segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Depois da novela

Outro dia eu estava relendo umas revistas que tenho em casa e encontrei uma informação muito interessante: enquanto o horário recomendado pelos especialistas para que as crianças durmam é por volta de 20h, no Brasil a criançada vai pra cama bem mais tarde, em média às 21h41. Parece estranho esse horário quebrado, mas tem uma explicação cultural fortíssima: os pais esperam acabar a novela das oito para depois colocar a molecada pra dormir.
E eu fiquei pensando que isso faz sentido. Eu sempre fui meio noveleira, sabe. E antes dessa novela do Are Baba, eu acompanhava a novela da Tancinha... ops... da Donatela. E como a Luísa dava trabalho pra dormir no quarto dela, ela acabava sempre adormecendo na minha cama enquanto eu assistia a novela.
Depois disso, decidi que não iria mais acompanhar novelas porque isso me deixava muito tempo em frente à televisão à noite enquanto eu deveria estar com a minha família. E sabe que isso ajudou bastante na questão do sono da Luísa. Porque mesmo que ela dormisse no meu quarto, eu passei a deixar a TV desligada.
Faz algumas semanas que ela já não tem mais dormido no meu quarto porque minha filha resolveu virar mocinha e dorme sozinha no berço dela. Desde aquele dia que eu contei aqui, eu a coloco no bercinho entre 20h30 e 21h, dou um beijo, apago a luz e saio do quarto. Ela vai direto até às 6h/6h30 da manhã, toma a mamadeira e, aí sim, dorme mais um pouco na minha cama até umas 8h.
Estou bem melhor sem as novelas. E a Fazenda (assunto já comentado aqui), como é mais tarde, não atrapalha o horário da Luísa... hehehehehe

7 comentários:

Neural disse...

Oi Roberta, bacana seu blog!
A lista de coisas inúteis é um assunto legal, preciso falar disso também qualquer hora...

Agora, pra gente o principal fator de decisão de que horas o bebê deve dormir é que horas ele deve acordar. Se a gente põe a Lucia na cama às 8h ela acaba acordando cedo demais, aí é duro!!

bjs
renato
http://diariogravido.blogspot.com

Letícia Volponi disse...

Roberta,
Concordo com você que abrir mão da novela das oito faz toda a diferença. A Laura também tem dormido mais cedo, melhor e por muito mais tempo. Tem ido das 21h às 7h direto, depois toma a mamadeira no berço dela e ainda dorme mais um pouquinho até a hora de ir para a escola. Mas eu ainda não consegui abrir mão de House, Law & Order e agora Brothers and Sisters.

Cissa disse...

Tá perdendo, Rô. A Novela tá muito Boa. Hehe Mas, como também não consigo ver a noite, e nem vale a pena mesmo, já que é o horário da família, no dia seguinte pego o que perdi pelo youtube. Você que escolhe a hora da novelinha. Mais uma das maravilhas da tecnologia. :)

Nathalia E. Strutzel Pádua disse...

oiiii !!!! pois é..essa questão de horários é bem complexa ás vezes né !!!!
eu tb amo uma novela... mas o gui dorme sempre umas 20h30... e no berço dele...!!! e vai direto até o dia seguinte !!!!!!
então consigo até assistir....
mas também, prezo os momentos em família... e é muiiito bom!!!!!
beijinhus
boa semana.

marcia milena disse...

lembro bem da novela da Donatella, Miguel ficava comigo e com o pai na cama assistindo, ele adorava ver a abertura e o encerramento por causa da musica...tenho ate um video dele dançando....era todo santo dia assim....ate que ele descobriu o mundo encantado do DVD...affff...perdemos o direito da TV...agora é só Patati Patata, Juno, Pablo e por ai vai....ele costuma dormir entra 22:00 e 22:30 e acorda as 6:30 para ir para a escolinha...fica em período integral...e para falar a verdade....até gosto de assistir seus DVS'S favoritos...nos divertimos muito...rsrs...beijão minha linda e boa semana

Olhos e pensamentos disse...

novela só serve pra estressar nossa mente

Dani disse...

Rô, também era super noveleira antes da Nina. Depois que ela nasceu, sei lá, acabei meio que esquecendo das novelas. Páro, só de vez em quando, para ver algum pedacinho...quando, de repente, o Raj aparece...rárárá!
Brincadeira, nem o Raj me atrai mais! Quero é mesmo aproveitar a noite com a pequena, porque, lá pelas 9:30 ela aterrisa! Beijo! Dani