quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brinquedos


Se você acha que os brinquedos que o seu filho ganhou no aniversário de 1 ano já não cabem mais em casa, das duas uma: ou você começa já a procurar um apartamento maior ou vai ter que mandar embora muita coisa pra sobrar espaço depois do aniversário de 2 anos. Os brinquedos a partir do segundo ano, apesar de muito mais legais (na minha opinião), de uma forma geral são maiores e haja espaço pra enfiar tanta tralha. Luísa ganhou fogão, pia, geladeira, velotrol, casinha de bonecas, bonecas enormes... bons tempos em que os presentes eram mordedores e chocalhinhos... (só não tenho saudade dos brinquedos que tocam musiquinha, e esses graças a Deus diminuem bastante nessa fase). Mesmo que você faça o acordo com o seu filho do tipo "para cada brinquedo novo a gente dá um usado para uma criança carente", acho que não vai adiantar muito no quesito espaço, a não ser que as doações sejam de brinquedos de tamanho proporcional. Essa atitude ajuda, sim, na formação dos valores e respeito ao próximo.
Outra constatação sobre os brinquedos: é engraçado como a vontade de "brincar de casinha" desponta muito cedo na maior parte das crianças (digo crianças porque os meninos em geral também gostam, mas não são estimulados). Luísa já há bastante tempo adora imitar tudo o que fazemos em casa: passar roupa, lavar louça, fazer comidinha, varrer... Aí vai a dica pra quem quer dar um presente para uma menina nessa idade (a partir de 1 ano e meio): não é preciso gastar horrores. Um ferrinho de passar roupas, uma mini-vassourinha, um jogo de panelinhas ou um berço de boneca podem fazer mais sucesso do que muito brinquedo caro.
PS. A foto acima é da Luísa curtindo a pia que joga água de verdade. Um pouquinho de shampoo e uma esponja cortadinha foram o suficiente pra ela ficar um tempão ali lavando louça (e se molhando toda, claro).

7 comentários:

Letícia Volponi disse...

Eles adoram mesmo brincar de casinha, né? Não importa o sexo...aliás, essa coisa de menina brinca de boneca e menino de carrinho é muito chato. A Laura a-do-ra hot wheels e outro dia me disseram "Menina tem que brincar de boneca senão fica muito masculina". Eu respondi: Fica nada, falô! Eu tb brincava e tô aí na minha, mina! (rs)

Paloma, a mãe disse...

Concordo com vc (sobre meninos brincarem de casinha) e com a Letícia sobre Hot Wheels e afins (ciça tambpem adora!).
E, sobre doar brinquedos, eu acho que é fundamental. Não só por caridade, mas porque ninguém brinca com tantos brinquedos ao mesmo tempo. Não tem sentido algum guardá-los para enfeitar o quarto. E o que não é usado tem mesmo de ser reciclado (ou seja, reaproveitado por outra criança, seja ela carente ou não, pois a genet doa em família também, né?). Sou completamente a favor da circulação. E doei brinquedos aos montes coma mudança. Fico até aliviada quando dôo.
Beijos

Olhos e pensamentos disse...

Brincadeira não tem sexo e nem idade...defendo isso tambem

Adri Nunes disse...

Coloquei um selinho pra você no meu blog. Confira: http://www.adrimodainfantil.blogspot.com/
Um beijão,
Adri

Alê disse...

verdade.... sabe q eu já andei pensando em dar uma "arrumada" no armério da Marina e abrir espaço para o que vai chegar em Outubro??
rs
Aqui em casa já circula pela casa uma pia, um fogão, ferro de passar, vassoura, rodo, pizzas para cortar e servir.Bolo para cortar e servir.....e por aí vai! Ela passa horas brincando de "casinha" tb!
Bjs

Lia disse...

Vendo ela na fotinha parece até que é super legal lavar a louça. Quem sabe se eu tivesse uma torneira cor de rosa...

Tathy disse...

Menina e eu já estou pensando no aniversáriod e 3 anos...são tantos brinquedos grandes que terei que dar um limpa no quarto dela pra caber os que virão. Alice adora brincar com o fogãozinho e as bonecas. Mas tmb entrou pra valer na fase dos joguinhos e quebra-cabeça.

Menina de dois é tão bom..curta muito a Luísa.

Bjssssssss