quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Como colocar o bebê-conforto no carro

Muitos leitores chegam aqui no blog pelo Google, e andei reparando em quais são os assuntos que trazem as pessoas até aqui. Muita gente, mas muita mesmo, chega aqui digitando "Como colocar um bebê-conforto no carro", porque eu fiz um post sobre isso no passado. Nesse post eu expliquei o que é o bebê-conforto mas não expliquei como se faz para prendê-lo, já que cada modelo tem suas especificidades (e aí tem que olhar no manual mesmo).
Mas há algumas informações que podem ser úteis para os pais de primeira viagem.
- Existem basicamente dois tipos de bebê-conforto, um que tem uma base fixa e o outro que se solta da base. Ambos ficam presos ao carro pelo cinto de segurança, atravessando dois ou três pontos.
- O modelo da base removível é mais prático porque você não precisa soltar o cinto cada vez que retira o bebê-conforto do carro. Ele fica preso à base por uma travinha. Quando você for descer do carro, basta soltar a trava (sem precisar acordar a criança) e encaixá-lo no carrinho de passeio (é importante que seja um conjunto, porque se não encaixar no carrinho de passeio, você vai ter que levá-lo o tempo todo na mão). Veja um modelo aqui.
- Em ambos os casos, por questão de segurança, é recomendado que o bebê-conforto seja afixado no assento do meio, virado de frente para o encosto do banco traseiro, com o bebê de costas para o motorista. (È possível comprar, nessas lojas especializadas em coisas de bebê, espelhos para colocar no vidro traseiro, assim você consegue ver o rosto do bebê)
- O bebê-conforto pode ser usado para recém-nascidos até crianças com peso até 9 quilos. A partir daí, deve-se usar a cadeira apropriada que, aí sim, já é virada de frente para o motorista e pode ser colocada atrás do banco do motorista (porque nem todos os carros têm cinto de três pontos no meio).
- Uma dica para quem entra nessa segunda fase: quando eu fui comprar essa cadeira para o carro, me venderam uma que valia para crianças de 9 até 36 kg, se não me engano. Eu achei que estava fazendo um ótimo negócio, porque o produto duraria bastante. Só que, quando a criança pesa por volta de 10kg, ela ainda é muito pequena e, se a cadeira do carro for muito ereta, o bebê desmonta se dormir no carro. Depois de ver a Luísa algumas vezes com o pescoço todo jogado pra frente, acabei vendendo aquela cadeira pra minha irmã e comprei outra, que era mais cara porém bem mais apropriada para o tamanho da Luísa. Esta que comprei é da Chicco e reclina bastante pra trás quando a criança está dormindo.
- Relembrando a dica que eu dei no outro post: aprenda a encaixar o bebê-conforto no carro antes do bebê nascer! Um dia eu estava assistindo ao canal Discovery Home and Health e assisti a uma cena muito engraçada: os pais saíram da maternidade com o filho no colo super emocionados, mas, quando o pai foi colocar o bebê-conforto no carro, foi um desespero. O pai demorou 21 minutos tentando encaixar o tal bebê-conforto no suporte.

21 comentários:

Si Collet disse...

adoro seus post sempre explicadinhos.. eu nao tive dificuldade co o bebê conforto.. foi tranquilo, comprei um Burigoto.. prático, e fixa no carrinho da Bia.. minha amiga tem essa cadeirinha reclinável q vc disse q é melhor pra essa fase da Luisa.. será a minha aquisição quando chegar a hora! bjocas

Renata disse...

Pois é, eu tb comprei essa cadeira que o André fica todo tortinho quando dorme, morro de dó...mas acabei não comprando outra por enquanto!!! Adaptei umas almofadinhas que conseguem "segurar" a cabecinha dele. Queria tanto ter lido isso antes da compra, Snif, snif...
beijos

Nathalia E. Strutzel Pádua disse...

muito bom este post, vc sabe que eu também comprei a cadeirinha do carro, e o gui vira e mexe dorme e a cabeça fica caída dá uma dó!
essa da chicco, é boa?! qual é modelo? bjos

Roberta disse...

Oi, Nathália, não conferi lá no carro, mas dei uma olhada aqui no site da Chicco (www.chicco.com.br) e acho que o modelo é o da Cadeira Auto New Zenith.

Fe disse...

Ro, ótimo este seu post..as pessoas realmente não tem costume de olhar manuais...vendi o bebê conforto da Lu pra uma amiga,e ensinei ela e tirar a cadeira do suporte que vem pra encaixar..acredita que depois de 4 meses só que ela conseguiu tirar a cadeira??? Aliás, nem ela nem o marido conseguiram....foi o avô do Guy quem teve a proeza....beijo enorme

Mãe do Pitoco disse...

Agora eu fiquei curiosa para saber como vc descobre a forma como as pessoas vão parar no seu blog. Existe alguma ferramenta no google que te diz isso? Uéééé? - como diria minha sobrinha. hehehe Beijocas

Paula Duailibi Homor disse...

Pra quem mora nos EUA, basta ir a qualquer "Fire Station". Aqui em NY tem uma em cada esquina e os bombeiros - alem de muito bem apessoados hahahaha - sao super prestativos e instalam o bebe conforto para voce.

bjos

Roberta disse...

