quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Talquinho na bundinha do nenem?

Se tinha uma coisa que eu achava que seria básica entre os itens de higiene de um bebê era o talco. Afinal, nossas mães usavam e crescemos ouvindo o termo "passar talquinho na bundinha de nenem".
Mas eis que eu engravidei, tive a Luísa, ela já fez dois anos... e nunca usei talco nela. Até tenho um em casa, que veio em um kit da J&J que ganhei no curso de gestante. Mas está até hoje na gaveta.
Já na maternidade me disseram pra não usar o talco nas trocas de fralda, porque o pó pode ser aspirado pelo bebê e ficar alojado nos pulmões. Além disso, pode causar alergia em recém-nascidos. Então, nem me arrisquei. Outro dia, ouvi ou li em algum lugar que, para passar talco, não se pode aplicar direto: é preciso colocá-lo em um algodão umedecido e só então passar essa gosma no bumbunzinho do bebê...
Alguém pode me dizer, então, pra que serve esse trem? Ou melhor, alguém aí passa talco na bundinha do bebê? Se passar talco não usa a pomada anti-assaduras, certo? Porque imagina só a crosta que se formaria misturando talco com Hipoglós... não sai nunca mais do popozinho.

17 comentários:

Lia disse...

Eu uso talco pra não dar chulé nas minhas luvas de boxe! Mas o trem tem um cheiro horrível de cosmético barato... tentei comprar um sem cheiro mas não achei.

Carla disse...

Menina, descobri hoje teu blog... claro que já li quase todos os posts... e vou continuar lendo. Adorei. Eu tenho uma coluna infantil num site, provável que aproveite muitas idéias. Parabéns!

Paula Duailibi Homor disse...

Talco nao, mas maizena eh o melhor remedio para assaduras!!! Direto no bumbum do bebe. bjs

Marina disse...

Vivendo e aprendendo... Não sabia dessa! O bebê pode aspirar o talco e ficar no pulmãozinho? Medo!
Beijo beijo

Dani disse...

Roberta...você acredita que esses dias eu tava pensando em fazer um post sobre coisas desnecessárias que eu comprei para a Nina e o talco vinha em primeiro lugar! Nunca usei também! Ele ficou lá...no fundo da gaveta, escondido! Acabei doando o dito cuju para uma amiga que disse usar! Beijo! Dani

Dani disse...

Roberta...você acredita que esses dias eu tava pensando em fazer um post sobre coisas desnecessárias que eu comprei para a Nina e o talco vinha em primeiro lugar! Nunca usei também! Ele ficou lá...no fundo da gaveta, escondido! Acabei doando o dito cuju para uma amiga que disse usar! Beijo! Dani

Roberta disse...

Lia, se você quiser, posso doar o talco que tenho em casa pra você :-)
Carla, seja benvinda! (descobri hoje que essa palavra ficou assim depois da reforma ortográfica... muito estranho)
Paula, essa da maisena eu já ouvi falar mas nunca testei. Acabo usando sempre as pomadas, mesmo. Vou experimentar se ela tiver assaduras.
Oi, Dani, este vai ser justamente o tema do post que eu vou publicar amanhã. Aí você aproveita e coloca também a sua listinha!!!
Beijos

Paloma, a mãe disse...

Eu também ganhei talco num kit da Natura, mas era talco cremoso ou algo assim. Mesmo assim, achei sem utilidade e não usei, até que perdeu a validade. Talco em pó deveria ser proibido, se causa tantos problemas. Eu mesma tenho muita alergia.

Alê disse...

nunca usei talco na Marina!Acho meio ultrapassado e nunca me foi indicado pela pediatra....
Mas, vejo umas crianças já crescidinhas usando nas brotoejas....
nunca testei,mas dizem q dá bom resultado!
: )
beijos

Paloma disse...

Quando a Isa ficava assada, usava Maisena. É um santo remédio. O talco, que ganhei, acabei usando nos meus tênis mesmo...ficaram com um cheirinho tão gostoso...pra alguma coisa serviu...heheheh...bj
Paloma e Isa

Si Collet disse...

roberta eu adoooro o talco da Johonson, o q veio no Kit hora do sono.. (acho q até agora aqui no seu blog só eu gosto né)a Bia usa desde sempre. passo no bumbumzin, mas uso o hipoglos tb, mas é tão pouco q nem se misturam. a bia nunca teve assadura.. acho q tô fazendo certo. Tentei esse talco em creme tb q alguem ai comentou. mas nao gostei nao.. esse talco nao substitui o hipoglos nao.. e dpois q seca fica branquinho.. ruim.. mas o talco só no bumbum eu aprovo!!! bjocas pra vcs duas

Thaís Rosa disse...

também nunca usei... e nem ganhei, porque várias das minhas amigas já eram mamis experientes e me deram a dica... além do mais eu tenho alergia, já pensou quanto espirro na hora de limpar o bumbum, afe!

Coisas de Miguel disse...

oi linda....eu particularmente não usei talco no Miguel no primeiro ano de vida...no bumbum eu sempre usei só a pomadinha anti-assadura mesmo.
Hoje eu gosto de passar talco J&J no Miguel após o banho, nas costas e barriguinha....acho que alem de ficar super cheirosinho deixa ele mais "leve"...rsrsrs...e ele adora tambem, sempre me ajudar a espalhar, acho que essa é a hora mais gostosa do dia...quando estamos eu e ele na minha cama trocando mil carinhos e beijinhos depois do banho.
Um beijão para voce e para para Luisa

Patricia disse...

Talco eu não comprei, nem ganhei. Mas comprei Higiapele, achando que servisse pra alguma coisa. Até hoje o frasco está fechado. Alguém sugere alguma utilidade?

bjsss!

Letícia Volponi disse...

Fiz como a Paloma, coloquei talco nos tênis, inclusive da Laura que tem um chulé incrível. Não sei como um pé tão pequeno pode ter um chuloé tão fedido...

Sheila disse...

Hahahaha!! Roberta adorei!! Sabe que toda vez que eu vou na farmácia e olho o talco fico me perguntando - para que raios isso serve?"

Adorei!!!

BEijos!

Roberta disse...

Nossa, Letícia, é mesmo, boa idéia. Luísa também tem umas sandálias que deixam um chulé mais ou menos. No verão a coisa fica triste... :-)