segunda-feira, 11 de maio de 2009

Esterilização das mamadeiras

Quando parar de esterilizar as mamadeiras e chupetas? Eu demorei a descobrir a resposta porque sempre me esquecia de perguntar para a pediatra. Mas o básico é o seguinte: depois de 1 ano de idade, não é preciso mais esterilizar, basta lavar com água e detergente, enxaguando bem com água corrente. (Na dúvida, vale checar qual é a preferência do pediatra do seu filho).
Como a Luísa mamou no peito até os 9 meses, ela praticamente não usou mamadeira nesse período. As chupetas eu esterilizava ou lavava com água quente 1 vez por dia.
Depois fui relaxando e esterilizava as mamadeiras e chupetas umas duas vezes por semana, até porque quando a criança começa a engatinhar ela "consome" tanta sujeira e bactéria que não adianta nada ficar com frescuras. Ainda gosto de lavar as chupetas com água quente de vez em quando pra limpar melhor, mas só.

Engraçado foi o comentário que li outro dia na internet: "Pior é quando uma pessoa acha que está fazendo tudo "certinho", como a minha sogra, que só tem idéias inúteis: nos dias que esteve em minha casa, ela fervia água MINERAL para esterilizar as mamadeiras, e depois enxugava cada parte cuidadosamente com um pano de prato que ficava jogado vários dias em cima da pia..."

Nenhum comentário: