quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Chantagem

Em geral, tudo fica bem mais fácil depois que a criança começa a falar. Mas, por outro lado, a dona Luísa aprendeu a fazer chantagem e eu agora sofro mais do que antes com algumas coisas. Quando ela fazia manha e eu a deixava um pouco chorando, era mais fácil aguentar do que agora.
Nesta última semana ela deu pra regredir no sono mais uma vez, acordando de madrugada quase todos os dias. E agora ela quer que eu fique sentada na cama ao lado do berço. Mostra a mãozinha e fala "senta aqui, só um pouquinho". Deita, mas de minuto em minuto ela levanta a cabeça pra ver se eu estou ali ainda. E esse "pouquinho" só tem fim depois que ela volta a dormir. Adormeci nessa cama ao lado do berço várias vezes na última semana por conta desses choramingos. Mas estou tentando mudar a postura porque ela já está se acostumando mal de novo. E criança é assim: você dá a mão, ela quer o corpo todo. Se deixar, meu amigo, ela toma conta completamente e eu vou dormir no quarto dela pra sempre. Tenho consciência de que educar é colocar limites, e também sei que cada família tem os seus.
Ontem, depois de ficar um tempo com ela no quarto, falei que ia dormir, dei um beijo e saí. E ela ficou lá chorando. Pensei: logo ela para.
Mas não parava. E aí começava a chantagem usando todos os argumentos que ela tem pra mobilizar a casa:
- Mamãaaae
- Mamãaaae
...
- Papaaaai
- Papaaaai
...
- Titi Béeeu (é como ela chama a Vera, a babá)
...
- Xixiii, mamãaaae, xixiiii....
...
- Cocôooo, mamãe, cocôooo
...
- Vem aqui só um pouquinho, mamãaae (e nisso meu coração em frangalhos)
...
Então, vem a derradeira:
- Caiu pepêeee, mamãe, caiu pepêee (tenho certeza que ela joga a chupeta no chão de propósito).
E aí eu vou lá pegar. E fico mais um pouco até ela dormir.
Êita calvário que nunca tem fim.

16 comentários:

Cynthia Santos disse...

Ro, por que você não leva ela pra sua cama? Desse jeito você vai ficar um caco e cada vez mais estressada... o Arthur estava acordando todos os dias às 5h da manhã e já queria farra... eu, depois de duas acordadas pra dar de mamar, já ficava pelas tabelas e meu dia ia pro saco... a pediatra recomendou levar pra minha cama quando ele acordasse, pra dormir mais um pouco. Quando resolvi fazer isso, acredita que ele passou a dormir até as 7h?? Mas não estou dizendo que isso vá acontecer com vocês, ach que foi coincidência de mudança no padrão de sono, mesmo. O que digo é que ela deve estar querendo um pouquinho mais de atenção do que já tem, eheheheh e faz isso pra conseguir. Leva ela pra sua cama,como dizem as adeptas da cama compartilhada, você já viu adulto dormindo na cama dos pais?? Deve ficar bem menos canstivo pra você, e a Luísa vai ficar satisfeita...eheheh

Roberta disse...

Pois é, Cynthia. Essa noite, por exemplo, meu marido foi lá tentar domar a fera e, como não conseguiu, acabou trazendo ela pro meu quarto. E, na verdade, todos os dias de manhã, quando ela acorda às 6h ou 6h30, ela vai pra minha cama e dorme mais um pouco comigo.
Mas eu não sou favorável à cama compartilhada sempre durante a noite, não. Além de ela se mexer horrores, quero que ela aprenda que aquele é um espaço da mamãe e do papai e que ela precisa aprender a respeitar. Se eu acostumo assim, ela vai fazer manha pra dormir lá todos os dias.
Mas é duro, viu. Ela estava indo super bem, dormindo sem reclamar e indo direto até de manhã. Mas agora regrediu de novo... E assim vai...

Renata disse...

Ai o sono...sempre ele! rsrsrs!
O André agora cismou que só quer dormir grudado em mim, mas grudado mesmo, ele me abraça com tanta força que eu nem consigo me mexer! Eu acho gostoso, mas to ferrada, né? To tentando desacostumar aos poucos, mas é difícil. Eu acho que vc faz direitinho, pq acho que levar pra sua cama de madrugada só vai piorar! E meu conselho é o de sempre: paciência, muita paciência, né?
beijos

Mari disse...

putz, como eles têm truques, né? Alice diz "tô com fome, tô com fooome!" pra fugir da cama. e sempre é mentira.
eu acabei criando um método: vou lá, dou a mão pra ela e fico até ela dormir. Mas levo o computador, ou fico jogando sudoko no celular, pq não tem condição de ficar lá sentadona sem fazer nada...
agora, se for alta madrugada, a levo pra dormir o restinho da noite na minha cama. acontece só as vezes, então não fico muito preocupada. ainda bem que essas "regressões" passam logo!
bjs

Tathy disse...

