Também a levo desde bebê em livrarias.
Hoje ela pede "hitólia" antes de dormir: abre o armário, escolhe o livro e pede que eu conte. Depois guarda aquele e pega outro. Às vezes ela pega o livro sozinha e fica lendo, me imitando. Fico muito feliz com isso e espero que ela nunca abandone esse hábito.
Estou falando isso porque na semana do dia 12 de outubro vai ser comemorada pela primeira vez a Semana da Leitura e Literatura. E todos nós sabemos que o incentivo e a participação dos pais nesse processo de criar o hábito da leitura nas crianças é fundamental. Olha só que interessante: segundo uma pesquisa do Instituto Pró-livro, um em cada três leitores lembram-se da mãe lendo para eles quando pequenos e 51% dos leitores dizem que a mãe foi a pessoa que mais os incentivou a ler.
O Instituto Ecofuturo lançou no ano passado o Passaporte da Leitura – Brincar de Ler, publicação que traz dicas de como tornar a leitura uma divertida brincadeira. E eles convidaram o Meu Projetinho de Vida para ajudar na divulgação da campanha, oferecendo também um Passaporte da Leitura para sorteio, que vem acompanhado do CD com uma música do Palavra Cantada. Quem quiser, é só deixar um comentário aqui deixando nome e e-mail para contato e eu sorteio entre os participantes.
De qualquer forma, o Passaporte da Leitura também pode ser acessado aqui e impresso em casa.
Eu percebo que, na comunidade dos blogs, as mães costumam falar muito sobre livros e programas culturais, mas tem muita gente que ainda não se deu conta disso. E, para essas pessoas, eu digo que vale a pena prestar atenção. Não deixem passar a chance de criar nos seus filhos esse hábito que vai ser importante para o resto da vida.

16 comentários:

Maria Luiza, minha vida!!! disse...

Apoiadíssmo...eu sem gostei de ler também e acho super importante que a Malu herde este hábito.
Quero participar sim.
Rafaela Corrêa do Carmo
E-mail: rafaelacorrea22@yahoo.com.br
Um grande beijo pra vcs duas!!
Fiquem com Deus!

Dani disse...

Em tempos de copa e de Olimpíadas no Brasil, quem fez mais um gol de placa com essa dica foi você Rô! Parabéns!
Eu quero participar:
Dani - dbcamelo.adv@gmail.com
Beijo!

Fe disse...

Eu queroooooo !!

Lia disse...

Tô 100% contigo, Roberta! Lembro mais do meu pai lendo pra nós, e isso contribuiu muito pro meu amor pelos livros. E a Emília começou bem... já compramos uns 30 livros pra ela. Agora tenho é que me controlar.

Coisas de Miguel disse...

infelizmente não tenho a lembrança dos meus pais na leitura, mesmo pq eles mal sabiam ler ou escrever...mas sempre gostei de ler...hoje eu procuro incentivar Miguel com seus livrinhos e ele adora entrar em livrarias, fica com os olhinhos brilhando vendo livros por toda parte....
Roberta, parabens pela sua iniciativa, parabens aos organizadores do evento pq souberam escolher uma pessoa a altura para divulgar um trabalho lindo desses...com certeza quero participar sim
Marcia Milena
mmilena34@gmail.com
beijão

Glau disse...

Rô, adorei este tópico, tb acho importantíssimo estimular a leitura, eu sempre li pro ARthur, desde q ele nasceu até hj!!!kkkk Apesar dele ler muito bem hj, ele adoraaa qd leio pra ele antes dele dormir e faço isso quase todos os dias, pra mim é maravilhoso, é um momento especial q criamos juntos.Acho o máximo qd conto a história errada e ele me corrige..kkk quero ver se está lendo junto...
Quero participar tb: glaucetintori@yahoo.com.br

bjãooooo

Thais disse...

Eu amo ler,e procuro sempre passar esta viagem maravilhosa que é a leitura para meus filhos,Pedro tem cinco anos e esta aprendendo a ler ja,e meu luquinha de tres meses ja ouve a mãe aqui e suas histórias,eu quero participar também!beijos!!
Thais de P. T.Corrêa
thaisturesso@hotmail.com

ROSSIPALOMBA disse...

Oi!Eu quero!
Achei muito bacana a iniciativa, leio para meu filhote desde que ele tinha 3 meses, e hoje ele esta com 1a5m e adora livros.
Beijos
Carol

Ana Paula disse...

Eu também quero participar!

Adoro ler, e meu filho também está começando a tomar gosto pela leitura!

Ana Paula
apfabretti@gmail.com

Maristela Mafort disse...

Oi... acompanho seu blog e gosto muito. Sou educadora da educacao infantil e a historias fazem parte do meu dia a dia. Adoraria participar do sorteio.
maristela.mafort@gmail.com
Abracos,
Maristela

Anônimo disse...

Nossa....sempre acompanho seu blogh que conheci atraves do Blog da Adri moda Infantil, tb tenho um filho pequeno e acabei curtindo as dicas ...e ate entao nunca mais deixei de acessar....adorei o apoio a leitura e tb gostaria de participar do sorteio..
Giselle Tilly - giselletilly@yahoo.com.br

beijosss

Fabi disse...

Bela campanha! Tb quero participar do sorteio!
bjos

domingues.fabi@gmail.com

Eva disse...

Hoje foi o dia da leitura na escola de Diogo. Cada um leva o livrinho preferido para a roda de leitura e eles escolhem o que mais gostam para fazer uma atividade em cima.
Diogo AMA "ler" e só vai fazer dois anos sexta. Eu acredito sim que a leitura é algo que pode-se adquirir o gosto através do incentivo, principalmente vendo os pais lerem.

Eu quero participar
Eva Borges
evacristinaborges@gmail.com

Bjs

Glauco disse...

Oi Rô! passando para me atualizar sobre as novas.
Apesar de não ter adquirido o hábito da leitura, quero muito passar isso para meus filhos.
Grande beijo!

Cynthia Santos disse...

Opa, como não me candidatei??
Quero sim!
Cynthia santos
cynthia@casapoderosos.net

Beijos!!
Tem um post la no EU e EU sobre leitura, dá uma lidinha!

Roberta disse...

Gente, adorei os comentários. Gosto quando algo que eu escrevo aqui repercute positivamente.
E Gla, adoro saber que você vai incentivar meus futuros sobrinhos a ler muito. Ainda mais com uma mãe como a Glauce, que já faz isso desde sempre com o Arthur!!
Beijos
PS. Vou fazer o sorteio no final desta semana e o ganhador vai ter uma surpresa: um presente de acréscimo enviado por mim!!