segunda-feira, 22 de junho de 2009

Enquete - amamentação

Quando eu engravidei, o meu ginecologista/obstetra, pessoa que eu confio bastante, me disse que não precisava passar nada no bico do seio, porque não havia nenhuma comprovação científica de que aqueles artifícios normalmente realizados (bucha, mamão, esfregar toalha etc) funcionam. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 71% das mulheres sofrem com fissuras durante a amamentação e a grande causadora das fissuras é na verdade a "pega" errada da criança no peito da mãe. Meu médico falou apenas pra tomar um pouco do sol da manhã sempre que possível. Como eu moro em apartamento em que não bate quase sol e eu não ia dar esse mole para os vizinhos e para os paparazzi (rsrs) deitadona de peito de fora na sacada, não fiz nada.
O fato é que a Luísa deu bastante trabalho pra pegar o peito na primeira semana e o meu bico rachou, sim. Não muito, mas fissurou. E eu senti muita dor para amamentar até cicatrizar (afinal, o bebê mama de 3 em 3 horas!!). A pomada Lansinoh ajudou bastante a cicatrização depois da fissura (essa pomada não tem problema em ser 'absorvida' pelo bebê) e logo parou de doer. Na segunda semana já estava bem melhor.
O que eu queria saber, aproveitando a facilidade do blog, é: vocês fizeram alguma coisa para "preparar" o bico do seio quando estavam grávidas? E acham que isso fez a diferença, ou seja, o bico de vocês não doeu ou não teve rachaduras?

11 comentários:

Lu Terceiro disse...

Oi Rô, eu usei o truque da bucha. Acho que ajudou um pouco - mas pouco. Percebi que o segredo é mesmo a pega. Não tive problemas de fissuras, mas percebi que quando a Alice pega errado, dói pra burro! Imagino que se ela fizesse isso continuamente, realmente machucaria feio. Ah, no comecinho, quando o peito ainda não estava acostumado às mamadas, eu usei o Lansinoh também, para aliviar. Beijos!

Isa disse...

Meu ginecologista falava a mesma coisa que o seu. Não precisa nada, só sol. O que ele me sugeriu foi passar o próprio leite do peito no bico, que é o melhor cicatrizante natural q existe. Não tive problemas com nenhum dos dois filhos. ( acho q foi sorte também.... ) bjo

Mari disse...

eu tomei um pouco de sol, usei um pouco a bucha, passei um pouco de lansinoh no ultimo mês de gravidez... e o peito rachou - um pouco - mesmo assim. nada sério, mas Alice sugava sem muita força, acho que isso ajudou. não sei dizer se as coisas todas fizeram diferença, mas na dúvida achei melhor tentar de tudo...
beijo!

Fe disse...

Rô, o que meu ginecologista disse foi a mesma coisa que o seu: somente sol, ou se não fosse possível isso, luz. Eu fiz muito pouco disso. Acho que o que valeu foi a Luísa ter "aprendido" a "pega" corretamente, porque o meu nnão rachou nada, não doeu nada mesmo.

mimi disse...

Ro,
Eu tive alguns problemas para amamentar, primeiro pq meu peito tava tão duro que pareciam 2 pedras e o Lucas não conseguia pegar o bico pq estava muito esticado, para resolver, sem tomar remédios, contratei uma enfermeira que me "ordenhava".
Em relação a rachadura do peito, no meu caso a polmada Lansinoh não resolveu, então parti para a casca da banana - que na minha opinião é um SANTO remédio - depois de 4 dias eu ja não sentia mais dor!!
beijhos
mimi

Roberta disse...

Mimi, tive o mesmo problema que você. Meu peito ficou tão duro, tão enorme, que a Luísa não conseguia pegar o bico de um lado. Acho que cheguei muito próxima de ter uma mastite. E quem ajudou a chegar nisso foi a (ex)pediatra da Luísa, que me mandou fazer compressa com água quente. A coisa só resolveu depois que o meu médico fez a tal "ordenha" - e me falou que é um absurdo colocar água quente, que isso estimula a produzir ainda mais leite. Depois que o peito amoleceu, a Luísa começou a pegar os dois peitos e então um dos bicos rachou um pouco. Nada absurdo, mas ardia horrores.
Beijos meninas e obrigada pelos depoimentos!!

disse...

Roberta, eu apenas lavava o seio com sabonete neutro e passava um cotonete umedecido com água pra retirar pequenas casquinhas que se formavam. As vezes pegava o tal sol mesmo podendo estar exposta aos vizinhos rsrs, mas eu dava um jeitinho. Mas, eu sou assistente social e dava curso de amamentação junto com um grupo de DOULAS, então acabei aprendendo a fazer a "pega" correta e não tive grandes problemas, só um pouquinho de vermelhidão por conta do excesso de mamadas (Maria mamava de 2 em 2 horas, as vezes até menos).
Espero que tenha ajudado.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Ro, eu usei 3 técnicas: esfregar o bico com a toalha, apertar o bico e mamilo com o indicador e polegar(já em preparação para a boca do bb) e a cada mamada nas primeiras duas semanas eu passava o Lansinoh. Não sei se foi sorte ou se foram as técnicas, mas não tive quase nenhum problema. Nos primeiros dias fiquei 'meio ardida' e um pouco ferida, mas logo tudo ficou muito natural.

Pérola disse...

Oi! Tô visitando aqui tb...
Adorei o blog!
Bom, eu não fiz nada, exatamente pela mesma explicação do teu GO.
Dói no começo, mas é adaptação e logo passa...Se tiver um pediatra verdadeiramente pro aleitamento tudo transcorre ok...
Beijos!
Pérola