sábado, 18 de julho de 2009

Preguiça de tirar a fralda

Eu acho que está chegando a hora de tirar as fraldas da Luísa. Mas eu tô com uma preguiiiiiça... Fiquei toda feliz com o recente cocô no penico, mas foi aquele dia e só. Não pediu mais. Tem muita gente que fala: "ah, você vai ver, depois que a criança sai das fraldas dá muito menos trabalho..." Mas eu fico pensando aqui comigo: hoje, se nós estamos no carro, por exemplo, e ela quer fazer xixi, ela simplesmente faz. Se estamos no meio de um espetáculo de teatro e ela quer fazer xixi, faz na fralda na boa. Mas me dá uma moleza só de pensar em toda hora ouvir "mamãe, qué xixi..." (porque aí tem que sair correndo na hora pra encontrar um banheiro para evitar acidentes) ou então, pior ainda, imaginar as tantas vezes que ela vai fazer nas calças até aprender...
Acho que nem sei por onde começar. Alguém tem boas dicas pra isso?

13 comentários:

Tathy disse...

Oi Roberta, o desfralde pode ser uma etapa fácil na vida da criança e dos pais. Aqui em casa foi bem tranquilão, tirei da Alice quando ela estava com 1 anos e 7 meses e após dois meses o desfralde era completo. Mas foi no tempo dela, ela dava os sinais de que não precisava mais da fralda, pois acordava sequinha. Vc já tirou a fralda de xixi da Luíza? Se sim fica bem mais fácil. Vc pode deixá-la só de calcinha e se o intestino dela for regular é só levá-la ao peniquinho ou vaso e deixá-la lá com um brinquedinho ou livrinho de histórias. Pra não escrever demais vou deixar o meu e-mail, se vc quiser conversar sobre o assunto. tathyanam@hotmail.com

Bjssss e boa sorte.

Isa disse...

Confesso que tb tinha essa preguiça. Se não fosse pelo paizão acho q teria desencanado. Mas foi tranquilo, viu? No começo, comprei uma fralda da Hugges que é para o desfralde. É tipo calcinha e tem uns desenhinhos q se a criança fizer xixi desaparece. Quando ia sair de carro, usava essa. Mas aí tava ficando cômodo e resolvemos tirar de uam vez. Bom, espero te encontrar amanhã e te dou dicas pessoalmente.
bj

Pérola disse...

Espere ela completar 2 aninhos. Sem pressa. Deixa ela se familiarizar com o peniquinho, tudo bem devagarzinho, no tempo dela.
Depois que começam vai numa boa.
Já escrevi sobre isso no Mamãe Antenada.
Nunca tinha pensado nessa história de dar mais trabalho...rsrs
Acho tão gostoso quando a gente se livra daquelas infinitas compras de fraldinhas, de ter que trocar, olhar se a bundinha tá suja...
Vai por mim, é libertador...rsrs
Beijoca e Boa Sorte para as duas!
;o)

Paloma, a mãe disse...

Roberta,

Foi muito legal hoje. A Ciça adorou a Luísa!

Sobre as fraldas, aqui começou assim (http://fotocecilia.blogspot.com/2009/01/retirada-de-fraldas-o-processo.html), mas logo tudo ficou fácil (http://fotocecilia.blogspot.com/2009/02/superacao-mas-e-o-coco.html).
a primeira semana foi decisiva e, se eu tivesse ficado mais calma, seria tranquila. Mas eu estava sem empregada, faxineira, nada e tinha que sair limpando xixis pela casa, por isso me estressei. Sorte que durou uma semana e logo ela aprendeu a usar o penico. Foi tão rápido e deu tão certo que em seguida (menos de 1 mês) tiramos também a fralda noturna.

Beijos (te linkei, tá?).

Renata disse...

Adorei conhecer você, mesmo antes de conhecer seu blog. Agora vou voltar sempre aqui pra ver sua princesinha linda!
Um beijão, Re

Val disse...

Oi. SOu uma leitora assídua do seu blog, mas não lembro de ter comentado antes. Então, quero dizer que adoro o jeito que vc escreve e me identifico muito com seus textos. Parabéns pela família!

Halini, mãe do Marcelo (5 anos) e da Lara (1 ano). disse...