Putz Roberta, isso tmb aconteceu aqui em casa. Mas depois de muita conversa (porque elas entendem tudo né)e algumas chamadas na Dona Alice ela melhorou. Acho que o caminho é esse, conversar com ela e falar que cada um tem o seu quarto e a sua cama. O que não dá é pra cair nas manipulações. Outra que estava rolando aqui é que Alice só queria fazer xixi e cocê bem no meio do almoço. Impomos uma regra de que é proibido descer da cadeira para esses fins. E deu certo, ela pede bem menos e nós não deixamos nunca.

Beijosssssssss

Paloma, a mãe disse...

Avanços e regressãos acontecem mesmo, acho que não só com o sono. Comigo, já foram muitos avanços e vários revezes. Agora está ótima, mas não é bom nem falar, hihihi. Eu acho que temos que fazer carinho, sim, ficar perto, sim, mas tudo tem limite. Eu sou da opinião que criança precisa de limite mesmo, mas, como vc disse, cada família tem o seu.
Beijos e boa sorte

Daniella PSF disse...

sabe que escrevi um post a cerca disso, como é difícil educar né... eu estava tão triste, tão cansada... mas depois de ler esse post percebi que não acontece só comigo, é assim, é natural... e tenho que ter força e paciência..

Sheila disse...

Nossa... agora fiquei feliz e triste... feliz pq eu nao sou a unica e triste pq eu achei q qnd ela comecasse a falar melhorava... ando doidina com essa historia de acordar de madrugada, mas eu acho q e fome mesmo, a baixinha deu de comer um caminhao de frutas por dia ai nao ha madrugada q aguente so com a janta... companheira...paciencia e lucidez sao a alma do negocio... aprendo muito contigo!! beijos!!

Sheila disse...

Nossa... agora fiquei feliz e triste... feliz pq eu nao sou a unica e triste pq eu achei q qnd ela comecasse a falar melhorava... ando doidina com essa historia de acordar de madrugada, mas eu acho q e fome mesmo, a baixinha deu de comer um caminhao de frutas por dia ai nao ha madrugada q aguente so com a janta... companheira...paciencia e lucidez sao a alma do negocio... aprendo muito contigo!! beijos!!

Maria Luiza, minha vida!!! disse...

É punk mesmo né...cada fase com seus percalços....tb venho passando por chantagens do tipo com a Malu...mas tb sou da turma que não acha certo fazer todas as vontades de filhos e por muitas vezes a deixo choramingando um cadinho até ela ver que o barco não corre do jeito que ela quer!
Qt a jogar a chupeta no chão, a Malu já usa deste artifício antes mesmo de dar a primeira palavrinha! O pessoinha braba essa rsrsrrs
Grande beijo rpa vcs duas e tenta descançar um cadinho!!!

Adriana Stock disse...

A Paola faz a mesma coisa, Rô. Mas ela pede o "mama".

Bobby disse...

Ai, meu deus. Jura que a coisa toma essa proporção??! Não tô preparada pra tudo isso, não, Ro! E o que vem a ser o lance de jogar a pepeeeee??! Cadê o manual de instrução???
Putz, boa sorte.
Beijo!
Ro

piscardeolhos disse...

Ai, meu deus. Jura que a coisa toma essa proporção??! Não tô preparada pra tudo isso, não, Ro! E o que vem a ser o lance de jogar a pepeeeee??! Cadê o manual de instrução???
Putz, boa sorte.
Beijo!
Ro

mimi disse...

Oi ro,
Aqui em casa o problema é pegar no sono...Lucas dorme a noite toda.. mas para cair... Aja Paciencia...
Essa semana receberemos visita do Brasil e ja decidi que semana que vem vai rolar nana nene.. só espero não sofrer muito....
Uma dica com a Luisa, que ja entende, é criar NORMAS... assim vc evita ser a Má... e deixa que as normas levem toda a culpa ;-)
E regras são regras..que eles tem que cumprir.. ou sim ou sim...rs

Paloma disse...

Cada família tem seu jeito de educar. Eu, como tenho sono muito pesado, e não tinha com quem dividir estes momentos, acabei deixando que a Isa chorasse muitas vezes. Algumas, eu atendia. Mas a maioria, não. Conforme o tempo foi passando, ela foi percebendo que não adiantava chamar, chorar ou jogar a chupeta no chão. E foi parando. Hoje, dorme a noite toda e não me chama. Em compensação, pra levantar de manhã, é uma novela...heheheh...bjo
Paloma e Isa

Letícia Volponi disse...

A Laura e a Luisa estão em fases muito próximas e, em geral, me identifico muito com seus textos... a Laura faz exatamente as mesmas chantagens e é cheia de "vem cá"; "xenta ati"...