segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Noites mal dormidas...

Apesar de a Luísa ser uma criança calma e super bacana, o sono dela (ou o nosso) sempre foi uma questão que nos deu um pouco de trabalho. Sempre acordou à noite, e em algumas fases (por volta dos 8, 9, meses até 1 ano) ela só queria dormir no meu quarto. Se ela acordasse de madrugada e eu aparecesse no quarto dela, pronto. Ou eu acabava levando pra dormir no meu quarto, depois de todas as tentativas de fazê-la dormir, ou deitava junto com ela na cama no quarto dela. Essa fase foi bem desgastante, e eu fiquei muito cansada porque não conseguia achar uma solução. A pediatra sempre recomendou: NUNCA leve para o seu quarto e evite dar mamadeira de madrugada. Mas, vou dizer, por mais que eu tente fazer tudo certinho, respeitar horários, etc, chegou uma fase em que eu me rendi.
Quando percebi que estava ficando demais essa manha, voltei a dar os "choques" de deixá-la chorando no quarto sozinha até dormir de novo. Não é nada fácil para os pais, porque um minuto de choro parece que são 20. Mas depois de alguns dias ela de fato desistiu e começou a dormir sozinha de novo.
Não sei se foram esses "choques" ou se é questão de fase, mas faz mais ou menos um mês - agora ela está com 1 ano e 2 meses - que tudo começou a ficar mais calmo. Duas coisas mudaram bem no ritmo dela: 1) ela começou a dormir mais tarde, por volta de 9h30 da noite (antes capotava umas 20h); 2) eu já consigo dar a mamadeira nesse horário, em vez de dar mamadeira entre 22h30 e 23h ,como eu fazia até pouco tempo. Mesmo mamando mais cedo, ela começou a dormir até de manhã. Ela tem dormido a noite toda e acorda sempre no mesmo horário, às 6h30 da manhã. Daí dou a mamadeira e geralmente ela dorme de novo até umas 9h, quando dou o café da manhã. Ou seja, tudo tem reinado em paz e as noites têm sido bem mais tranquilas. Rezo para que continuem assim!!

Nenhum comentário: