quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nem festa de Dia das Mães?


Na semana passada, participei de uma reunião com a coordenação da escola onde eu pensei em colocar a Luísa. A reunião foi bem interessante e o colégio pratica muitas coisas que eu acredito, inclusive algumas meio fora do padrão como a liberdade para a construção conjunta das regras entre os alunos e os professores. Mas o que me chocou ali (e me lembrou um post do blog Mothern) foi quando a coordenadora disse que, para as turmas dos pequenininhos, lá não tem festinhas de dia das mães, de dia dos pais, quadrilha em festa junina, essas coisas. Peraí...como assim??? E o meu sonho em ver a Luísa se apresentando no teatrinho vestida de árvore ou de margarida, enquanto eu choro copiosamente na platéia?? Não vou poder me acabar vendo a minha filha cantando (ou ficando muda) no coral no dia das mães?
Pensando bem, o argumento da escola é correto. Eles acreditam que as crianças pequenas ainda não têm capacidade de escolher o que querem fazer, e que esses eventos são muito mais para os pais e professores do que para as crianças em si. Eles dizem que, na verdade, a maioria das crianças se sente constrangida ao se expor na frente de todo mundo.
De novo, eles têm razão. Às vezes eu me sinto culpada por morrer de rir de algumas situações engraçadas a que a Luísa se submete sem saber. A foto acima, por exemplo, com o chinelinho todo errado no pé, não é nada grave, mas dá pra não rir? Pior é que, além de rir, eu ainda corro pra pegar a máquina fotográfica. Preciso me policiar às vezes. E sei que, por ter uma filha leonina, tenho que tomar muito cuidado com essas coisas quando ela crescer mais um pouco, já que as pessoas mais vaidosas e tímidas tendem a se magoar muito quando expostas.
Mas... como assim... não tem festinha de dia das mães??

3 comentários:

Glauco disse...

oi Rô,
tô passando pra me atualizar sobre o Blog... apesar de não ser mãe (e nem pai), sempre passo por aqui e adoro ler suas histórias.
Um beijo do seu mano e fã incondicional,
Glauco

Lu Terceiro disse...

Realmente, sem festinha de Dia das Mães? :D Ao menos essa tinham que liberar! beijos!

Adri disse...

Não se culpe pela máquina fotográfica... rsrs Acho que todas as mães fazem isso. É impossível não rir de certas situações e acho que isso não é prejudicial para as crianças. Qdo acontece isso comigo, minha filha já sabe... fica paradinha para dar tempo de eu correr, pegar a máquina e tirar a foto. Isso faz parte.
Minha filha estuda em uma escola que tem muitas festinhas. As crianças que não se sentem bem participando de determinado evento, choram e as tias tiram imediatamente. Elas não deixam a criança "se estressar".
Realmente sem festinha de dia das mães não dá né?
Bjo