quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Plantão desfralde

Tudo está indo muito bem com o desfralde da Luísa. Estou muito feliz.
Como a Paloma falou em um comentário aqui, acho que tem um lance de "hora certa" e acho que a Luísa realmente já estava prontinha pra enfrentar esse desafio.
Ela já aprendeu a se controlar e pede toda hora pra fazer cocô (agora tudo virou cocô, mesmo quando é xixi). Hoje só vazou xixi na roupa uma vez. E os cocôs foram todos no penico desde segunda-feira, quando tudo começou (Deus é pai, porque cocô na calça ninguém merece, nem ela nem nós que a limpamos).
Para transformar tudo em um processo divertido, instauramos uma rotininha mais ou menos assim:
- o penico fica no banheiro dela, sempre lá.
- ao lado do penico dela fica o peniquinho da boneca que faz xixi, que ela ganhou de aniversário, pra incentivar
- sobre o móvel do banheiro ficam dois gibis da Turma da Mônica, que ela gosta de ler enquanto faz as necessidades (tá vendo, essa história de ler revista no banheiro vem desde os primórdios da infância)
- tem comemoração em todo xixi e todo cocô. Faço a maior festa, a babá também, o pai também
- tem ritual de despedida em todo xixi e todo cocô
- depois tem descarga e mãozinha lavada, mesmo que ela não faça nada
- de 15 em 15 minutos eu ou a babá perguntamos se ela quer fazer xixi.
- incentivamos mesmo quando não dá tempo e ela faz na calça
- depois que tiramos a fralda pela primeira vez, tiramos definitivamente. Agora é só quando vai dormir (soninho da tarde e à noite). E posso dizer? A fralda já está ficando muito mais sequinha do que antes. Só vou abrir exceção se rolar alguma viagem de carro, por garantia.

Minha mãe me disse que com 1 ano e 9 meses eu já não usava mais fraldas. Mas quando meus irmãos nasceram, logo depois, eu regredi e voltei a usar de novo. Dizem que isso é bastante comum.
Bom, como não tem nenhum irmãozinho ou irmãzinha pra Luísa a caminho, pelo menos por enquanto, espero que o desfralde dela aconteça apenas uma única vez e que continue assim nesse ritmo excelente!
Figas, figas, todos na torcida por favor!!

8 comentários:

Dani disse...

EEEEEEEEEEEEE D. Luisa! Parabéns!
Tô aqui na figa prá dar tudo certo, viu Rô! Beijo ! Dani

Renata disse...

Nossa, mas 1 ano é 9 meses é cedo demais, não é não??
Já to torcendo pra ela continuar assim, bem princesa!
Um beijão!

Thaís Rosa disse...

estou super na torcida!! vou indicar seu blog pra uma amiga que vai começar essa fase desfralde jájá!
beijo

Glauco disse...

Rô,
Fico feliz em poder acompanhar por aqui passos importantes dados pela Luísa, já que não estou sempre presente por não morarmos na mesma cidade.
Obrigado por compartilhar estes momentos. De certa maneira me sinto mais próximo da minha sobrinha.
E, claro, estou sempre na torcida para que tudo ocorra bem com ela, com vc e Luiz.
Grande beijo!

Isa disse...

Estou aqui na torcida!! A vida melhora horrores sem fraldas. Conselho: Quando forem sair de carro, coloque a frlada para garantir.
bjo
Isa

Lia disse...

Gostei dessa dica da bonequinha que faz xixi. Muito legal.

Taís Vinha disse...

Oi querida, muito legal seu blog! Meu caçula já tem 5 anos, e é bom reviver as experiências de quando eles eram novinhos. Delícia! Boa tirada de fralda. Bjs!

Letícia Volponi disse...

Grande Luísa! Sucesso absoluto na jornada, garota. Um ano e nove meses é a idade da Laura. Ontem ela pediu de novo para tirar a fralda, mas ainda acho que não está pronta. Vou esperar mais um pouquinho.