Oi Roberta!

Deixa eu contar uma estória. Eu morava nos EUA e encontrei um "Potty Training" muito legal no Walmart. Acabei comprando para usar mais para frente. Para minha surpresa, o Marcelo aprendeu a usar no dia seguinte. Aí, no terceiro dia estavamos voltando da praia e ele no meio do caminho pediu para fazer "xixi". Então pedi a ele para fazer na fralda e ele chorava e não queria fazer de modo algum. Estavamos numa daquelas auto-estradas americanas onde não existe acostamento, sem falar que era noite. No desespero, percebi o baldinho de areia no banco do carro. Não pensei duas vezes, tirei o Marcelo da cadeirinha e disse: "Senta aqui filho, esse é um peniquinho novo". O Marcelo sentou no baldinho e fez um número 2 completo! rsrsrsrs. Perda total no baldinho. rsrs

Sabe, sempre ouvi dizer que o desfralde deve ser feito aos poucos, com cautela, pois está fortemente ligado a questões psicológicas. Fica susse, vai de vagar, no seu tempo e, o mais importante, no tempo da Luisa. Eu tbm logo vou ter que começar a "preparar" o desfralde da Lara. Quem sabe não volto aqui com outra boa estória? rs
Bjo grande!

Letícia Volponi disse...

Oi, Roberta, eu ainda não entrei nessa fase, mas conversei no berçário da Laura e a recomendação deles foi esperar o tempo começar a esquentar. Aí dá para deixá-la molhada um tempinho para ela sentir o incômodo sem passar frio e dá tempo da roupa molhada ser lavada e secar...
Outra coisa importante é tirar o hábito de dormir tomando mamadeira, se é que ela tem esse hábito...

Karenina disse...

uia, ainda não tenho nenhuma experiência sobre isso...
beijo e paciência,
karenina

Cissa disse...

Lembro até hoje de umas cenas da época em que eu tirei a fralda. Juro. impressioante, não é?

Roberta disse...

Meninas, obrigada pelas dicas. Pelo menos acho que fiquei um pouco menos ansiosa com os depoimentos de vocês. Assim que tiver algum avanço, conto aqui no blog e, se precisar de ajuda, grito de novo!
Renata, Val e Karenina, voltem sempre!
Cissa, você se lembra de quando tirou as fraldas? Isso é boa memória ou é porque você usou fraldas até mais tarde, tipo até uns 15 anos...?? rsrsrsrs.... bjs
Se alguém mais tiver dicas, pode escrever aqui que vou adorar.

Dani disse...

Rô: ainda não tenho dicas sobre o assunto! Sei lá, como a Nina ainda tem 11 meses, eu meio que nem penso sobre isso, ainda! Vim hoje aqui só para dizer que fiquei com uma inveja boa do encontrinho. Espero que no próximo dê para a gente ir! Ah...e essa Luísa é fofa mesmo heim! A Nina ficou até com ciúme do André Dedeco Godolino! Brincadeira, Rô! Beijo! Dani

Claudia disse...

Oi Roberta! Conheci seu blog hoje e quando passei por esse post, deu vontade de comentar porque o desfralde da minha filha foi em 7 dias, super tranquilo. O pediatra deu duas dicas bacanas: espere fazer 2 anos (e a Júlia fez 2 no verão, o que ajudou) e quando tirar a fralda diurna (a noturna vou tirar com 3), tire de uma vez. Ficar tirando e colocando confunde a criança. Compre um penico bem bacana e vá comentando dias antes que o dia D está chegando. No dia programado, tire a fralda e diga que a sua filha já é mocinha e pode fazer o xixi no penico quando quiser. Importante: compre várias calças e principalmente calcinhas fofas e de bichinhos que ela goste, pra substituir a fralda. Naturalmente, no começo, é bom levá-la a cada meia hora, pelo menos, pra ela ir se acostumando. E escolha uma semana sem grandes programações (de preferência, em casa, de férias), porque desfraldar no shopping, no mercado.... vai ser difícil. Com esse esquema rolaram umas poças de xixi só nos 3 primeiros dias. Depois ela só molhava a calcinha e já segurava pra fazer o resto no penico.
Boa sorte!