terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sobre Charlie e Lola, a peça


Neste último domingo levei a Luísa pra ver a peça do Charlie e Lola, que está em cartaz no Teatro das Artes, no shopping Eldorado, em São Paulo.
Eu já falei aqui várias vezes que eu AMO o desenho Charlie e Lola, que passa no canal fechado Discovery Kids. Os personagens criados pela escritora inglesa Lauren Child são dois irmãos muito fofos (de 7 e 5 anos) que se dão muito bem e a Lola, particularmente, é uma delícia de criança, sempre mistura as histórias reais com suas fantasias, uma graça.
As histórias da peça são super bonitinhas, como no desenho, e as vozes dos personagens são as mesmas da dublagem do canal de TV. A montagem é bacana, cenário bonito etc. Quem trouxe para o Brasil foi o Luciano Huck, depois de ter levado os filhos pra ver a montagem nos EUA.
Mas há alguns pontos que acho válido saber antes para não se frustrar (uma amiga já tinha comentado sobre isso antes de eu ir, mas minha irmã não sabia e ficou um tanto decepcionada):
1. O Charlie e a Lola são bonecos de papelão pequenos, iguais ao do desenho (nessa foto acima dá pra ver bem). As vozes deles são gravadas.
2. Os bonecos são manipulados por atores que ficam totalmente aparentes e interagem com o espetáculo. Eles ficam vestidos de roupa normal, cabeça exposta e tudo mais (como essa foto). Acho que essa é a parte mais estranha, porque fica bem diferente do desenho e leva um tempo pra gente prestar atenção nos bonecos e não nos atores. Depois de um tempo você se acostuma e entra na história, que é bem fofa.
3. Há um intervalo de 15 minutos no meio do espetáculo (que tem duração total de 1h15min). Eu, particularmente, preferia que não tivesse intervalo, porque acho que as crianças dispersam demais e ficam um pouco impacientes.
Mas, de qualquer forma, Luísa e meu sobrinho adoraram. Quando acabou, ela começou a choramingar porque queria mais. Então, posso dizer que valeu a pena.
Mais informações sobre a peça aqui

OBS: A Luísa ganhou de presente de aniversário o livro mais recente do Charlie e Lola, "Eu não quero dormir agora". É daquele tipo livro-brinquedo, que os personagens ficam em 3D quando as páginas se abrem. O que eu tenho a dizer é que é o livro-brinquedo mais sensacional que eu já vi. Tem cachorros dançantes que fazem até rodopios no livro, é impressionante. Este eu não tenho coragem de deixar a Luísa rasgar, então deixo guardadinho e ela só vê quando eu estou junto.

11 comentários:

Glauco disse...

Rô,
Se não estou enganado, o desenho Charlie e Lola passa na TV Cultura tb. Boa opção pra TV aberta.

Halini, mãe do Marcelo (5 anos) e da Lara (1 ano). disse...

Roberta! Tem selinho para vc lá no Blog da Baby Cool!
Bjo grande!

Olhos e pensamentos disse...

Cada dia fico mais fã do Hulck

Cristiane Fontinha disse...

Também adoro o desenho. Aqui em casa o Lauro é o Charlie e a Lígia a encarnação da Lola!

Alê disse...

que boas dicas!
Aqui no RJ só vem no final do ano ou ano que ve.Mas valeu as dicas para eu não me decepcionar como sua irmã.rs
Marina adora Charlie e Lola.Ela tem os bonecos.Achei o livro bem interessante!Vou ver se acho aqui no RJ.
Ps- Ah, pesquisei sobre o cd/dvd do emcantar e realmente aqui no Rio não tem.Entrei em contato com eles e eles enviam pra cá.Obrigada pela sua ajuda : )
Bjs

Renata disse...

Eu adoro o desenho (eu mesma, né? pq o André ainda não acompanha muito..rs!), mas confesso que achei bem esquisito esses bonecos de papelão com as pessoas aparecendo atrás...fico pensando se eu conseguiria mesmo "esquecer" as pessoas...rs!
beijinhos

Thaís Rosa disse...

ai, o duro de morar no interior é que essas coisas nunca chegam aqui... humpf!
beijo, boa dica!

Roberta disse...

Thaís, bom motivo pra você vir passear aqui em São Paulo!!

Paloma disse...

ah, eu amo Charlie e Lola. sou fã desde a minha gravidez. esses dias, vi uma bonecada Lola pra vender. E vou aproveitar o aniversário de 3 anos da Isa pra comprar uma pra ela (no fundo, eu queria mesmo era comprar uma pra mim)...hehehe...mas valeu também pelas dicas sobre a peça. É bem diferente do que eu imaginava. bjo
Paloma e Isa

Cissa disse...

Que legal que você gostou do presente. Mas, e a Luísa, gostou também? Rsrs

Nina Fiuza disse...

Bom saber!
Vou amanhã no teatro com a minha filha. Vou aproveitar para procurar o livro também (o aniversário dela é amanhã).
Beijocas!