Não brinca que os bombeiros instalam o bebê-conforto? Haha, isso é quase uma fantasia, hein!! hahahahaha
Mãe do Pitoco, sobre o contador, existe mais de um tipo, mas eu uso o Extreme Tracker. Vou copiar aqui o passo-a-passo que me enviaram:
Entre no eXTReme Tracking (http://extremetracking.com/))
2- Clique em Get your Free Tracker
3- Preencha o nome do seu blog, o endereço, selecione a hora do local onde você está, escolha um login com até 8 caracteres, e depois uma senha com também até 8 caracteres. Repita a senha no campo abaixo. Seleccione a caixinha "I agree to the Terms and Conditions" e clique em "Submit".
4- Surgirá uma página com o seu login e sua senha. Copie e guarde num local seguro. Se isso não acontecer, é porque o login que escolheu já existe. Volte para a página anterior, escolha outro e repita a senha.
5- Clique em "Login into My Account"
6- Clique em "Get your Tracker Code"
7- Clique em "Click here if you use NO FRAMES on your site."
8- Selecione o código que aparece e cole no seu template. Salve e republique.

Thaís Rosa disse...

eu quase comprei essa cadeirinha que ia até 36 kg também, à primeira vista parece que é super vantagem, né? mas aí conversei com umas amigas que me alertaram pra esse problema que você e a Renata enfrentaram, e também disseram que elas não aguentavam o tranco tanto tempo assim, e aí eu ia acabar tendo que comprar outra de todo jeito... Acabei comprando a neomatrix da burigotto, e até agora (estou usando há uns 7 meses) achei o custo benefício bom, ela inclina razoavelmente, não é tão difícil de instalar e não é tão cara. A única coisa é que o tecido esquenta um pouco, podia ser algo mais respirável.
beijo, bacana esse post.

Lia disse...

Tem um vídeo ensinando a por a cadeirinha no site da Burigotto, aqui: http://www.burigotto.com.br/site/prodpcadauto01.php#
Acabei caindo nesse link quando estava pesquisando carrinhos. Achei o vídeo uma chatice, mas explica direitinho como funciona. Enfim, se alguém se interessar.

Anônimo disse...

Muito bom este post. Estava pensando nisto esta semana, já já precisarei tirar a Laura(que hj completa 7 meses!) do bêbê conforto e estava meio perdida. Valeu a dica! bjo Fabi

Daniella PSF disse...

Ameia dica e todos os coments.. blogo bom é assim , ajuda a gente quando mais precisamos e ainda diverte... amei!
ainda bem que li o post antes de comprar a cadeirinha ....

Maria Luiza, minha vida!!! disse...

Excelente post, muito útil esta explicação!!! Eu aprendi rápido a colocar o bebe conforto no carro, o meu tb era da Burigotto, que vinha acoplado com o carrinho-berço e vinha com manual de instruções, por isso aprendi rápido rsrsr Mas realmente é meio complicadinho de colocar.
Beijãoooo

Mãe do Pitoco disse...

Rô, muito obrigada, mais uma vez, por me ajudar no tal contador que diz de onde as pessoas vieram. hehe Instalei lá. Só tem um detalhe: como eu acho esta informação diante de tanta coisa que ele mostra? Sou extremamente atolada com estas coisas. Desculpe-me. hihi Beijocas e se puder me ajudar... hihi

loreci disse...

Obrigada por ter essa paciência e carinho explicando tudo pra quem não tem intimidade com esses petrechos de bebe.
Não é todo mundo que se preocupa com o próximo em se tratando de informação.

Kelly Santos disse...

o cinto de segurança do meu carro é akeles que vem debaixo do banco e ñ lateral como eu faço existe cadeira para esse tipo de cinto meu carro é um logus!!?
?

Kelly Santos disse...

o cinto de segurança do meu carro é akeles que vem debaixo do banco e ñ lateral como eu faço existe cadeira para esse tipo de cinto meu carro é um logus!!?
?

Anônimo disse...

O certo é atrás do banco do carona:
Motivos:
Batidas em curva sempre são do lado do motorista, do eixo central a traseira,2 se for obrigado a parar bruscamente em rodovia de alto fluxo o bebe já está do lado do acostamento e então nao tem problema de estar com a porta toda aberta.
O risco do motorista deslizar seu banco para trás e esmagar o bebe é maior já que seu eixo fica mais exposto aos motoristas contrários tanto em rodovia como cidade.
Já o carona pode estar vazio e não ter peso para o bebe e o banco do carona se vazio pode ser inclinado para escorar como mais segurança o bebe.


Abraços,

cristiane disse...

Olá boa tarde, legal esse seu blog parabéns gostaria de saber como faço para instalar 2 cadeirinhas no meu carro no caso são 2 tem que ser uma do lado da outra ou não uma num canto e a outra do outro lado? tenho uma menina de 3 anos e vou ganhar nenêm essa semana no caso e uma cadeirinha bebê conforto e uma cadeirinha da marca infanti de 15 a 25 kl tem como vc me explicar desde já grata.

Anônimo disse...

Eu comprei uma cadeira da chicco new zenith, vi que ela pode ser posta quando virada pra frente tanto num cinto de 3 pontas quanto num de 2 pontas, mas a minha dúvida é quanto a posição mais segura, atras do banco do carona com cinto de 3 pontas ou no banco do meio que considero mais seguro, so que usando cinto de 2 pontas, sera q fica menos seguro por ser 2 pontas???

Roberta Lippi disse...

Anônimo, realmente não sei te responder, porque não conheço o modelo da cadeirinha. Teste das duas formas e veja qual você acha ser mais segura em caso de impacto. Acredito que se o fabricante diz que pode usar o de duas pontas, deve ser seguro. Há quem diga que os assentos atrás dos bancos da frente são mais seguros do que o do meio, mas sinceramente não sei, já usei das duas formas. bjs